A4 B5 1.9 Tdi 90cv (não vejo passagem de água no vaso de expansão)

Eu fui verificar porque a minha sofagem não dá muito ar quente, aliás só dá ar quente para o para-brisas e para os pés, mesmo depois da lavagem do radiador da sofagem com a técnica de ligar a mangueira com água a correr, melhorou um pouco...
Isto da água não estar circular ja me tinha ocorrido, mas foi por ver este post que me deu para verificar.
 
tb tenho uma b5 e tambem ja olhei para o vaso e nunca vi a agua a circular nem a quente nem a frio, deve circular de maneira lenta que nem se nota , digo eu nao sei. nao percebo muito.
mas ja pus a mao no tubo inferior mais ou menos na zona em baixo frente ao radiador ao lado do compressor do ac um tubo onde passa a agua, antes de chegar aos 90º e esta frio e quando chega aos 90º ponho a mao no tubo e esta a aquecer e fica quente por isso a agua esta a circular, se for assim nao vejo problemas a bomba esta a circular, mas como eu nao percebo mt nao vou dizer que é assim que se ve. é só uma dica.
Tiras o tubo fininho mais alto do vaso de expansão e vais ver que está constantemente a correr um friozinho de água isso depois do termostato aberto porque o carro enquanto não aquece a água não passa pelo radiador porque o termostato está fechado percebes?
Dá atenção a isso porque o motor é de ferro mas também tem limites

Enviado do meu ZTE Blade A522 através do Tapatalk
 
Tiras o tubo fininho mais alto do vaso de expansão e vais ver que está constantemente a correr um friozinho de água isso depois do termostato aberto porque o carro enquanto não aquece a água não passa pelo radiador porque o termostato está fechado percebes?
Dá atenção a isso porque o motor é de ferro mas também tem limites

Enviado do meu ZTE Blade A522 através do Tapatalk

tenho que fazer essa experiencia,;)
 
Conforme prometido venho aqui postar o veredicto.
De facto como já foi dito só depois de o motor bem quente o termostato abre a passagem de água pelo radiador, e por sua vez vazo de expansão.
No caso do meu tinha uma obstrução de ferrugem na entrada da água no vaso de expansão e não no tubo.
Em todo o caso mudei a correia tensor e bomba de água, agora depois de quente é bem visível a passagem de água no vaso de expansão, principalmente a acelerar o motor.
A salientar é que a bomba de água de origem tem as alhetas em plástico, não sei se é bom ou não.
Coloquei tudo da marca SKF, mais caro mas mais fiável pois as alhetas desta bomba são em metal.
Aqui fica o testemunho.
 
Pois eu logo que comprei o meu, foi a primeira coisa que fiz foi lavar o depósito de compensação, com soda cáustica. Saiu uma água suja que nem é bom.
Não sai água nenhuma por o tubo quando está quente.
Pus a mão nos tubos que vão para o radiador e assim e estão quentes.
Suspeito que há algo entupido e não existe grande vazão de água.
Eu conversa com um amigo ele disse que tem um amigo com uma Passat com que uma vez entupiu na zona da bomba de água.
A ver vamos. E obrigado por postares a resolução.
 
Back
Top