A4 B5 Avant - Avaria no fecho da porta

Boas pessoal!

É o seguinte, tenho uma A4 B5 de 99 e o "manípulo" para abrir a porta por dentro (do lado do condutor) está a abanar, dá a impressão que partiu uma mola. Isso trouxe algumas consequências, como a de a luz dos pedais não acenderem e também a luz da porta que indica quando está aberta (tudo isto do lado do condutor).

Estive a informar-me com quem percebe do assunto e disse que não pode apenas levar uma mola ou o manípulo novo, tem que levar mesmo um fecho por causa de um sensor que foi à vida ou lá o que é, e que é capaz de rondar os 100€.

Alguém sabe onde consigo arranjar isso mais barato ou se há alguma solução para isso? É que na sucata arranjo mais barato, mas não estou para ir por aí para daqui a um tempo voltar ao mesmo. Pelo que percebi não sou o 1º caso com este problema.


Obrigado desde já pessoal,
Abraços.
 
Esses problemas não são do manípulo mas sim do fecho da porta, quanto custa não sei. Mas numa loja de peças automóveis deves encontrar o fecho para o teu carro, tens que procurar na tua zona de residência.

O problema do manípulo já é crónico nos B5, a mola ganha folga e só com a troca é que resolves este problema, mas não causa os problemas que falas. Penso que custa 25/30€.
 
Obrigado Kripto. Mas parece que no meu caso foi mesmo um sensor do fecho que foi à vida e não só o manipulo. Parece que é qualquer coisa que reconhece se a porta está aberta ou não, e no meu caso é como se estivesse sempre fechada, pois as luzes não estão fundidas e estão sempre apagadas.

Tenho que ver se arranjo isso a um bom preço...
 
Isso não é complicado!
é como o lucianorato diz, é um botão que quando a porta está fechada, está carregado, quando a porta está aberta, esta solto, na sua posição de repouso, chama-se Microswitch de Pressão Normalmente Fechado (NF).
Se explicares o que é numa loja de electrónica arranjas isso por menos de meia dúzia de €€, mas tens de guardar a borracha superior para evitar infiltrações nos contactos do botão.
Podes levar o que está estragado contigo que é melhor pois existem vários diâmetros.
A propósito já verificas-te no interior da porta se não tens o cabo do microswitch desligado ou partido (talvez até na parte que fica na folga entre a porta e o chassi?!?) é que os microswitch são elementos de mecânica elementar e bastante resistentes.

Quanto ao punho, vai ao ebay ou á Mcoutinho que consegues arranjar, ou a vendedores de peças usadas tal como a Jarli peças.

Se fizeres uma busca na net encontras algumas rapidamente. São rapazes, regra geral sérios e pagas muito menos.
 
Obrigado audifan. Isso já foi verificado e deve mesmo ser do tal Microswitch. Vou falar com o meu mecânico e perguntar realmente o que é preciso, porque quando perguntei informou-me que era um fecho novo, depois disso vejo pela net e nos sítios que me indicaste para procurar por preços.

É que o orçamento foi de 100€ e tal, se conseguisse mais barato depois era só mandar montar. Mas pelo que estou a ver vai ter que ser puxador novo e o tal Microswitch.


Realmente o que me disseram sobre o audiPT.com confirma-se,
Obrigado pela a ajuda pessoal,
Abraços!
 
antes de ires a correr outra vez ao mec. telefona ou vai á mcoutinho que eles indicam o preço da peça que precisas.
 
Olha, procura aqui nos classificados que há um user que vende os sensores das portas e fala com ele de certeza que te pode ajudar.
 
se precisares de um fecho novo eu tenho um poruqe comprei por engano e depois não deu para o devolver, o meu problema era a bomba de vacuo
 
Boa noite,
esse é o tal switch que faz a luz do interior piscar (principalmente quando anda em terreno irregular) e não liga as luzes interiores quando abre a porta?
Podem me indicar onde isso fica para eu ver se o meu problema é esse também?
 
O swicht custa 5€! Cambada de Chuls.... Pedem um balurdio por uma fechadura por causa de um componente perfeitamente substituivel que custa 5 miseros a€rios!... Ainda no sabado passado reparei uma no meu carro!

Anda tudo a roubar neste País!...
 
Pessoal desculpem o desenterro...

Apesar de já terem passado meses, ainda não resolvi o problema (desleixo meu). Uma PM de um user com o mesmo problema "despertou-me" e vou tentar tratar do assunto, porque apesar de não ser nada de grave no funcionamento do carro, tem que se resolver.

Tenho reparado que o tal problema não acontece sempre, há vezes que abro a porta e funciona tudo em condições, acendem as luzes dos pedais, da porta, e etc. Maior parte das vezes nada disso acende e a luz do tejadilho fica a piscar como também acontece ao user MarcusTorres, mas a mim acontece-me mesmo parado e só quando abro a porta, e não quando ando em terrenos irregulares.

Possíveis problemas? É mesmo do tal Microswitch e do manípulo interior da porta estar solto (sem mola)?

Se for possível darem uma ajuda onde comprar o material agradecia (de preferência online). Já estive a dar uma olhadela no ebay e não correu lá muito bem. Manípulos completos para a porta não achei, e microswitch vi isto: Heizelement Türschloss Mikroschalter Audi A4 A 4 B5 | eBay mas não sei se será isso. Se fosse novo era o ideal, para passado uns tempos não dar raia...


Obrigado desde já pessoal,
Abraços
 
Last edited:
Back
Top