A4 B6 2.5 TDI com barulho estranho vindo do motor

Tópico em 'Motor' iniciado por leopov, 17 Mai 2017.

1. leopov

leopov

9 Dez 2008
    Gostos Recebidos:
    5
    Boas amigos

A cerca de 2 meses comprei um A4 B6 2.5TDI CABRIO e até ontem tudo correu bem ( tirando alguns maus contactos nas opticas traseiras já resolvidos ). Mas ontem no caminho para casa comecou a fazer uns barulhos estranhos vindos do motor em aceleração ou ao ralenti que parece ser rolamentos/polis... ontem quando me apercebi do barulho fiz uma aceleração mais forte e o barulho quase desapareceu mas hj voltou. Com o motor a frio não ouço nada de estranho. Aqui fica o link do vídeo gravado esta manhã ja com o motor quente

https://youtu.be/Yxbnac67_rs

Será algum rolamento? Polia? Ou será alguma coisa mais grave?

Muito obrigado
    Leonel

2. Logisburg

Logisburg

21 Set 2008
    Gostos Recebidos:
    154
    Podes tirar a tampa do motor e apontar a camara para a poli do alternador e depois para o tensor da correia do alternador?

3. leopov

leopov

9 Dez 2008
    Gostos Recebidos:
    5
    Olá Logisburg!

Vou tentar fazer isso quando chegar a casa hoje se o tempo ajudar que tem chovido torrencialmente todo o dia. Também achas que poderá ser a poli do alternador? Ou mesmo o tensionador?

Obrigado

4. Logisburg

Logisburg

21 Set 2008
    Gostos Recebidos:
    154
    É mais se a poli do alternador estiver nas ultimas, o tensor oscila muito.

1 pessoa gostou disto.
  5. leopov

leopov

9 Dez 2008
    Gostos Recebidos:
    5
    Estive a tentar ver ontem mas não faço ideia como retirar a tampa de baixo. Tirei as de cima que tapam a distribuição mas a de baixo acho que tenho de desmontar toda a frente do carro para a retirar. Ou estou enganado? De qualquer forma e possivel ver a poli do alternador sem desmontar e não parece ter folgas mas não consigo ter certeza de onde vem o barulho.
    Há alguma técnica que de para verificar? Tipo meter agua ou sabão ou algo do género?
    Obrigado

Last edited: 18 Mai 2017
  6. Logisburg

Logisburg

21 Set 2008
    Gostos Recebidos:
    154
    Pois esse motor é muito sensível e complicado também. Parece ser um barulho de uma correia.

Podes fazer ainda um teste. Depois de estar a trabalhar uns minutos para o motor e vê se detectas alguma poli quente (cuidado que alguma pode estar em brasa).

7. C. Reis

C. Reis

29 Mai 2016
    Gostos Recebidos:
    570
    vê se não é a embraiagem do compressor do ac,

8. pratinhol

pratinhol

16 Jun 2009
    Gostos Recebidos:
    13 422

Nesse motor não consegue fazer isso, as polis das correias auxiliares são tapadas com plásticos

9. leopov

leopov

9 Dez 2008
    Gostos Recebidos:
    5
    Pois o problema é exatamente esse. E para desmontar a frente toda leva muito tempo... Eu vou levar ao mecânico no sábado é o melhor antes que alguma correia salte e se meta onde não deve.

Obrigado a todos e depois eu posto o que realmente há de errado com o carro

10. leopov

leopov

9 Dez 2008
    Gostos Recebidos:
    5
    Olá novamente
    Antes de mais peço desculpa por não actualizar o post antes.
    Bem depois de quase um mês sem o carro dividido por 2 períodos e muito dinheiro gasto parece que finalmente esta o problema resolvido.
    Em primeiro lugar o que fiz foi pedir orçamento para a mudança da distribuição completa porque também nao tinha nenhum registro de quando tinha sido mudada e afinal o barulho vinha dessa zona. Recebi o orçamento e mandei fazer, passado dias o sr mecanico telefonou a dizer que nao precisava de mudar a distribuição porque via se que tinha sido mudada recentemente e que o problema era em dois rolamentos e o tensor das correias de acessórios, ao que pensei <olha que bom não vinha nada a calhar gastar esse dinheiro agora>. Passado 2 semanas la foi buscar o carro porque o sr tinha muito serviço nessa altura. Ao levantar notei que o carro não fazia o mesmo barulho mas que continuava a fazer barulho mas o sr disse que era normal fazer durante uns dias???? Nunca ouvi falar disso.... então levantei o carro ao final da tarde e fui para casa estacionei tudo bem ate que na manhã seguinte ia para o trabalho e o carro começou a dar uma tremidela num semáforo coisa que nao e normal num v6 eu abri o vidro para ver se ouvia algum barulho estranho e senti um cheiro forte a anti congelante a ferver desliguei logo o carro e.... liquido todo no chão.... chamei o reboque e mandei o carro para o sr passado uns dias não dava notícias fui la reclamei com ele e finalmente no dia a seguir chamou-me para ir à oficina. Quando lá cheguei mostrou a bomba de água que tinha folga na polia por isso perdeu a água e a correia tinha saltado um dente em um dos comandos ( felizmente não foram mais) dai o tremer do motor. Foi substituido tudo o que não tinha sido mudado na primeira vez e resolvido uma fuga no radiador do a/c. O sr ainda teve a coragem de dizer que eu tinha tido muita sorte de o motor nao ter ido desta para melhor, ao que lhe disse que quem teve sorte tinha sido ele. Mais cerca de duas semanas e fui levantar o carro de novo e agora parece que finalmente esta tudo bem. Então talvez sirva para outros users esta informação, num caso como este pode o barulho vir de vários sítios mas tenham atenção a estes que escrevi acima porque podem vir problemas muito mais graves como ter de retificar o motor ou mesmo trocar.

Desculpem o testamento e so por curiosidade o mecânico e um inglês, eu vivo em Inglaterra portanto só para que saibam que existem maus profissionais em todo lado só que aqui a lei protege os clientes e no caso de ter acontecido alguma coisa mais grave era responsabilidade dele resolver e assumir os custos por não ter feito o serviço pedido e orçamentado.

Obrigado por toda a ajuda que me deram.

Cumprimentos
    Leonel Silva

Partilhar esta página