A4 B5 96 - Quadrante não desliga -> nem carro

Hoje ao meter a chave no canhão de ignição, antes de rodar a chave, as luzes e o CB do quadrante ligaram. Embasbacado com o que estava a acontecer tirei a chave do canhão e o mesmo continuou ligado! Nesse momento apitou o ABS e mais umas coisas.

Testei mais umas vezes e tanto se desligava como não, ao tirar a chave. Apesar do sintoma de ligar antes do ON se manter.

Tentando resumir a historia, mesmo assim liguei o carro e fui para o sitío que precisava de ir. Ao chegar quadrante continuava ligado portanto fusivel fora e vamos embora que estou atrasado.

O mais impressionante foi ao voltar a casa. Quando desliguei o carro, ao cair a rotação, mesmo antes de morrer voltava ao ralenti. E isto mesmo até sem a chave na ignição! Tive de forçar com uma mudança, tirei o fusível e cá estou eu!

Não tenho tido nem um segundo para nada, daí lançar aqui o problema com esperança que alguém já tenha passado pelo mesmo me ajude.

Cumps. e obrigado!

Nota 1: apesar de o quadrante se permanecer ligado o resto do carro desliga, ou seja, luzes etc. (Daí ele avisar os erros dos modulos todos.. pois claro, se não recebem energia!)
Pela razão da nota 1 penso nao ter haver com o canhão..

Nota 2:parabéns e obrigado pela paciência de ler tudo :)
 
Mesmo tendo em consideracão o facto do resto do carro se desligar? O switch tem um interruptor independente para o quadrante?
Pergunto mais por curiosidade, obrigado pela ajuda.
 
Caros amigos,

O problema foi resolvido com o switch novo. Consegui tirar duas horinhas: desmontei, tirei switch, ir à audi, voltar e montar :) Ficou bom felizmente.

Apercebi-me é que a história que contei não deve estar totalmente correcta: era muito pouco provável ao meter a chave ligar logo o quadrante, devido ao funcionamento que o canhão tem (nada faz ao switch quando se insere a chave).
O que acontecia era ao passar de ON para OFF não desligava, isto das primeiras vezes. Depois piorou e nem com a chave fora...

Um detalhe, eu ao abanar o switch estragado fazia um barulho de qq coisa solta lá dentro. O novo estava isento de qualquer barulho.

Quero também agradecer ao ruia4 pela disponibilidade de me emprestar um switch.

Abraço e espero que ajude alguém futuramente.

edição:
o nº da peça do meu switch era: 4B0 905 849 B
 
Last edited:
Boas noites a todos, antes de mais desculpem pelo hijack e pelo desenterro, mas foi o tópico que encontrei mais parecido com o que está a acontecer na minha B6.

Basicamente o dia começou com um erro de nível de óleo, que afinal estava a nível. Entretanto quando estava mais escuro ao chegar ao carro vejo que a parte dos km e das horas permanecia acesa, apesar do carro trancado, a parte da data estava a piscar, como se tivesse carregado no botão para ajustar as horas, no entanto ao voltar a carregar lá não assumia nada!

Com o VCDS não tinha nenhum erro que me parecesse relacionado, apesar de ter reparado que o prazo para a próxima revisão tinha desaparecido e estava a zeros.

Resumindo, acham que também pode ser o switch, ou o facto de estar a piscar na data será outro stress com o quadrante? A bateria tem 1/2 anos e não se tem queixado. Por via das dúvidas deixei passar a noite com a bateria desligada a ver se lhe passa.
 
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