A3 8l Tiptronic solavanco nas passagens de caixa

Boas pessoal,

Sou recente aqui no fórum e venho pedir a vossa ajuda entendida. Como referi na minha apresentação, comprei um A3 8l 1.9tdi de 2001, com o motor 130cv. Era um carro que já andava a namorar há algum tempo. Qd comecei à procura queria um de caixa manual, mas entretanto apareceu um com caixa tiptronic de 5 velocidades, com 100.000kms e sempre assistido na marca e não hesitei, visto que faço muitos kms. No entanto, ando um pouco preocupado com o funcionamento da caixa, pois cada vez que vou em aceleração e qd o carro passa de 1.ª para 2.ª e de 2.ª para 3.ª dá um solavanco, ainda que por vezes seja muito fraco, outras vezes é um pouco mais intenso. Este solavanco nota-se essencialmente na passagem de 2.ª para 3.ª.Nas restantes mudanças, funciona perfeitamente, bem como nas reduções.
Tenho um amigo que o colocou na máquina e que me disse que não tem erros e que aquilo não é nada de preocupante, e aconselhou-me a mudar o óleo e filtro da caixa o que fiz com óleo e filtro da Audi,. Depois disso senti que ficou um pouco melhor, mas o solavanco na passagem principalmente de 2.ª para 3.ª ainda lá está.
Será que alguém me pode dar uma ajuda sobre isto?

Obrigado
 
Boas amigo...

Pelo feedback que tenho lido acerca da caixa tiptronic isso é mesmo típico dessa caixa e não é problema!
Essas caixas não são suaves na passagem entre mudanças...!
Coisa que foi muito evoluida com o aparecimento da DSG ou Stronic (nome usado nas que equipam os audi)
 
Boas Sparky,

Obrigado pela tua ajuda. O que me faz alguma confusão é que o solavanco só aconteça na passagem de 2.ª para 3.ª e não nas restantes em que é mm mt suave quase nem se notando as passagens. Por sua vez, qd mudo para o modo sequencial, as passagens manuais de 1.ª para 2.ª dá um ligeirissimo solavanco, mas de 2.ª para 3.ª continua a ser com solavanco acentuado, mas nas restantes não. Daí a minha preocupação. O meu receio é que algum dia a caixa gripe e fique agarrado na estrada, já para não falar da despesa.... Mas confesso que é algo que me causa alguma apreensão, tanto mais que o carro foi sempre assistido na Audi, o que já confirmei, tendo feito a mudança de óleo da caixa a primeira vez aos 60.000kms e a segunda já na minha mão aos 101.000kms. Na volta, é mesmo feitio e não defeito...
 
Na audi apenas questionei sobre se as assistências que constavam do livro de revisões estariam confirmadas, o que se veio a verificar, pois estava desconfiado do carro ter só 100.000kms. tenho um amigo meu que foi chefe de oficina da audi e que é quem me dá assistência ao carro. Pedi-lhe para ele mudar o óleo da caixa, dar uma volta com o carro e meter o carro à máquina. ele disse que o carro não tem qq avaria no computador e que de facto sente o tal solavanco mas que dá a sensação que é qd este debita mais potencia e que não lhe parece que seja avaria. o efeito que me refiro é uma coisa muita semelhante ao que acontece num carro de caixa manual qd levantamos o pé da embraiagem demasiado depressa.
Entretanto, ontem falei com o individuo que tinha o carro desde novo e ele referiu que sempre fez isso. Na altura qd comprou o carro foi á audi e disseram-lhe que aquilo não era avaria nenhuma e que era normal naquela caixa, pois aquilo acontecia qd o motor estaria "com mais força". É claro que isto pode ser conversa, mas como sei que ele era todo "maricas" com o carro acredito que seja verdade.
Também não sei se não sou eu a ver problemas onde eles não existem, até porque como o Sparky disse, estas caixas não são propriamente suaves no seu funcionamento.
 
Entretanto, mudei o oleo da caixa e após alguns kms estou a notar que o tal solavanco está muito mais "soft". De vez em quando ainda aparece, mas com menos intensidade do que fazia antes da mudança do ATF da caixa. Agora, tb me parece que se dosearmos melhor o pé no acelerador o dito solavanco desaparece, nomeadamente se quando ele passa de 1.ª para 2.ª levantarmos ligeiramente o pé ele não faz o solavanco. E o mesmo acontece se quisermos fazer um arranque forte, nesse caso não faz solavanco nenhum! Parece que o "sacana" do solavanco só aparece num determinado regime de aceleração. Também sei que os motores de 130cv são bruscos a debitar a potencia. Poderá ter a ver com isso?

Alguém tem mais alguma ideia/ajuda que possa dar sobre isto?

Obrigado
 
Boas Dr.

Pelo que li efectivamente acerca dessa caixa, era óptima em viagens longas, mas chata em cidade por ser pouco linear nas passagens de caixa!
E não é descabido o que te disse o mecânico da Audi, os motores PD e VP da Audi/VW têm uma entrega de binário muito brusca, o que pode efectivamente fazer o tal solavanco...!

Mas se melhorou com a mudança de óleo, optimo!
 
Boas Sparky,

Efectivamente, em viagens longas a caixa é excelente e funciona às mil maravilhas.Não patina nem coisa do género. Na cidade tem um funcionamento mais brusco e que melhorou imenso com a mudança do óleo. De resto acho que está a funcionar td ok.
Alguém tem ideia de que mais cuidados devemos ter com estas caixas além de mudar oleo e filtro a cada 60.000kms?

Obrigado pela ajuda.
 
Back
Top