A4 B5 AFN lento e com falta de baixas...

Boas

Após a minha apresentação, visto ser novo por estas bandas, venho então explicar o meu problema:

Tenho este carro já há 4/5 anos e sempre faltou:

- Coice de tdi de 110 (parece um carro a gasolina sem potência)
- Binário em baixas rpms (só se sente o turbo a entrar (mas não muito) lá para as 2.500 rpms)
- Carro a andar para a frente em vez de ganhar apenas rotação (em 1ª, 2ª e 3ª não se sente o carro a desenvolver com força e de forma linear)

Quando quero entrar numa rotunda rápido tenho sempre alguma dificuldade pois não anda para a frente apesar de ganhar rotação.
Ao passar de caixa faz poço e sempre teve um pegar atrasado cerca de 1, 2 segundos.

Ao arrancar devagar tenho sempre que acelarar um pouco mais que o normal pois ele treme um bocadinho de nada (como se quisesse ir abaixo). Curiosamente se tirar a ficha da MAF o carro é uma desgraça mas esta parte de arrancar devagar fica melhor.

Mas pelo outro lado é esquisito pois o carro pega sempre com o mesmo timing, gasta cerca de 5,2 L combinado, dá 200 km/h (com algum custo), tem uma elasticidade fixe em 5ª desde os 55 km/h para a frente. Tem um relanti estável, certinho, não treme, não deita fumo... Se andar devagaríssimo tipo puxar até às 1.500 e mudar de caixa até à 5ª, parece que tenho um carro novo e afinadíssimo.
Mas quando quero andar rápido não consigo... o burro enrola...

Muitas vezes quando estou a puxar um pouco mais pelas rpms ouço uns clicks na zona dos fusíveis e relés.
Nas máquinas das oficinas não dá qualquer erro.


Reparações já feitas:

- turbo arranjado, e geometria nova
- bomba injectora arranjada
- várias Maf's (tenho agora uma nova da Pierburg)
- N75 nova
- todos os tubos de vácuo novos
- Sensor Map limpo com spray contactos
- colector de admissão limpo
- junta cega na admissão e no escape (tubo da EGR tapado)


Estou sem ideias para solucionar esta minha angústia...

Alguém pode ajudar?
 
" Quando quero entrar numa rotunda rápido tenho sempre alguma dificuldade pois não anda para a frente apesar de ganhar rotação. "
 
" Quando quero entrar numa rotunda rápido tenho sempre alguma dificuldade pois não anda para a frente apesar de ganhar rotação. "

Sim, de facto não expliquei da melhor forma... :)

Vou dar um melhor exemplo:

Vou em 2@ às mil e poucas rpms, dou-lhe acelerador para sair rápido e ele enrola até às 2.500, sente-se o turbo a entrar mas em tempo algum há coice ou potência de AFN. Levo a rotação até às 3.300, 3.500, mudo de mudança e lá vem o poço. É super agradável de conduzir muito devagarinho e extremamente irritante quande se quer andar rápido... Apesar de ter arranjado a bomba não sei se está atrasada... Ando desconfiado dela. O que achas?
 
Sim, de facto não expliquei da melhor forma... :)

Vou dar um melhor exemplo:

Vou em 2@ às mil e poucas rpms, dou-lhe acelerador para sair rápido e ele enrola até às 2.500, sente-se o turbo a entrar mas em tempo algum há coice ou potência de AFN. Levo a rotação até às 3.300, 3.500, mudo de mudança e lá vem o poço. É super agradável de conduzir muito devagarinho e extremamente irritante quande se quer andar rápido... Apesar de ter arranjado a bomba não sei se está atrasada... Ando desconfiado dela. O que achas?

Alguém pode ajudar?
 
Começa por colocar abomba a ponto com o vag-com...

Boas

Já tenho o Vag e já tenho a bomba a ponto com o tdi timing.

Deixo aqui 2 logs para os peritos em Vag:


Este log é feito em 3ª ás 2.000, pedal a fundo até às 4.000, passagem para 4ª até ás 4.000.

56qr.jpg


Este log é feito em 4ª das 2.000 às 4.000.

http://imagizer.imageshack.us/v2/800x600q90/34/8t6g.jpg

Os picos do turbo não estão a ser atingidos a rpm's muito elevadas?

O pico do turbo em 3ª é atingido a uma rpm muito diferente do que é atingido em 4ª... isto é normal??

O que acham dos restantes valores?
 
Já verificas-te se a tua MAF é a indicada para o teu modelo? É que se testas-te várias e agora tens uma nova pode não ser a indicada.

Sabes a ref da tua?

E tens o termostato estragado.
 
Já verificas-te se a tua MAF é a indicada para o teu modelo? É que se testas-te várias e agora tens uma nova pode não ser a indicada.

Sabes a ref da tua?

E tens o termostato estragado.

A Maf que tenho agora é a da Pierburg e tem a ref. 7.22684.08.0 ... é a correcta não é?

e o termostato pode ter influência na falta de power do meu AFN?
 
A Maf que tenho agora é a da Pierburg e tem a ref. 7.22684.08.0 ... é a correcta não é?

e o termostato pode ter influência na falta de power do meu AFN?

Diz me o ano da tua B5.

Em principio não.

- - - - - - - - - -

Então é assim, se a tua B5 for de 97 a MAF que tens não é a correcta, a correcta seria esta:

074 906 461 (ref oem)
7.18221.01 (ref pierburg)

Se for de 98 para a frente essa é correcta.

Como as fichas são diferentes a tua deve ser de 98 para a frente se não nem conseguias ligar a MAF.
 
Diz me o ano da tua B5.

Em principio não.

- - - - - - - - - -

Então é assim, se a tua B5 for de 97 a MAF que tens não é a correcta, a correcta seria esta:

074 906 461 (ref oem)
7.18221.01 (ref pierburg)

Se for de 98 para a frente essa é correcta.

Como as fichas são diferentes a tua deve ser de 98 para a frente se não nem conseguias ligar a MAF.


O meu AFN é de julho de 99 por isso tou safo no que a maf's diz respeito.

E achas que o sensor de temperatura e/ou o termóstato avariado(s) podem ser os causadores do meu problema? O carro sempre foi muito fresquinho, sempre com as temperaturas abaixo do meio, sobretudo o óleo que está sempre "congelado" :)

E o que acham dos picos de pressão do turbo,em 3a ser atingido às 4.000 e em 4a ser atingido às 2.700??
 
Podes mudar isso, mal não faz, e pode ser que notes alguma diferença.

Essas mafs não sei até que ponto são boas, umas Bosch era mais fiável, já verificas-te os tubos todos como deve ser?

Ou se não tens nenhuma fuga de pressão na tubagem depois do turbo?
 
Eu também estou um pouco desconfiado da maf mas tem bons valores...e a da bosch são 100 paus... a maf que tenho tem 4 ou 5 meses...

E achas os picos do turbo normais?

Mudei todos os tubos de vácuo... o do intercooler aparentemente estava bom e o resto está para ali... :)
 
Back
Top