Desde que comprei o meu A6 3.0TDi que me debatia com o problema do filtro de partículas e sucessivas regenerações.
Não comprei um carro para que ele mande em mim e desde o início que imaginei retirar o filtro.
Acontece que volta e meia, falhava a regeneração e passadas umas vezes sem a fazer, entrava em safe-mode.
Até aqui tudo "mais ou menos". Pedia a um amigo para forçar a regeneração, apagar o erro e tudo voltava ao normal.
Acontece que há dias voltou a entrar em safe-mode pelas mesmas razões e decidi que era altura de acabar com isto.
Retirei o filtro de partículas e aproveitei e retirei também o catalizador. Após esta operação, passei logo para a electrónica para não só eliminar o processo de regeneração mas também para dar mais um cheirinho à coisa uma vez que estava mesmo ali à mão de semear.
Mal se ligou o software se percebeu que havia um erro relativo ao actuador electrónico do turbo (Borg Warner BV50). Verificámos o fusível mas este estava bom. A cablagem também aparentava estar em perfeitas condições. Após apagar o erro, o carro continuava a não debitar potência visto não haver pressão de sobrealimentação. Sabendo que o actuador é o responsável pela variação da geometria do turbo, acabámos por perceber que este não se mexia ao passar a chave para a primeira posição, onde é suposto haver um "check" dos actuadores.
Acabei por comprar um actuador novo! Após montagem, voltei a ligar o VCDS para apagar o erro mas surpreendentemente o erro apaga mas volta logo de seguida.
De momento, continuo em safe-mode, sem qualquer pressão de sobrealimentação. Parei o carro e tenho andado às voltas com a cabeça a pensar na solução. Já pensei recorrer ao concessionário em Évora mas numa conversa com um dos mecânicos ficou claro que não sabem o que é nem como se resolve.
Nas minhas investigações feitas pela net, percebi que poderá ter que se fazer uma adaptação do novo actuador através do VCDS.
Pergunto, já alguém teve este problema?
Ajuda pretende-se...
Não comprei um carro para que ele mande em mim e desde o início que imaginei retirar o filtro.
Acontece que volta e meia, falhava a regeneração e passadas umas vezes sem a fazer, entrava em safe-mode.
Até aqui tudo "mais ou menos". Pedia a um amigo para forçar a regeneração, apagar o erro e tudo voltava ao normal.
Acontece que há dias voltou a entrar em safe-mode pelas mesmas razões e decidi que era altura de acabar com isto.
Retirei o filtro de partículas e aproveitei e retirei também o catalizador. Após esta operação, passei logo para a electrónica para não só eliminar o processo de regeneração mas também para dar mais um cheirinho à coisa uma vez que estava mesmo ali à mão de semear.
Mal se ligou o software se percebeu que havia um erro relativo ao actuador electrónico do turbo (Borg Warner BV50). Verificámos o fusível mas este estava bom. A cablagem também aparentava estar em perfeitas condições. Após apagar o erro, o carro continuava a não debitar potência visto não haver pressão de sobrealimentação. Sabendo que o actuador é o responsável pela variação da geometria do turbo, acabámos por perceber que este não se mexia ao passar a chave para a primeira posição, onde é suposto haver um "check" dos actuadores.
Acabei por comprar um actuador novo! Após montagem, voltei a ligar o VCDS para apagar o erro mas surpreendentemente o erro apaga mas volta logo de seguida.
De momento, continuo em safe-mode, sem qualquer pressão de sobrealimentação. Parei o carro e tenho andado às voltas com a cabeça a pensar na solução. Já pensei recorrer ao concessionário em Évora mas numa conversa com um dos mecânicos ficou claro que não sabem o que é nem como se resolve.
Nas minhas investigações feitas pela net, percebi que poderá ter que se fazer uma adaptação do novo actuador através do VCDS.
Pergunto, já alguém teve este problema?
Ajuda pretende-se...