A4 B6 1.9 ou 2.5

Olá a todos!

Faz sensivelmente um ano que descobri este fórum e me inscrevi, embora não seja possuidor de um Audi.
Pensava trocar o meu Fiestinha de 99 por um 207 1.6hdi GT lá mais para o final do ano quando fico a saber que uma B6 2.5 que já via parqueada há imenso tempo ao lado da empresa onde trabalho está à venda.

Audi é Audi e é a minha marca preferida. Dentro das acessíveis claro...! Fui então dar uma volta com a carrinha. É uma 2.5 V6 com sistema Quattro e caixa manual. Pertence a uma empresa, andou sempre nas mãos de uma senhora e tem 238mil km. A esmagadora maioria são km de AE.
O motor tem um ruído perfeitamente limpo, a transmissão é totalmente silenciosa, não há quaisquer tipo de ruídos estranhos.

O único senão que consegui detectar (é aqui que peço a vossa ajuda...!) é que ao pisar a fundo ela responde imediatamente, logo de seguida faz um ligeiro fosso, como se eu tivesse tirado o pé e depois volta à carga. Fiquei com a sensação que volta a fazer outro fosso, mais imperceptível e depois acelera normalmente.
Em aceleração normal não se sente nada disto, tudo pacífico.

Paralelamente a esta B6, comecei também a ver de outras, com o motor 1.9 130Cv, com caixa de 6. Será melhor afastar-me da 2.5 e escolher uma 1.9?

Seja lá qual for, em princípio durante o mês de Outubro irei ter motivos reais para estar neste fórum e gostava de contar desde já com a vossa ajuda para escolher o bicho! :D

Abraços e beijinhos e venham de lá essas opiniões :p
 
o 2.5 tem a manutenção muitissimo cara...o 1.9 é muito mais economico nesse aspecto.

Quanto a a esse "fosso" na aceleração, pode ser muito provavelmente a MAF, coisa fácil de resolver.
 
Obrigado pela tua resposta. Se for a MAF suja realmente é simples resolver. Já agora, a tua B6 por ser Quattro gasta quanto +/-? Quando fui experimentar a 2.5 cheguei ao fim com 7.8L de média.
 
sem duvida que a 1.9 em termos de fiblidade e manutençao, é superior, esses motores 2.5 sao o tanto problematicos, e a manutenção é carissima e comparação com a 1.9, mas tu é que sabes ;)
 
Obrigado pela tua resposta. Se for a MAF suja realmente é simples resolver. Já agora, a tua B6 por ser Quattro gasta quanto +/-? Quando fui experimentar a 2.5 cheguei ao fim com 7.8L de média.
Acredito que baixe de 0.5 a 1 L sem Quattro,mas quem tiver um Quattro que diga aqui alguma coisa
 
Como já tinhamos falado,um 2.5 é um motor bastante bom desde que cumpras o que ele te pede e o que ele pede nunca é barato.
O 1.9 é um motor que também além de muito fiavel é bastante mais economico.

Apesar de eu adorar os 2.5,aconselho-te no caso de teres possibilidades,um 1.9 porque ficas muito bem servido.

Alguma coisa,apita!

;)
 
Eu tenho um 2.5 B5 e digo-te mesmo a manutenção sendo super cara [uma coisa simples como mudança de óleo 200 euros quase], não me arrependo nadinha quando piso afundo e sinto as costas a enfiarem dentro do banco ao som do meu V6, mas o 1.9 com uns teakszitos consegue chegar perto do mesmo, mas....não e o mesmo ^^
 
Exato, o óleo são praticamente 100 euros 2 garrafões de 4 litros Visco 7000c + filtro Bosch que anda sempre na casa dos 30-50 depende da casa que tem para entrega imediata, e depois a mão de obra verificação de fugas etc... 200 batatas.
O pior de tudo acho que deve ser mesmo a correia de distribuição e a arvore de cames, mas ate agora não tive problemas nem num nem noutro.
 
Apesar de eu adorar os 2.5,aconselho-te no caso de teres possibilidades,um 1.9 porque ficas muito bem servido.

Esta é a parte que eu acho mais "sui-generis" em relação a estes carros. A 2.5 em questão é no mínimo 3mil euros mais barata que uma equivalente com o 1.9. Esse dinheiro somente em gasóleo aos preços de hoje, é qualquer coisa como 100mil km. Mas como a isto soma a manutenção que é invariavelmente mais cara, acho que em 1 ano ou 2 lá se vão esses 3mil euros ao ar. Quando voltar da lua de mel vou experimentar algumas 1.9 e depois logo se vê. Mas em princípio é mesmo uma B6 que vem cá para casa :)
Espero daqui a alguns anos ter o desafogo financeiro necessário para me permitir ter um V6, que será o 3.0 montado num A5 :D Para já é certamente um pouco arriscado.

Muito obrigado a todos pelas vossas opiniões! :)
 
Last edited:
Back
Top