[A4 B5] Forrar tecto de A4 B5 em preto

Para quem quiser forrar o tecto dos B5, aqui fica o DIY.

Material necessario:

- 2,5m de pano com esponja (especial para forro de automoveis)
- 1,5l de cola de contacto forte
- tesoura
- x-ato
- espátula
- 1l de desengordurante
- 1 trincha
- chave de fendas, phillips e uma sextavada pequena(não sei o tamanho)
- 2 ou 3 folhas de lixa 180
- 1 escova de nylon
- 1 pano de microfibras
(se quiserem pintar os plasticos)
- primario para plastico
- tinta para plastico (eu usei a BUMPERSPRAY da MOTIP)
- verniz matte
- muita paciência e tempo livre :D

Começar por desmontar tudo o que possa segurar o tecto, palas, pegas, plafonier's

As palas tem só um parafuso de baixo de uma tampinha onde a seta indica e o plafonier tem 2 parafusos

IMG_0991_copy1.jpg


Os pilares A têm molas onde as setas indicam

IMG_0991_copy.jpg


Esta peça tem de se colocar uma chave de fendas de lado e fazer a peça saltar, a mesma tem 4 apoios

IMG_0997_copy.jpg


O pilar B tem 2 molas onde indica as setas
(Um conselho é puxar um pouco o pilar e colocar uma chave de fendas até tocar na mola e depois dar um jeito para a mola saltar e não partir nada, o mesmo se aplica nos pilares C.

IMG_1000_copy.jpg


IMG_0993_copy.jpg


A parte de baixo do pilar B tem 2 apoios para sair é puxar com cuidado de um lado até o apoio sair, tirndo um o outro já saí bem

IMG_1001_copy_FILEminimizer.jpg


Se tiver tecto de abrir retirar o rebordo do tecto, tem 12 molas

IMG_0999_copy_FILEminimizer.jpg


Retirar os plasticos das portas

20140316_163306_copy.jpg


Este é só puxar

20140316_163322_copy.jpg


Este tem aqui um parafuso

20140316_163407_copy.jpg


Desapertar os cintos de segurança (se quiserem pintar os pilares)

20140316_163423_copy.jpg


O tecto está seguro atraz junto ao vidro numa espécie de calha, tem de se puxar com cuidado para baixo.

Por fim retirar as borrachas das portas

Para se retirar o forro de dentro do carro, tem de se baixar os bancos ao máximo, recuá-los e rodar o forro para a parte de baixo da porta do pendura, é o único local por onde ele saí, mas cuidado para não o dobrar, pois aquilo é tipo cartão e se dobra "já foste".

Começar po retirar o tecido velho e com uma espátula raspar toda aquela esponja+cola

20140305_182129.jpg


No fim de raspar tudo com a espátula, passar com a lixa e por fim com a escova para limpar a cola que insiste em ficar.
No fim de tudo sem cola desengordurar bem e deixar secar bem

20140305_212452.jpg


Colar o pano
O pano tem de ser assim com esta esponja

IMG_1004.jpg


O pano não dever ser esticado, deve sair livremente sobre o forro.
Eu fui desenrolando o pano á medida que fui colando, mas deve haver outras formas.
Aplicar a colar em ambas as partes, esperar até a cola secar ao toque, aplicar o pano e fazer a colagem de traz para a frente e do centro para as pontas, no fim de o pano colado passar com um pano de microfibras em todo o tecido, para assim se certificar que o pano fica todo colado e que não se esqueceu de nenhum canto.
Virar o forro ao contrário cortar o excesso de pano e deixar um pedaço a toda á volta para virar e colar na parte de cima do forro

20140306_150441.jpg


20140306_161012.jpg


No final deve ficar assim

20140306_181104.jpg


Para se retirar a tampa do tecto de abrir, deve-se abrir o tecto para traz, retirar os 2 limitadores(parfusos sextavados) que estam nas extermidades das 2 calhas,e puxar a tampa para traz, a tampa tem 4 molas, cuidado ao desmontar e ao montar pois as molas são frágis e podem partir.

Para se forrar as tiras que estam nas borrachas das portas, deve-se tirar as borrachas, descolar o tecido que tem e colar o tecido preto.

Montar tudo pela ordem inversa á desmontagem (ao colocar o rebordo do tecto de abrir deve-se colocar primeiro as molas dos lados e só depois as da frente e traseira)
Para se montar a tampa do tecto de abrir deve-se abrir um pouco para traz o tecto, depois de ela estar colocada nas calhas, deve-se colocar o mais para a frente possivel até ela bater numa barra e não ir mais (atenção neste passo não se deve abrir para traz o tecto mais do que está, para tentar incaixar a tampa, pois a tampa vai ser empurrada para traz vai saltar das calhas e vai partir contra o tejadilho), para se passar essa barra deve-se puxar ligeiramente para baixo na parte dianteira, onde tem o plastico para correr-mos a tampa e empurrar para a frente.

Agradecimentos ao BrunoA4 que me explicou como tirar o forro de dentro do carro, pois não estava a ver como o fazer e ao RuiA4 que me explicou como colocar o tecido nas borrachas das portas.

Espero ter ajudado.
 
Last edited:
Atenção que este sistema do tecto de abrir é nos pré restyling pois no restyling não se pode fazer isso ;)
 
Atenção que este sistema do tecto de abrir é nos pré restyling pois no restyling não se pode fazer isso ;)
Tenho a ideia que é o mesmo, mas vou-me informar disso.
Mas o trabalho foi feito num pré restyling.

- - - - - - - - - -

Belo trabalhinho.... Já agora, o meu tecto de abrir não recolhe... como faço para o abrir?
O tecto tem um sistema no motor para ser aberto e fechado manualmente com uma chave que estará ou na tampa dos fusiveis ou na tampa do plafonier.
 
Tenho a ideia que é o mesmo, mas vou-me informar disso.
Mas o trabalho foi feito num pré restyling.

- - - - - - - - - -


O tecto tem um sistema no motor para ser aberto e fechado manualmente com uma chave que estará ou na tampa dos fusiveis ou na tampa do plafonier.

Essa chave é para ser colocada naquele buraco pequeno perto do plafonier? A ver se tiro o plafonier e vejo isso
 
Bom dia pessoal, mais cedo ou mais tarde vai ser uma necessidade o tecido do teto acaba por cair, em Barcelos á um tipo que coloca tecido novo por 60eur, por este preço não justifica a tentativa de sermos nós a mudar pois podemos facilmente partir os encaixes, levei lá a minha carrinha a4b5 98, mudei a cor para preto e ficou impec.
 
Bom dia pessoal, mais cedo ou mais tarde vai ser uma necessidade o tecido do teto acaba por cair, em Barcelos á um tipo que coloca tecido novo por 60eur, por este preço não justifica a tentativa de sermos nós a mudar pois podemos facilmente partir os encaixes, levei lá a minha carrinha a4b5 98, mudei a cor para preto e ficou impec.
Contacto podes dar?
Quanto pagaste pelo tecido?
 
Back
Top