A3 1.6TDI 2013 - Comportamento estranho

Olá pessoal,

Tenho um A3 1.6TDI com 3 meses, e de vez em quando tem um comportamento estranho que ainda não consegui perceber o que o causa.
De vez em quando, fica acelerado quando está ao ralenti, por volta das 1000-1100 rpm (quando o ralenti normal é por volta das 700-800rpm), e quando isto acontece, fica também com a ventoinha do radiador disparada, e o start-stop deixa de funcionar, ou seja, o carro nunca se desliga.

Algumas vezes,se o desligar com a chave e voltar a ligar, fica imediatamente normal. Outras vezes, nem após este procedimento ele vai ao normal, ficando tipo 15 min com a ventoinha a trabalhar mesmo depois de desligar o carro.

Não me parece que seja devido a sobre-aquecimento porque segundo o manómetro da temperatura ele está normal, e além disso já me aconteceu em trajectos curtos, em que o motor ainda nem chegou a aquecer...

Já aconteceu algo semelhante a alguém por aqui??
Será electrónica? Turbo?

Gostaria de saber se alguém teve algum problema do género antes de ir para a Audi chatear-me...
Já estou a imaginar que é daqueles problemas que enquanto não o virem vão andar "à pesca" porque isto só acontece de vez em quando e não sei se ficará algum erro gravado na centralina.

Obrigado.

Cumprimentos
 
Isso é a regeneração da fap. Parar o motor apenas estraga. É ler o manual e seguir os passos. Mas essa fap, se não for.tratada e modificada, vai sempre dar problemas no futuro.
 
Isso é a regeneração da fap. Parar o motor apenas estraga. É ler o manual e seguir os passos. Mas essa fap, se não for.tratada e modificada, vai sempre dar problemas no futuro.

Ups... não fazia ideia... ;)
De que manual falas? Do que vem no carro? Se for esse, realmente nunca o li... culpa minha...

Então pelo que percebo da tua resposta, este comportamento é normal e não devo desligar o carro enquando não voltar ao normal? é isso?

Assim sendo escuso de ir para a Audi fazer figura de urso. :D

Obrigado.
 
Olá pessoal,

Tenho um A3 1.6TDI com 3 meses, e de vez em quando tem um comportamento estranho que ainda não consegui perceber o que o causa.
De vez em quando, fica acelerado quando está ao ralenti, por volta das 1000-1100 rpm (quando o ralenti normal é por volta das 700-800rpm), e quando isto acontece, fica também com a ventoinha do radiador disparada, e o start-stop deixa de funcionar, ou seja, o carro nunca se desliga.

Algumas vezes,se o desligar com a chave e voltar a ligar, fica imediatamente normal. Outras vezes, nem após este procedimento ele vai ao normal, ficando tipo 15 min com a ventoinha a trabalhar mesmo depois de desligar o carro.

Não me parece que seja devido a sobre-aquecimento porque segundo o manómetro da temperatura ele está normal, e além disso já me aconteceu em trajectos curtos, em que o motor ainda nem chegou a aquecer...

Já aconteceu algo semelhante a alguém por aqui??
Será electrónica? Turbo?

Gostaria de saber se alguém teve algum problema do género antes de ir para a Audi chatear-me...
Já estou a imaginar que é daqueles problemas que enquanto não o virem vão andar "à pesca" porque isto só acontece de vez em quando e não sei se ficará algum erro gravado na centralina.

Obrigado.

Cumprimentos

Boas,

Não te preocupes que isso é normal nestes motores.
Como já foi dito é a regeneração do filtro de partículas, isso é mais notório se o carro andar maioritariamente em percursos citadinos no para arranca durante vários kms seguidos.
Quanto vires que ta a fazer regeneração das duas uma, ou se não vais andar mais com o carro(tás a chegar a algum lado e quando desligas o carro dás conta que ele continua com a ventoinha a trabalhar) aí mais vale deixares o carro a trabalhar durante uns minutos em vez de o desligares, isto porque apesar deles na Audi me dizerem que ele mesmo com o motor parado faz bem a regeneração, por experiência própria já comprovei que se desligar o carro quando voltas a andar com ele, ele continua a fazer a regeneração, porque não conseguiu concluir a anterior devidamente.
Caso notes isto a andar, ou se fores andar com o carro, está no manual como deves circular para fazer a regeneração, sendo que é preferível fazer este procedimento, eu normalmente para fazer regeneração ou vou um bocado à AE e estico um bocado mais por ele(não em demasia) ou então conduzo uns minutos a 90-110 em 5ª.
Tem em atenção para não deixares o carro parado em garagens fechadas quando está a fazer regeneração porque aquilo deita um cheiro bastante desagradável.
 
Boas,

isto porque apesar deles na Audi me dizerem que ele mesmo com o motor parado faz bem a regeneração, por experiência própria já comprovei que se desligar o carro quando voltas a andar com ele, ele continua a fazer a regeneração, porque não conseguiu concluir a anterior devidamente.

Exactamente o que me acontece!!
Estou-me a sentir um bocado burro porque não fazia ideia disto. Vou já ler o manual. :)
Já tive outro carro com FAP e nunca notei isto...

Obrigado!!
 
Carros com filtro de particulas é necessario fazer a regeneração e é melhor em andamento que parado e não é bom para a fap desligar a meio da regeneração.
 
Exactamente o que me acontece!!
Estou-me a sentir um bocado burro porque não fazia ideia disto. Vou já ler o manual. :)
Já tive outro carro com FAP e nunca notei isto...

Obrigado!!

Também já andei com carros de outras marcas e eles faziam sempre a regeneração em andamento e nem se dava por isso (só se notava um roncar estranho do escape).
Mas na audi é assim, e é uma coisa que às vezes me enerva mesmo, pois às vezes o carro chega a andar um dia inteiro a tentar fazer regeneração e não consegue porque uma pessoa para o carro em algum lado e ela é interrompida.
 
ola
tenho um argolas igual ao teu de set 2013 1.6 tdi
Isso é o filtro de particulas e o motor a fazer a regeneraçao.tb me acontece mto pq faço mta cidade e pouca estrada.SE parares o motor quando estiver a fazer a regeneraçao 3 vezes seguidas corres o risco de acender uma luz amarela no tablier q diz falha no filtro particulas.SE a luz for amarela vai fazer 15 a 20 km em estrada que a luz acaba por se apagar por si.Isso ja me aconteceu e liguei para o serviço moblidade-AUDI em panico e disseram-me precisamente issso e o q iria acontacer e comprovou-se
Se a luz for vermelha tens q ir ao concessionario audi

cumprimentos
 
E para além disto um barulho de algo solto, tipo uma roldana solta ao desacelerar do ralenti em ponto morto ou marcha-atrás, algém já notou ?
Coloco aqui o som para identificação mais simples.
Mas este meu é um 1.6 Tdi 105cv de 2010 com FAP em circuitos citadinos curtos.
http://youtu.be/Fe8di8vVVXw
 
Last edited:
É aquele 'sopro' quese ouve que me incomoda...
Se me disserem que sabem o que é, sendo normal fico muito mais descansado.
 
Já sei o que é!
É absolutamente normal é a 'Blow-off Valve' a funcionar para ajustar as pressoes do Turbo quando se desacelera.
Na Audi nao me sabiam dizer , foi preciso ser um colega meu de trabalho que nem é mecãnico.
Fica o esclarecimento para quem possa ter a mesma suspeita ingénua como eu ;)
 
Boa noite Malta, vou desenterrar este tópico para testemunhar o seguinte:
Eu sei muito bem quando o meu carro está a fazer as regeneraçoes, mas o que acontece é que quando ela está a decorrer noto uma situaçao interessante, tanto a embraiagem como a caixa de velocidades ficam mais suaves. As mudanças entram muito mais facilmente é o pedal fica mais leve... pergunto se alguém já sentiu isto???
O meu e um a4 b7 2.0 170cv.
 
Boa noite Malta, vou desenterrar este tópico para testemunhar o seguinte:
Eu sei muito bem quando o meu carro está a fazer as regeneraçoes, mas o que acontece é que quando ela está a decorrer noto uma situaçao interessante, tanto a embraiagem como a caixa de velocidades ficam mais suaves. As mudanças entram muito mais facilmente é o pedal fica mais leve... pergunto se alguém já sentiu isto???
O meu e um a4 b7 2.0 170cv.

Já senti coisas parecidas no meu A3 1.6 tdi.
Acho que é pelo facto do ralenti estar acelerado.
 
Back
Top