A3 8P - Pneus e Jantes

Boas pessoal!

Acho que estou no sítio certo para colocar este tipo de questões, se não estiver peço desculpa.

Estou a pensar em mudar as jantes ao meu menino, mas tenho algumas dúvidas em relação a tamanhos e custos.

O carro tem actualmente 225/45 R17 , e eu estava a pensar em por 225/40 R18 ou manter a medida original. Tudo depende do negócio que me aparecer à frente!

As questões que tenho são:
- Será que alguem conheçe algum sítio onde eu possa arranjar jantes usadas ou mais baratas? (podem ser réplicas, não me faz diferença nenhuma). Não sou rico, por isso o meu orçamento é baixito. Ou poderá até mesmo alguem aqui no forum conhecer alguem com um negócio pendente...algo do género.
- Vale a pena por 18 polegadas? pergunto isto porque não sei se o impacto visual valerá a pena os custos de pneus + legalização + performance.
- Se optasse por 18 polegadas, tería de mexer com suspensão ou embaladeiras?

Para finalizar, uma questão um bocado ridícula, mas alguem sabe qual a pressao dos pneus para o meu carro? qdo o comprei não trazia manual e já pesquizei pela net e o que encontro é cada um com a sua medida! uns têm 2.3 à frente 2.1 atrás , outros têm 2.1 à frente e 2.0 atrás...não consigo chegar a um consenso.


Deixo aqui uma foto do meu menino, e agradeço desde já qualquer resposta, ajuda, comentário, bitaite, insulto, etc, são todos bemvindos!!

Cumprimentos! ;)

 
2,3 a frente e atras, podendo ir até 2,6 com o carro mais carregado

- - - - - - - - - -

Se depois venderes as tuas 17, dependendo do modelo, posso estar interessado.
 
Pois bem.. Eu já tive um 8P igual ao teu e passei de jante 17 para 18 (originais) e posso te dizer que a diferença é mínima em termos de tamanho, a não ser que tenhas como ideia futura rebaixares a suspensão para que a jante 18 cause algum impacto apelativo.

No que diz respeito a possíveis problemas com suspensão ou embaladeiras, se compares jantes réplicas, o ET da mesma terá de ser no mínimo 42 e no máximo 54/56 (que são os ET's das jantes originais do 8P) e a largura da mesma 7,5J ou 8J.

Quanto maior for o ET, mais a jante fica dentro da cava da roda.

Se respeitares o acima descrito, não terás de mexer em nada a não ser efetuar a troca por troca.

O custo da legalização dos pneumáticos com a medida 225/40/18 (que é a aprovada pela SIVA para o A3 8P) deve rondar os 150€ (120€ para a declaração a emitir pela SIVA + 30€ na homologação do DUA no IMT).

Quanto à pressão dos pneumáticos, a indicação da mesma está situada no tampão de gasóleo.
 
Muito obrigado pelas respostas pessoal!

Eu bem que procurei nas portas e nao tinha nada, não sei como nunca reparei na tampa do gasoleo!! Vou ver isso assim que sair daqui.

Quanto à jante, acho que vou manter pelas 17 polegadas, tendo em conta o que disseste, Shralin. Agora so preciso de procurar por um bom negócio!
 
Back
Top