A3 Sportback - alteração para potência e segurança

Olá tenho um A3 1.6 tdi de 116cv, gostava de saber dicas de qual o maior disco de travão possível sem fazer adaptações. A jantes são de 17".

Gostava também de saber como trazer mais potência além da reprogramação da centralina? Talvez a troca da turbina por uma maior, mas não sei qual é compatível sem fazer adaptações.

Obrigado
 
Olá tenho um A3 1.6 tdi de 116cv, gostava de saber dicas de qual o maior disco de travão possível sem fazer adaptações. A jantes são de 17".

Gostava também de saber como trazer mais potência além da reprogramação da centralina? Talvez a troca da turbina por uma maior, mas não sei qual é compatível sem fazer adaptações.

Obrigado
Na travagem, a não ser que alteres a potência para 300cv e uns 700Nm, apenas investia nuns bons discos e pastilhas e numas tubagens em malha de aço com oleo dot 5.1.
Quanto à potência, mesmo que faças upgrade a peças, tens sempre que reprogramar a centralina.
Se nas alterações que fizeres, incluires um turbo maior, não esquecer que o intercooler também tem que ser maior.
Mas tudo vai depender daquilo que queres, se queres isso mesmo do aço a cagar fumo e a papar qualquer um que te apareca pela frente, ou se apenas queres um motor que responda melhor ao pedal, mantendo a fiabilidade e consumos bons.
Na minha modesta opinião, com esse motor, não fazia alterações nenhumas excepto uma repro soft na centralina para 130/140cv no máximo, afinal de contas é um bloco 1.6, engenhado e construido para ser economico e fiável e não potente.
 
Last edited:
Muito obrigado pela resposta Moralez.

Minha pretensão era chegar em uns 250, 280 cavalos, achas que tenho que forjar o motor para essa potência?

Qual seria sua receita para chegar nessa potência?
Quais alterações recomendas?
Gostava de andar em trackday me divertir e ter um carro fiável para rua também.

Obrigado mais uma vez.
 
Muito obrigado pela resposta Moralez.

Minha pretensão era chegar em uns 250, 280 cavalos, achas que tenho que forjar o motor para essa potência?

Qual seria sua receita para chegar nessa potência?
Quais alterações recomendas?
Gostava de andar em trackday me divertir e ter um carro fiável para rua também.

Obrigado mais uma vez.
Para chegar a esses cavalos terias que fazer alterações grandes. Turbo, intercooler, injectores, anular fap egr, avançar bomba (se é que dá, se for CR, não sei), linha de eacape, repro bem carregada, uma embraiagem e volante reforçados.
Já para não falar que tinhas que investir também em suspensão.
Falamos em coisa para alguns milhares de Euros.
Mas nunca na vida ficaria fiável. E muito menos para a rua. Às primeiras baforadas de fumo tinhas logo uma multinha de 250, carro apreendido e notificação para IPO B e lá se iam as alterações todas se quisesses continuar com o carro.
Em suma, só posso desaconselhar.
 
Curiosidade, porque compraste o bloco 1.6?

Se queres essa potencia toda, não estás propriamente a pensar em economia.
Estou um bocado confuso.

Se fosse a ti, teria escolhido o 2.0TDI (só não iria para o 3.0 porque estamos a falar de um A3).
Mas mesmo assim, para trackdays e tanta potencia, eu escolheria mesmo o 2.0TFSI onde começarias nos 200cv e poderias facilmente chegar aos 400cv.
 
Curiosidade, porque compraste o bloco 1.6?

Se queres essa potencia toda, não estás propriamente a pensar em economia.
Estou um bocado confuso.

Se fosse a ti, teria escolhido o 2.0TDI (só não iria para o 3.0 porque estamos a falar de um A3).
Mas mesmo assim, para trackdays e tanta potencia, eu escolheria mesmo o 2.0TFSI onde começarias nos 200cv e poderias facilmente chegar aos 400cv.
Acho que a maior curiosidade é querer (e manter) o mesmo carro para track days e para o dia-a-dia.
É que num dia de track, gasta-se facilmente um jogo de pneus e metade da vida util de um jogo de pastilhas, discos e embraiagem.
Já para não falar que nos track days (falo da experiência do que já vi no Estoril), um 1.6 com 280cv iria fazer fraca figura contra os ibizas e golfs 1.9 com 600 cv (e mais) que por lá andam.
 
Mais uma vez obrigado pela resposta.

Vou só fazer uma reprogramação mesmo, chegar ali nos 150cv e me dar por satisfeito.

Quem sabe monto um projeto
 
Acho que a maior curiosidade é querer (e manter) o mesmo carro para track days e para o dia-a-dia.
É que num dia de track, gasta-se facilmente um jogo de pneus e metade da vida util de um jogo de pastilhas, discos e embraiagem.
Já para não falar que nos track days (falo da experiência do que já vi no Estoril), um 1.6 com 280cv iria fazer fraca figura contra os ibizas e golfs 1.9 com 600 cv (e mais) que por lá andam.

Tens razão, vou montar um segundo carro. Obrigado
 
Curiosidade, porque compraste o bloco 1.6?

Se queres essa potencia toda, não estás propriamente a pensar em economia.
Estou um bocado confuso.

Se fosse a ti, teria escolhido o 2.0TDI (só não iria para o 3.0 porque estamos a falar de um A3).
Mas mesmo assim, para trackdays e tanta potencia, eu escolheria mesmo o 2.0TFSI onde começarias nos 200cv e poderias facilmente chegar aos 400cv.

Comprei o carro por uma oportunidade e depois de já ter o carro que me despertou a vontade de andar nas pistas.
Vou segui as sugestões e vou comprar um segundo carro e prepara lo exclusivo para as pista.

Obrigado.
 
Back
Top