2.0TDI CR Instável, soluços.

Boas!

Já há algum tempo que o meu A3 com o motor 2.0TDI tem apresentado alguns soluções/hesitações quando se vai em 2° ou 3° perto das 1200/1400RPM’s.
Tanto pode ser uma coisa suave como mais agressiva ao ponto de parecer que se está a “brincar” com o acelerador.
Isto aconteceu a primeira vez há cosia de 2 anos, fui descartando pensado ser algo relacionado com o gasóleo (Por acaso coincidia quando metia gasóleo fora do sítio habitual)

Estes dias tem sido algo diário, principalmente com o motor frio.
Até hoje era apenas em andamento, hoje o relentj começou a oscilar e a sentir se variações/vibrações do motor.

-Injectores, para já verifiquei com o VagCom, os valores parecem me aceitáveis (O carro tem 280 mil km), a soma dos 4 da 0.06/0.07, este valor está idêntico desde que tenho o carro , isto é , desde os 135mil km. (A título de exemplo a A6 está com 0.2 e não falha…o diabo seja surdo)
Ainda tenho de ver se faço o teste para medir o retorno de cada injector.

-MAF, ainda não fiz leitura com o Vagcom, apenas a retirei no fim de semana passado e fiz lhe uma ligeira limpeza (apenas com spray), nada mudou…ou então piorou estes dias.
Andar com a MAF desligada será maneira de despistar ? Alguma dúvida se o facto de entrar em safe mode não vai “esconder” o problema.

-Sensor de pressão/Regulador de pressão, as leituras do VagCom parecem-me normais, o valor lido pelo sensor é semelhante ao nominal (pedido) do regulador.

Já fiz algumas pesquisas, mas sem grandes informações concretas para casos destes.
Encontrei alguns casos semelhantes lá fora, mas não indicam a solução, fora um que diz ter trocado o regulador e sensor da régua de injeção e que resolveu o problema.

Alguém já teve um problema semelhante?

Tens de voltar a ligar o vagcom.
As leituras tens de pôr em modo gráfico e colocar os valores obtidos com espectável. Fazer um trajeto com o carro, mínimo 500m. Depois analisar os gráficos e ver anomalias. Entretanto, verifica o filtro de gasóleo e/ou se tens água no copo.
Verifica se há fugas nos injectores, mesmo que seja quase nada.
Ver muito bem com olhos de ver.
Verifica se a tua egr está limpa (causa mais comum de motores a vibrar no ralanti)

A nível de fugas nos injectores , o meu CR ainda é dos primeiros que tem uma chapa retangular a fazer a vedação junto da tampa de válvulas.
Tenho uma fuga de óleo nesse nível , mas desde os 170 mil, na altura meti chapas novas mas não resolveu, possivelmente algum empeno na tampa de válvulas.
Se houvesse fuga de gasóleo pelos injectores penso que daria conta no nível do óleo a subir, coisa que não acontece, pelo contrário até, em 15mil km, o óleo vem para os 3/4 da vareta, nada de alarmante. (digo eu…maaaas…ainda vou levantar as chapas ver se vejo alguma coisa.

EGR/Admissao, foi toda limpa há coisa de 40/50 mil km quando tive de fazer a reparação do tirante das borboletas de admissão, estava bastante limpo mas como estava tudo fora, limpei o máximo que pude.

Filtro…tem os seus 30/40 mil km também e ja andava de olho nele…será o próximo a ser mudado.
O carro manca/falha mesmo, isso apenas começou hoje de manhã.
Vou ver logo à tarde quando lhe agarrar novamente.

Quantos aos gráficos.
-Sensor e regulador da régua, vou tratar disso estes dias.
-Da MAF, vale a pena ser em gráfico? Neste caso não sei interpretar qual serão os valores aceitáveis para uma MAF em condições ditas normais.

Back