A3 8L 1.8T - Carro falhando as vezes, gostaria de opinões...

Boa tarde a todos!

Estou com um problema no meu carro que vem me incomodando há cerca de 2 semanas e já não sei mais o que fazer.
O carro pega bem, anda bem, o consumo está dentro do esperado, aparentemente tudo normal. Porém, do nada ele dá umas falhadas, que me parecem algo semelhante a quando falta-se combustível no sistema, é como se desse uma queda de potência com um tranco e logo depois volta rapidamente a ficar normal.
O que me intriga é que o problema não segue consistência alguma, ele ocorre as vezes com o carro frio, outras com o carro quente, as vezes andando devagar, outras quando dou uma acelerada mais forte, as vezes ainda rodo o dia todo com o carro e não falha vez alguma. Ou seja, eu não consigo uma condição repetitiva que me leve a fazer o carro falhar, o que está dificultando o diagnóstico.
Comprei esse carro há pouco mais de 1 mês e fiz uma revisão geral nele, onde foram trocados vários itens inclusive velas e filtro de combustível. Depois de umas 2 semanas troquei a bomba de combustível por uma nova, comprada na concessionária e essa semana troquei o sensor MAF.
Antes de trocar a bomba eu não tinha notado essas falhas, mas a bomba antiga era uma de marca alternativa que tinha o pescador mais curto e aí dava falta quando o tanque ficava abaixo de 1/4.

Já não sei mais o que testar e procurar, a única coisa que passa na minha cabeça é que essa bomba nova que coloquei pode estar com defeito, mas o mecânico acha pouco provável, pois segundo ele se fosse a bomba as falhas seriam bem mais constantes e se fosse queda de pressão o carro custaria a pegar.

Bom, alguém tem alguma dica, sugestão, idéia do que eu possa testar ou fazer para corrigir esse problema?

Agradeço a atenção, qualquer ajuda será muito bem vinda!
 
Não liguei não, ainda não tenho o VAG-COM aqui... :(
Até agora não sinto nenhum cheiro anormal, só o de costume pelo escapamento, mas coisa bem fraca, normal mesmo...
mas se antes de trocar a bomba dizias não ter esses simtomas, pode ser muito bem dai, o bomba com defeito, ou algo não ficou bem, mas convinha mesmo ligares 1º ao VAG
 
mas se antes de trocar a bomba dizias não ter esses simtomas, pode ser muito bem dai, o bomba com defeito, ou algo não ficou bem, mas convinha mesmo ligares 1º ao VAG

Eu não conheço o VAG, esse é o primeiro carro da "família" Audi/VW que compro, mas parece mesmo ser uma ótima ferramenta.
Já estou procurando onde posso achar o cabo OBD2 aqui no Brasil com um preço acessível.

Mas me diga uma coisa, caso a falha seja na bomba, o VAG daria o diagnóstico dessa falha exatamente na bomba, ou ele acusaria algo como falha no sistema de injeção?

Gostaria de ter uma idéia somente de quão preciso é o sistema.

Obrigado!
 
ele pode dar um erro, que estaja relacionado com muita coisa, bomba etc etc, depois tens que ir fazer o check a tudo o que pode estar relacionado com o erro, pode ate nem dar erro, ai teras que ir por outros lados, velas, bobines etc etc, por isso o ideal é sempre ligar o VAG para teres uma ideia por onde começar
 
Boas!

Voltando a minha luta contra o problema que ninguém acha a causa.

Liguei o VAG e tinham 2 registros de falha, um relacionado ao sensor de temperatura da água de arrefecimento e outra relacionado ao sensor MAF. Ambas as falhas eu suponho que estavam lá já há um bom tempo, pois esses sensores foram trocados recentemente.
Limpei a memória de falhas e pus o carro para rodar.
Ele continua dando as falhas esporadicamente, mas o VAG não registra absolutamente NADA!!!

Sendo assim, estou cada vez mais convencido que o problema é da bomba de combustível que foi trocada. Apesar de ter sido comprada original em concessionária, estou desconfiado que ela está com algum problema intermitente e isso está ocasionando as falhas.

Ontem, ao virar a chave, notei um barulho diferente vindo do tanque. Então removi a tampa que dá acesso a bomba e constatei que realmente o barulho vinha dela. Parecia que algo estava enroscando, depois parou, mas acorreu novamente mais tarde. ESTRANHO!!!

Outra coisa que está ocorrendo é que a bóia do nível de combustível está travando. No momento o ponteiro do painel congelou em 1/4 do nível. Rodei mais de 100km ontem e ele nem mexeu. Depois abasteci o carro e ele continuou lá congelado em 1/4.

E a busca continua...
 
quando ligaste o VAG novamente apos teres apagado os erros, ja tinhas feito alguns kilometros, ou foi apagar erros dar a ignição e testar novamente os erros??
 
quando ligaste o VAG novamente apos teres apagado os erros, ja tinhas feito alguns kilometros, ou foi apagar erros dar a ignição e testar novamente os erros??

Eu apaguei todos os erros e após isso já rodei mais de 100km com o carro, não voltando a aparecer erro algum no VAG.
 
entao algo não ficou bem feito ;)
ja viste o estado das velas??

As velas são todas novas.

Acho estranho as falhas estarem relacionadas ao sensor de temperatura ou então ao motor de arranque. Como a bomba anda apresentando um barulho diferenciado e travando a bóia, estou acreditando que o problema é com ela..
 
As velas são todas novas.

Acho estranho as falhas estarem relacionadas ao sensor de temperatura ou então ao motor de arranque. Como a bomba anda apresentando um barulho diferenciado e travando a bóia, estou acreditando que o problema é com ela..
eu tambem vou mais por algo relacionado com a bomba, o filtro da gasolina tambem é novo??
 
Back
Top