[8L] Rede 5 / 12 volts? - led vermelho painel/consola - potenciômetro/reostato

Pessoal, juro que procurei a internet inteira e não consigo encontrar a solução para meu mistério.

Queria entender como funciona essa rede de 5 / 12v que é usada na iluminação dos leds vermelhos do painel, cluster, consola central, etc.


Estava mexendo e vi que no reostato/potenciometro/regulagem de luz chega um positivo constante de 5 volts em 2 fios, que passam pelo potenciometro e voltam para a rede, assim, ligando-se direto têm a potência máxima, e aplicando resistência, menos luz.

Bom até aí tudo bem, mas mexendo nos difusores fui testar e deram 12 volts! Muito estranho... tudo bem, liguei um led ali, acendeu por meio segundo e queimou.

Queimei mais alguns leds para ter certeza. Medi a tensão tanto com o motor desligado quanto ligado. São sempre constantes 5 e 12 volts, para o potenciometro e nos chicotes que levam aos leds.

Agora minha dúvida. Onde e como é formada esta rede/circuito? Será que todos os leds originais já têm seus respectivos resistores?

Sei que não sou muito participativo aqui, porém adoro ajudar no clube brasileiro e sei que quando se tem um conhecimento deste é muito prazeroso dividir com o próximo.

Gostaria muito de entender este circuito para melhor projetar umas mudanças estéticas na iluminação.

Um grande abraço à todos!!!
 
Last edited:
Perdão, medi novamente e deram 12v nesse circuito alternativo.

Porém continua queimando leds. Esses 12v não se alteram para 13/14v quando o motor está funcionando. Não são da linha "comum".

Por exemplo um led na linha comum 13/14 demora dias para queimar. Nesta ele não dura 1 segundo.

Queria entender como funciona isto... será que os leds da iluminação original já vem com seus resistores?

abraços!
 
madlima29, ok! obrigado

você sabe quem controla a intensidade da iluminação? sabe pra qual módulo ou regulador vai o sinalde resistência desse fio 5 volts que vai até o potênciometro do botão de controle?

pensei que ele variasse a voltagem, porém mesmo no mínimo permanece em 12v...

queria entender como funciona este circuito, pois pretendo colocar iluminação dos pés e portas nesta rede, porém não quero perder intensidade ou acabar queimando uma saída.



abraços
 
Back
Top