A4 B6 1.9TDi - Treme em recuperações bruscas

Boas pessoal,

Ultimamente tenho vindo a notar a B6 a tremer nas recuperações.
Ou seja, se for ~1500RPM em 4ª velocidade e pregar o acelerador no fundo, o carro começa a tremer até chegar aproximadamente às 2300RPM. (À medida que as rotações vão subindo, a vibração vai atenuando)

O barulho do motor também altera durante essa fase.
Parece que vou com uma fuga nos canos de escape perto do motor.
Dá a ideia que é quando o turbo actua.


Sabem o que poderá ser?

Abraço
 
Last edited:
Se nao tem reprogramaçao , é algo entre o volante do motor e apoios de motor.Se o som altera tambem pode ser EGR ou turbo.

Se esta reprogramada convinha tirar carga ;)
 
EGR e admissão suja não me parece, pois foi tudo limpo à coisa de 3 meses.

A EGR é que anda a verter óleo pelo respiro.
Em principio vai ser substituída ainda esta semana.

O volante do motor (assim como o turbo) são de origem, que já contam com ~220000km sem qualquer tipo de intervenção.

Quanto à carga, está com 176,2cv e 432Nm (medidos em Ryme).

O vag não acusa nada :confused:
 
O teu carro é M5 ou M6 ???

é que se for M5, 432NM é muito e podes ter a certeza que faz muito esforço ao volante do motor/embraiagem e o problema só pode vir daí ;)
 
O teu carro é M5 ou M6 ???

é que se for M5, 432NM é muito e podes ter a certeza que faz muito esforço ao volante do motor/embraiagem e o problema só pode vir daí ;)

É mesmo M5.
Quando foi reprogramado não fazia isto.
De qualquer forma, vou tentar reduzir o binário em 50Nm.
 
Eu reprogramei a minha na semana passada e poracaso tambem já senti isso uma vez quando ia a puxar em quarta, mas tambem nao sei ao certo com qtos cv e Nw é que está, o gajo que ma reprogramou falou-me em mais 25%, mas não dá para confirmar pois aqui não há banco de potencia.
 
Boas caros amigos, como ja escrevi anteriormente o meu tambem faz o mesmo, e esta de origem, nao tem repro, é um a3 1.9tdi 130cv, podera ser o volante do motor? outra coisa que ja notei é que a minha egr esta a babr oleo, e nunca foi limpa.

Cumprimentos
 
Boas pessoal,

Ultimamente tenho vindo a notar a B6 a tremer nas recuperações.
Ou seja, se for ~1500RPM em 4ª velocidade e pregar o acelerador no fundo, o carro começa a tremer até chegar aproximadamente às 2300RPM. (À medida que as rotações vão subindo, a vibração vai atenuando)

O barulho do motor também altera durante essa fase.
Parece que vou com uma fuga nos canos de escape perto do motor.
Dá a ideia que é quando o turbo actua.


Sabem o que poderá ser?

Abraço


Boas, se queres a opiniao de alguem que ate percebe um pouco do assunto estes carros de origem nunca se puxam abaixo das 2000 rotaçoes a nao ser em 1ª claro, quanto mais reprogramado e ainda por cima em 4ª a fundo ja agora a que velocidade ias???
É que 4ª num carro deste e reprogramado a 4º mete-se para ai aos 100 km/h que é quando esta a chegar as 3000 rpm´s +-....

Nao tou a quere ensinar ninguem a conduzir mas ve se por ai muita gente a dar cabo de embraiagens por ma conduçao

Ja agora a sexta metes a que velocidade mais ou menos??? Olha o meu so apartir dos 160km/h 180 km/h é que leva com a 6ª, isto a puxar claro....

Como dizes e bem ao aumentar a rotaçao vai deixando de fazer, e porquê? Porque vais numa mudança muito alta para a velocidade / rotaçao que vais...
Exprimenta a fazer a mesma coisa mas antes de puxares passas de 4ª para 3ª de certeza que ja nao treme...
 
Last edited:
Boas, se queres a opiniao de alguem que ate percebe um pouco do assunto estes carros de origem nunca se puxam abaixo das 2000 rotaçoes a nao ser em 1ª claro, quanto mais reprogramado e ainda por cima em 4ª a fundo ja agora a que velocidade ias???
É que 4ª num carro deste e reprogramado a 4º mete-se para ai aos 100 km/h que é quando esta a chegar as 3000 rpm´s +-....

Nao tou a quere ensinar ninguem a conduzir mas ve se por ai muita gente a dar cabo de embraiagens por ma conduçao

Ja agora a sexta metes a que velocidade mais ou menos??? Olha o meu so apartir dos 160km/h 180 km/h é que leva com a 6ª, isto a puxar claro....

Como dizes e bem ao aumentar a rotaçao vai deixando de fazer, e porquê? Porque vais numa mudança muito alta para a velocidade / rotaçao que vais...
Exprimenta a fazer a mesma coisa mas antes de puxares passas de 4ª para 3ª de certeza que ja nao treme...


Boas amigo,

Eu sei isso, e não tenho o hábito de carregar a fundo, seja em que velocidade for.
Foi apenas para entenderem melhor.
Normalmente ando sempre em baixas (até ~2600rpm) e uso o acelerador de forma suave.
Mesmo assim, se carregar no acelerador um pouco mais rápido que o normal, noto que o carro vibra um pouco e emite um som estranho, ao contrário do que acontecia anteriormente.

A 6ª velocidade não posso meter, pois é um M5.

Na próxima semana já vai passar na oficina ;)
 
Boas, se queres a opiniao de alguem que ate percebe um pouco do assunto estes carros de origem nunca se puxam abaixo das 2000 rotaçoes a nao ser em 1ª claro, quanto mais reprogramado e ainda por cima em 4ª a fundo ja agora a que velocidade ias???
É que 4ª num carro deste e reprogramado a 4º mete-se para ai aos 100 km/h que é quando esta a chegar as 3000 rpm´s +-....

Nao tou a quere ensinar ninguem a conduzir mas ve se por ai muita gente a dar cabo de embraiagens por ma conduçao

Ja agora a sexta metes a que velocidade mais ou menos??? Olha o meu so apartir dos 160km/h 180 km/h é que leva com a 6ª, isto a puxar claro....

Como dizes e bem ao aumentar a rotaçao vai deixando de fazer, e porquê? Porque vais numa mudança muito alta para a velocidade / rotaçao que vais...
Exprimenta a fazer a mesma coisa mas antes de puxares passas de 4ª para 3ª de certeza que ja nao treme...


mas com conduções dessas que consumos é que fazes ???????????????
 
Epa pisar a fundo em 4ª as 1500Rpm ainda por cima carro com repro se ele treme deve ser a embraiagem a patinar... Pelo menos o meu quando começei a mexer nele, se acelerasse mais em 4ª antes das 2000Rpm ficava logo a tremer, tive de reforçar a embraiagem e ficou bom.

No entanto é de evitar pisar a fundo antes das 2000rpm pelo menos em 3ª, 4ª e 5ª (6ª para quem tiver) lol porque o carro faz um grande esforço.
 
mas com conduções dessas que consumos é que fazes ???????????????

Um deposito de conduçao normal faço 1050 km´s....
Se andar a abrir sensivelmente 750 km´s

Mas porquê? gasta menos uma conduçao em que se anda em 4ª ás 1500 rotaçoes??
É que se andar em 3ª as 1500 rotaçoes o carro nao deita tanto fumo do que se andar em 4ª ja deita e porquê? gasoleo mal queimado....

E como disse em cima meto para ai aos 160km/h a 6ª se for a dar gaz se for na boa meto para ai aos 130 / 140 km/h, mas nao carrego no acelarador de certeza por isso é que tenho uma repro para 205 cv e tenho embraiagem com 43000 km´s e ta nova...

É so a minha opiniao...

Se quiserem tenho no leonclubpt os meus consumos vistos por pessoal de la com um deposito 1050km´s...
 
Back
Top