A/C stresses... só faz Frio em Andamento (RESOLVIDO@POST_#10)

neljoe

Moderator
De maneiras que é assim, o A/C da minha B5 só faz FRIO em andamento... parado sai MORNO.

Com o carro parado:

- não ouço a Ventoinha (a 2ª) a disparar...
- de vez em quando, ouço um barulho tipo "descompressão" vindo das saídas de Ar...
- fora do Carro ouço um CLIC de vez em quando vindo do Compressor...

Vag-Com em acção e deu isto:


"Address 08: Auto HVAC Labels: 8D0-820-043-1D.lbl
Part No: 8D0 820 043 P
Component: A4 KLIMAAUTOMAT D58
Coding: 00043
Shop #: WSC 63351

1 Fault Found:
00792 - A/C Pressure Switch (F129)
31-10 - Open or Short to Ground - Intermittent"



O WIKI_ROSS-TECH diz-me o seguinte:


"00792 - A/C Pressure Switch (F129)

Possible Symptoms

A/C System not working

Possible Causes

A/C System Malfunctions
Over or insufficiently charged
Refrigerant System blockage
Insufficient Air Flow to Condensor and/or Engine Radiator
Wiring to/from A/C Pressure Switch (F129) faulty
A/C Pressure Switch (F129) faulty

Possible Solutions

Check A/C System for Malfunctions
Check Wiring to/from A/C Pressure Switch (F129)
Check A/C Pressure Switch (F129)"


Alguem já teve estes sintomas? Bastou trocar o Pressure Switch?
Amanhã devo ir á Bosch Car-Service...
 
Last edited:
Re: A/C stresses... só faz Frio em Andamento

Boas,a minha também já me fez isso era a ventoinha(a eletrica) que estava queimada e então quando estava parado não havia um arrefecimento suficiente do radiador e assim que o gás atingue o limite máximo de temperatura o compressor desliga-se para evitar danos no sistema,quando começava a andar a temperatura do radiador baixava e o compressor voltava a ligar-se.
No meu caso aproveitei um ventilador que tinha aqui de uma A6 Allroad que tinha as pás partidas mas o motor estava bom,só tive de trocar as pás pelas do meu ventilador e alterar a ficha do motor pois na altura não arranjei nenhum de b5 usado e novo queriam 250 + iva.
No teu caso tens de começar por procurar o motivo do ventilador não funcionar,ver se chega corrente ao ventilador por ex(a ficha dele é uma das que está debaixo da forra de plástico do frasco do óleo da direção),salvo erro a ficha é castanha e é das que tem os cabos + grossos.
Mas é só uma hipotese,pode ser realmente o tal pressure switch marado
 
Last edited:
Re: A/C stresses... só faz Frio em Andamento

verifica se tem gaz... Tambem pode ser falta de gaz no circuito.
 
Re: A/C stresses... só faz Frio em Andamento

Mas podes ter uma micro fuga e teres pouco gaz. A Midas faz recargas/diagnosticos a partir de 15€.
Por te ver as pressoes no circuito, não te devem levar mais de 5 ou 10€. Tenta, ao menos ficas com certezas.
 
Re: A/C stresses... só faz Frio em Andamento

O tombo não deve ser grande, as vezes que me deu esse erro nos carros era a valvula de alta pressão, o lucianorato teve um stress desses á pouco tempo e também era.
 
Re: A/C stresses... só faz Frio em Andamento

O meu seat tem o mesmo problema.

É o fusivel que queima!
O fusivel da ventoinha.....
Não sei a causa ainda... mas sei que queima. Talvez seja a ventoinha e curto-circuito.

Faz ar frio em andamento porque refresca o ar que entra... mas parado, como a ventoinha não funciona, ele não faz frio... e o compressor dispara porque entra em esforço...
 
Re: A/C stresses... só faz Frio em Andamento

E depois de 3 horas na Bosch_Car-Service onde se verificou TUDO e mais alguma coisa relacionado com o A/C... algo não batia certo porque desde que ligado "directo" as coisas funcionavam (ventoinhas, compressor, etc) todas... e por cima dos pedais onde se encontram os Relés, alguns Fusíveis, e montes de fiarada, lá se descobriu que o "fio de corrente de chamada do relé da Ventoinha do A/C" estava desligado! Se não está ligado, não há corrente á Ventoinha. Se não há corrente a Ventoinha não liga. Se não liga não arrefece. Se não arrefece a pressão sobe. Se a pressão sobe o tal "A/C Pressure Switch (F129)" referido no 1º Post entra em acção e corta o funcionamento do Compressor. Se não há compressor não há ar fresco. MAS, como em andamento o arrefecimento existia, as coisas funcionavam e só aí tinha A/C... parado não havia nada que arrefecesse e o resultado foi o que se viu... AR_MORNO.

Depois de temer um Compressor, uma Polie, uma Ventoinha ou até um Sensor, não há nada como um fiozito desligado para te alegrar!

:)

ps. - vai daqui um obrigado a todos que liguei/tentei_falar.

;)
 
Bem antes isso, mas se pagas-te as 3 horas de MO também não ficou barato. :D

Certo... e descobrires o gato se tudo funciona?!

Certamente já viste a quantidade de m€Rd@ que tens debaixo do Volante... a coisa não foi fácil.

Sabes o preço de 1 Compressor novo, certo? Digamos que fiquei TODO contente com a conta!

:)
 
já agora.. a que bosch car service recorreste ?
precisava de arranjar o meu TT também que nao faz ar quente e o vidro do condutor deixou de abrir :(
 
Back
Top