A4 b6 nas baixas rotações não desenvolve e Safe mode -Resolvido-

Venho deixar aqui o testemunho de um amigo que teve alguns problemas com o carro e a sua resolução, que poderá ser útil a outros membros…
Audi A4 2002
Motor: AVF 1.9TDI 130CV
Aprox.: 260mil km

Sintomas:
O carro não desenvolvia nas baixas rotações, mas o turbo disparava a partir das 2000/2100rpm.
Insistindo com o carro entrava em “safe mode” e não activava o turbo em nenhuma rotação.
Ao desligar e ligando novamente voltava aos sintomas iniciais.

Erro vag:
VCDS Version: Release 11.11.3
1 Faults Found:
17965 - Charge Pressure Control
P1557 - 35-10 - Positive Deviation – Intermittent

Erros prováveis:
Válvula N75
Tubos rotos ou mal inseridos
Problema no turbo ou geometria presa

Após verificar as tubagens e verificar a N75, não se localizou o problema… tudo apontava para um problema do turbo( problema dispendioso).
Depois de pesquisar na net mais um pouco encontrei este vídeo que testa o funcionamento da N75 e o turbo.

www.youtube.com/watch?v=Ce8SeTjQKAI

Após fazer este teste verifiquei que a N75 accionava o turbo e este respondia ao comando da N75.
Olhando com mais atenção aos valores apresentados verifiquei que no parâmetro “Actual intake press.”, o valor mantinha-se estático e este deveria ter uma variação conforme o turbo é accionado e desligado, este valor estático fez-me olhar para o sensor Map que está localizado no tubo do intercooler.
Retirei o sensor da minha carrinha e experimentei-o na outra viatura, resolvendo o problema nos valores e no test drive, o problema tinha desaparecido por completo, tendo uma aceleração uniforme sem cortes e “abafos”, apagou-se o erro e não apareceu mais.

Como fazer o teste:
Com o carro a trabalhar e com o cabo inserido no carro, ir :
open address 01 (engine)
basic setting (04)
escolher o “group 011”
Pressionar “go”
O computador vai aumentar as rpms do carro para perto das 1400rpm
Vai accionar/desligar a N75 para accionar o turbo alternadamente, aparecendo o sinal da resistência a piscar no quadrante.
A “pressure in intake manifold” deverá ter uma flutuação de pelo menos 80mbar, conforme vai accionando/desligando a N75

Valores obtidos com o sensor avariado:
1407Rpms (engine speed)
ON (Spec. intake press.)
2983.5 (Actual intake press.)
0.0% (D. cycle Map)
------------------------------------------------------
1407Rpms (engine speed)
OFF (Spec. intake press.)
2983.5 (Actual intake press.)
99.6% (D. cycle Map)

Valores obtidos com o sensor substituído:
1407Rpms (engine speed)
ON (Spec. intake press.)
1158.3 (Actual intake press.)
0.0% (D. cycle Map)
------------------------------------------------------
1407Rpms (engine speed)
OFF (Spec. intake press.)
994.5 (Actual intake press.)
99.6% (D. cycle Map)

Referencia do sensor map:
038906051C
Custo do sensor 60€(aprox.)

Espero ter ajudado, um abraço...
 
ola a todos sou o cris era de almada agora sou mais 1 imigrante tambem tenho 1 audi a4 1.9 tdi sport motor avf de 130cv e penso que tenho o mesmo problema na minha carrinha, ela desenvolve bem mas nao como era antes.
antes quando puxava com ela entrava em safe mode, alterei a valvula n75 ficou boa, ja nao entrava em safe mode, entretanto pus 1 filtro conico e ic frontal, e agora nao puxa como antes e nao tenho velocidade de ponta, em 4 a fundo vou a 140klm, quando antes ia na boa. ja a uns 160klm e agora de ponta dá 180klm. notei que tenho a egr a babar oleo a brava pelos 2 respiradores tanto que quando paro a carrinha pinga no chao e notei que quando tava a checar os tubos de vacuo 1 deles nao tinha vacuo nenhum. segui o tubo e vai dar a n75. sera que a minha n75 ja ta nas couves outra vez?
 
ola a todos sou o cris era de almada agora sou mais 1 imigrante tambem tenho 1 audi a4 1.9 tdi sport motor avf de 130cv e penso que tenho o mesmo problema na minha carrinha, ela desenvolve bem mas nao como era antes.
antes quando puxava com ela entrava em safe mode, alterei a valvula n75 ficou boa, ja nao entrava em safe mode, entretanto pus 1 filtro conico e ic frontal, e agora nao puxa como antes e nao tenho velocidade de ponta, em 4 a fundo vou a 140klm, quando antes ia na boa. ja a uns 160klm e agora de ponta dá 180klm. notei que tenho a egr a babar oleo a brava pelos 2 respiradores tanto que quando paro a carrinha pinga no chao e notei que quando tava a checar os tubos de vacuo 1 deles nao tinha vacuo nenhum. segui o tubo e vai dar a n75. sera que a minha n75 ja ta nas couves outra vez?
o ideal seria ligares o VAG a ver se ele te da uma pista acerca do teu problema
 
o ideal seria ligares o VAG a ver se ele te da uma pista acerca do teu problema

O problema é que vim para uk nao tenho vag ja tentei sacar mas nao consigo th o cabo p ligar mas nao tenho o vage nao conheço nenhum mecanico decente aqui tento fazer o massimo que posso.
 
O problema é que vim para uk nao tenho vag ja tentei sacar mas nao consigo th o cabo p ligar mas nao tenho o vage nao conheço nenhum mecanico decente aqui tento fazer o massimo que posso.

sem VAG é mais complicado detetares a origem do problema..
 
sem VAG é mais complicado detetares a origem do problema..

Sim eu sei, obrigado pelo conselho amamha vou na audi aqui para saber quato é p ligar na maquina. Os ingleses nao reparam carros mandam para o ferro velho logo. Eles vao ver a minha princesa de 2002 e estrangeira ainda por cima vao torcer o nariz e meter a faca logo.lol obrigado
 
ola a tds ja fui na audi nao detectaram nada quando ligaram a makina a unica coisa k acharam foi k th o apoio do motor do lado esquerdo nas couves. electric mount. mas nao tou contente com a minha menina.
tenho k descubrir o k se passa pk é k nao passa dos 180klm. obrigado a tds boas entradas
 
ola outravez ja mudei o turbo da mh menina pus 1 gt1749vc agora entao parece 1 aspirador nao desenvolve e desliga na msm entra em safe mode tirei a egr eliminai mecanicamente e a mh menina nao desemvolve esgana-se toda para chegar aos 180klm e o turbo e novinho nao tinha nenhuma folga nao sei o k fazer e os mecanicos engleses nao percebem nada de nada parece k e 1 bicho de sete cabecas. espero m consigam ajudar
 
Eu ja desliguei e fica na mesma nao se passa nada é c se nao tivesse desligado. A maf é o sensor k ta n tubo do intercooler antes do colector de admiçao ne!? Lol
 
a MAF esta logo a seguir ao filtro de ar

eu desligo e nao se passa nada. continua normal a unica coisa k acontece é acende a luz da resestencia. levai a mh blueprint para 1 oficina eles disseram logo k o problema era de nao ter a egr e de ter parafusos nos tubos de vacuo lol. ja mudei a n75 , consigo ver a valvula do turbo acionar, se desligar o sensor k esta n filtro a carrinah aí é k nao anda mesmo. ja fiz de td mas reparei k existe outro sensor tipo o da n 75 mas escondido. nem sei o k é mas sei k 1 dos tubos de vacuo ia para a egr?
obrigado e espero k m ajudem:':)o:S
 
Back
Top