A3 1.9TDI está a ficar molengão.

Boas noites pessoal

Ha cerca de um mesito atras andei aqui no forum a perguntar por opções para por o carro mais nervosinho, mais concretamente entre repro ou chip, mas apercebo-me agora que se calhar tenho de tomar outras medidas antes de partir para esse topico.

Tenho um 8P 1.9 TDI 105cv de 2004 e eu bem sei que não é nenhum foguete, mas cada vez noto o carro menos nervoso e mais molengão. O pior desta situação é que não é sempre, tem dias que puxa melhor e outros que parece mesmo preso.

No fim de semana passado fui ate Aveiro, aproveitei para lhe dar uma esticadela na autoestrada e borrou-se todo para chegar aos 180 na ida. Na vinda já foi aos 190 mas também não passou disso. Posso estar enganado, mas acho pouco para este motor, e mais especificamente, acho que não deveria custar tanto a chegar a estes valores.

Hoje, a ir para o trabalho foi o molegão do costume dos ultimos meses, mas ao fim da tarde quando saí, o carro estava mesmo muito nervoso, a puxar mesmo bem, levezinho, como já nao o sentia ha meses!

Alguem sabe se isto é apenas porcaria nas tubagens ou filtros ( ar, gasoleo ) ou ate mesmo no turbo? Ou poderá ser isto mais grave? Eu uso muito o carro em cidade e tenho poucas oportunidades para o esticar a serio ( tirando a ocasional esticadela de semaforo em semaforo ), e isso leva-me a pensar que será mesmo porcaria acumulada, mas o que me preocupa é o comportamento ser tão aleatório.

Já andei por aqui pelo forum a pesquisar sobre isto, e vejo muitos posts com problemas semelhantes, mas nenhum com esta coisa de "ora agora puxa bem, ora agora puxa mal".

Agradeço desde já qualquer tipo de apoio.

Um abraço.
 
Boas noites pessoal

Ha cerca de um mesito atras andei aqui no forum a perguntar por opções para por o carro mais nervosinho, mais concretamente entre repro ou chip, mas apercebo-me agora que se calhar tenho de tomar outras medidas antes de partir para esse topico.

Tenho um 8P 1.9 TDI 105cv de 2004 e eu bem sei que não é nenhum foguete, mas cada vez noto o carro menos nervoso e mais molengão. O pior desta situação é que não é sempre, tem dias que puxa melhor e outros que parece mesmo preso.

No fim de semana passado fui ate Aveiro, aproveitei para lhe dar uma esticadela na autoestrada e borrou-se todo para chegar aos 180 na ida. Na vinda já foi aos 190 mas também não passou disso. Posso estar enganado, mas acho pouco para este motor, e mais especificamente, acho que não deveria custar tanto a chegar a estes valores.

Hoje, a ir para o trabalho foi o molegão do costume dos ultimos meses, mas ao fim da tarde quando saí, o carro estava mesmo muito nervoso, a puxar mesmo bem, levezinho, como já nao o sentia ha meses!

Alguem sabe se isto é apenas porcaria nas tubagens ou filtros ( ar, gasoleo ) ou ate mesmo no turbo? Ou poderá ser isto mais grave? Eu uso muito o carro em cidade e tenho poucas oportunidades para o esticar a serio ( tirando a ocasional esticadela de semaforo em semaforo ), e isso leva-me a pensar que será mesmo porcaria acumulada, mas o que me preocupa é o comportamento ser tão aleatório.

Já andei por aqui pelo forum a pesquisar sobre isto, e vejo muitos posts com problemas semelhantes, mas nenhum com esta coisa de "ora agora puxa bem, ora agora puxa mal".

Agradeço desde já qualquer tipo de apoio.

Um abraço.

começa por ver se ele faz a pressao esperado no VCDS. e como foi referido podes mandar fechar eletronicamente a EGR e se vais fazer isso um remap ja lhe dava mais alma
 
Antes de mais, obrigado pelos comentarios, pessoal.

Hoje a carro andou a portar-se bem, como ontem, mas quando cheguei a casa decidi dar uma espreitadela no motor e reparei que a EGR está cheia de oléo à volta, e pela tubagem abaixo. Parece ter uma fuga pequena, porque o oleo nao estava muito fresco, tava meio ressequido e meio pastoso. Poderá ser mesmo a EGR a provocar isto?
 
Back
Top