A4 B5 1.9TDI - Turbo perde carga

Boas pessoal...

Tenho uma A4 de 1997 com motor AFN e desde o início que desconfiei que havia algo no turbo pois assobiava muito e tinha quebras de vez em quando... Pelo que percebi acho que é muito vulgar nestes carros.

O que acontece é que quando puxo sinto que perde carga em altas e hoje, ao fazer uma subida, puxei-a bem e de repente puff... fiquei sem turbo... passado algum tempo desliguei o motor, fui tomar café e tal e quando voltei estava normal.Voltei a fazer a mesma manobra e puff outra vez... turbo nada...

Que acham que é? Carvão a entupir alguma coisa ou turbo a ir à vida? :/

Cumprimentos ;)
 
O turbo precisa da geometria limpa.
Mas para teres a certeza disso, quando tiver a quebra paras o motor e colocas logo q seguir a trabalhar. Se ficar normal, é de certeza a geometria do turbo com carvão
 
O teu carro entra em safe mode, agora o que origina isso terás de ligar o vag com para ele te dizer.

Pode ser geometria presa, tubo de vácuo roto, válvula n75 na sucata, sensor da map, etc

No meu casso era a geometria presa, e para resolver bastou encher 75% do depósito com bp ultimate e colocar um aditivo da liqui moly "super diesel aditive"
 
E kms para cima? Eu estou com um pouco de receio porque o turbo assobia um bom bocado... Também ainda não vi se tem folga...

Hoje vou fazer a A28 puxadinha até Viana do Castelo e ver o que faz...

Esse aditivo é muito caro? Disseram-me hoje também que o turbo tem afinação e que não fica caro... e dá-me a impressão que quem me vendeu a argolinhas já tinha andado a ver a EGR porque o tubo que vai à admissão está muito novo e apanhei o filho do gajo e ele disse-me que o pai tinha andado a mexer nas borboletas. :)

Vamos ver no que dá... A VAG COM acusa todos os erros que já ocorreram ou apenas configura?
 
Custa prai 7 euros.

No meu caso resolveu, o depósito estava na reserva, pus 60€ de ultimate e esse aditivo, depois puxei um bocadinho por ele
 
Eu não meti nada de especial no gasóleo... Tinha quase 3/4 de deposito...

Fui de Vila do Conde até Viana do Castelo entre os 140 e os 160 km/h e a perto de 10 KM de viana lá entrou outra vez em safe mode... Depois para cá veio bem, mas tambem vim um pouco mais devagar e não tem tantas subidas.

Não poderá ser a MAF também?
 
Back
Top