A3 TDI Sportback 2.0 Cheiro a qualquer sobreaquecimento

boa noite,

O meu carro tem 4 anos tem caixa automática e à algum tempo começou (não é sempre) a cheirar a algo que não não queimado, é mais algo que aqueceu de mais. Isto acontece em curtas viagens e dá-me a sensação que vem da roda traseira lado do condutor, pois já abri o capot e não cheira a nada. Sempre que este cheiro aparece o sistema de refrigeração (ventoinha) do carro está a funcionar. Não é normal em 6 ou 7 km o carro necessitar de ventoinha de refrigeração (e não puxo por ele assim tanto para necessitar de). Já fui a um mecânico para ver as rodas mas disse-me que estava tudo bem.

Alguém já lhe aconteceu o mesmo???

Muito obrigado

Machado
 
Isso parece o filtro de partículas a regenerar, se saíres do carro enquanto se processa parece que cheira a queimado...
As ventoinhas ligam para escoar o calor do filtro.

Repara se quando isso acontece não tens um consumo L/h superior ao normal.
Vai dar uma volta com ele e mantém a rotação acima das 2000rpm ou deixa ao relanti caso as ventoinhas estiverem a funcionar.

O FAP não gosta de trajectos curtos.
 
Isso parece o filtro de partículas a regenerar, se saíres do carro enquanto se processa parece que cheira a queimado...
As ventoinhas ligam para escoar o calor do filtro.

Repara se quando isso acontece não tens um consumo L/h superior ao normal.
Vai dar uma volta com ele e mantém a rotação acima das 2000rpm ou deixa ao relanti caso as ventoinhas estiverem a funcionar.

O FAP não gosta de trajectos curtos.

É isso que acontece,como eu digo em cima, mas não acende nenhuma luz.

O que é que aconselham a fazer...

Obrigado
 
Eu na minha opinião deixa o estar, tu sentes o carro em andamento, parece que anda menos etc etc vais ae andas depois das 2mil rpm e pronto volta ao normal.... ;)
 
So para tirar um duvida pois nao sei de que ano e o carro.Sera que o carro tem fap? Desculpem mas nao reparei que tinha 4 anos
 
Last edited:
Não acende luz pois está a fazer bem a regeneração do FAP , quando acende a luz é que precisa de uma ajuda extra e tens de ir puxar por ele .
 
Tens 3 opções

Habituar ao carro, e conheceres o que é o fap

Anular a fap

Venderes e comprar um sem fap

Pois essa de vender e comprar outro carro!!!! O meu tem 4 Anos quanto é que deve valer???
menos de 50% do valor dele não?. E a mais, quase todos os carros novos, principalmente os a gasóleo, têm estes sistemas. Ok, podem é estar com estas falhas corrigidas. Mas eu entendo que um carro pesado e de alta cilindrada não gosta de andar sempre em trajectos curtos ou para/arranca.
 
Uma das soluções a adoptar ,que é o que vou fazer ao meu se der problemas, é aumentar a porosidade do filtro e resolve :)
 
enches o deposito até meio metes aditivo para esse fim e auto estrada 130km 150km , de preferencia ao domingo de manha pelo transito,durante mais ou menos 1 hora senão filtros novos tá claro um pouco mais caro as faps não gostam muito ded trajetos curtos onde o carro ás vezes nem chega a aquecer
 
Back
Top