80 B4 vs A4 B5

Qual o vosso design preferido?


  • Total voters
    9
Hoje encontrei um A4 B5 estacionado ao pé da garagem onde mexo no meu 80 B4. Aproveitei a oportunidade para fazer uma comparação do design dos dois modelos:
IMG_20180121_145954.jpg

O Audi A4 B5 foi desenhado em 1991 e lançado em 1994.
O restyling do 80 também deverá ter sido projetado nessa altura, mas foi lançado logo nesse ano.
Podemos comprovar que os dois desenhos são contemporâneos se virmos que na frente as grelhas do 80 são iguais às do A4:
IMG_20180121_150329.jpg
IMG_20180121_150345.jpg

No entanto a aparência geral é muito mais fluida no B5, visto que na remodelação do 80 não se conseguia fazer muito mais de forma pouco dispendiosa.

A integração dos parachoques é um dos elementos que nos mostra o A4 ser mais moderno:
IMG_20180121_150056.jpg
IMG_20180121_150104.jpg

Uma diferença substancial é a união do painel da cobertura com o da lateral. No 80 é na cintura, mas no A4 já é no tejadilho, o que permite criar um pilar C muito mais fluido e atual.
IMG_20180121_150902.jpg

Mas a maior diferença de todas é no perfil do tejadilho. O 80 exibe um formato convencional, enquanto o A4 é o primeiro Audi (antecendendo mesmo o passat B5) a exibir um proto-arco, característica que se veio a tornar uma das imagens de marca da Audi no século XXI.

A traseira é onde os dois carros exibem maior diferença. Curioso ter havido um retrocesso na chapa que contorna o farol. No 80 houve o cuidado de usar um método de estampagem dispendioso para evitar colocar uma inserção, mas ela aparece no A4.

IMG_20180121_145854.jpg
IMG_20180121_145907.jpg
Acho que é dado pouco crédito ao B5 pelo seu papel na história da Audi (ao contrário do 100 C3 e C5) e do design em geral (ao contrário do Passat B5). Pessoalmente, gosto mais da traseira do 80, mas prefiro o tejadilho do A4. É por isso que um dos meus Audis favoritos é o A8 D2:
hqdefault.jpg

E vocês, qual preferem?
 
O B4 era um design prestes a ser descontinuado quando veio em 1991, mas se tivermos noção que o B3, do qual o B4 deriva, data dos anos 80, vemos o quão intemporal o B4 na verdade é. A B4 Avant, em particular, conseguiu uma traseira bem mais elegante que a B5.
 
É muito interessante a B4 Avant ter os mesmos paineís que o B3 sedan em vez de os partilhar com o B4 sedan. Parece não haver dúvidas de que a carrinha já estaria em desenvolvimento antes do restyling, mas mesmo assim com alguma coordenação podiam ter sido usados os mesmos painéis no sedan e na carrinha. Será uma questão de aproveitar os moldes, como o Seat Exeo aproveitou os do Audi B6?
 
É muito interessante a B4 Avant ter os mesmos paineís que o B3 sedan em vez de os partilhar com o B4 sedan. Parece não haver dúvidas de que a carrinha já estaria em desenvolvimento antes do restyling, mas mesmo assim com alguma coordenação podiam ter sido usados os mesmos painéis no sedan e na carrinha. Será uma questão de aproveitar os moldes, como o Seat Exeo aproveitou os do Audi B6?


Quais são os painéis em questão partilhados com o B3?
 
Back
Top