2.0TDI CR (2009) Bomba de oleo

Boas!
Ja há muito que é conhecido o problema das bombas de óleo nos 2.0TDI com modulo de corrente...
Sendo que tenho um A3 2.0TDI de 2009 com motor CR, pensei que esse problema ja estivesse resolvido, pois o mesmo não usa corrente mas engrenagens. Ora aqui a dias deparei-me (num fórum francês) com um caso de um A3 2.0TDI de 2009 cujo a bomba de óleo tinha dado o berro e ao mesmo tempo o turbo e o motor...
Decidi fazer umas pesquisas, encontrei 2/3 casos, mas nada que se comparasse aos motores que tem modulo de corrente.
O problema está no veio que liga a bomba, que fica redondo.
Ora comecei a ficar minimamente preocupado, não venha o diabo bater-me a porta...
O meu A3 as vezes (e só a frio) quando o ponho a trabalhar, oiço as touches a bater, isto so até que o óleo aqueça uns 10/20°C. Tem dias e que se ouve bem, outros é muito ligeiro, e outros que não se ouve nada,se fizer num dia de manha, o carro pode arrefecer durante o dia que não volta a fazer (ou se faz é muito ligeiro e passa logo passado de 1/2 seg)

Quando ele chegou da Alemanha, fazia todos os dias de manhã (e só de manhã), decidi mudar-lhe o óleo(Castrol 5W30), nunca mais ouvi o barulho durante umas 2/3 semanas, a partir dai tem sido quando lhe apetece. O carro dorme todos os dias na garagem, é raro dormir na rua
Será que isto é um sinal da bomba de óleo a dar de si? Carro tem 140 mil km neste momento (confirmados (no livro de revisões)na Audi assim que chegou da Alemanha) , o óleo ja tem 4/5 mil km, mudo de 10 em 10 mil km
Ou simplesmente é normal destes motores?
Acho que nunca ouvi problemas nestes motores, sendo que são os mesmos que equipam as B8 :S

Ver se um destes dias faço um vídeo (é preciso que ele faça o barulho :p )

*A3 2.0TDI CR 140cv Motor CBAB
 
Boas. É bastante estranho,é certo q esses motores sao fiáveis, mas tenta fazer um :search: aqui no fórum. Entretanto pode ser q alguém se chegue à frente, hoje é domingo o pessoal ainda está a dormir :D
 
Boas!
Ja há muito que é conhecido o problema das bombas de óleo nos 2.0TDI com modulo de corrente...
Sendo que tenho um A3 2.0TDI de 2009 com motor CR, pensei que esse problema ja estivesse resolvido, pois o mesmo não usa corrente mas engrenagens. Ora aqui a dias deparei-me (num fórum francês) com um caso de um A3 2.0TDI de 2009 cujo a bomba de óleo tinha dado o berro e ao mesmo tempo o turbo e o motor...
Decidi fazer umas pesquisas, encontrei 2/3 casos, mas nada que se comparasse aos motores que tem modulo de corrente.
O problema está no veio que liga a bomba, que fica redondo.
Ora comecei a ficar minimamente preocupado, não venha o diabo bater-me a porta...
O meu A3 as vezes (e só a frio) quando o ponho a trabalhar, oiço as touches a bater, isto so até que o óleo aqueça uns 10/20°C. Tem dias e que se ouve bem, outros é muito ligeiro, e outros que não se ouve nada,se fizer num dia de manha, o carro pode arrefecer durante o dia que não volta a fazer (ou se faz é muito ligeiro e passa logo passado de 1/2 seg)

Quando ele chegou da Alemanha, fazia todos os dias de manhã (e só de manhã), decidi mudar-lhe o óleo(Castrol 5W30), nunca mais ouvi o barulho durante umas 2/3 semanas, a partir dai tem sido quando lhe apetece. O carro dorme todos os dias na garagem, é raro dormir na rua
Será que isto é um sinal da bomba de óleo a dar de si? Carro tem 140 mil km neste momento (confirmados (no livro de revisões)na Audi assim que chegou da Alemanha) , o óleo ja tem 4/5 mil km, mudo de 10 em 10 mil km
Ou simplesmente é normal destes motores?
Acho que nunca ouvi problemas nestes motores, sendo que são os mesmos que equipam as B8 :S

Ver se um destes dias faço um vídeo (é preciso que ele faça o barulho :p )

*A3 2.0TDI CR 140cv Motor CBAB

olha aqui a info que precisas lê todos os comentários,
eu tenho um 2.0 tdi de 2006 e nao sofre desse problema
http://www.audipt.com/f70/solu%E7%E3-para-problema-cronico-bomba-%F3leo-nos-2-0-tdi-128568/

- - - - - - - - - -

Vê o comentario 11 podes ter lá uma noticia feliz como eu ttive diz lá BMN para mim foi bom dizer isso, vê se a referencia do teu motor esta lá, se nao estiver perde amor a uns trocos
 
Esse tópico ja vi, nesse caso é relativo aos motores PD e não CR que é o que ando a procura...
Embora o problema seja o mesmo, mas "supostamente" o problema nos CR ja se encontra resolvido
 
Aqui está o vídeo, o óleo estava nos 30°C +/-
Passou a noite na rua, quando o pus a trabalhar estavam 7°...
Tambem ja lhe meti o aditivo para touches hidráulicas da liqui moly
O carro estava acelerado as 1000rpm (estava a carregar no pedal)

Quando o oleo chegou aos 40° o barulho ao relenti desapareceu, mas assim que acelerasse um bocado ouvia-se novamente, mas com o óleo totalmente quente não se houve nada..
Se deixar o carro a dormir na garagem...Não faz barulho ou faz muito pouco...
 
Last edited by a moderator:
tenho de passar no mecânico...
será mesmo as touches ou falta de pressão de óleo? (nunca acusou falta de pressão de oleo)
@pratinhol alguma "dica" ?

EDIT
Para mudar as tuches, não é preciso tirar a cabeça? é só a árvore de cames?
 
Last edited by a moderator:
Update
O carro la passou uma noite no mecânico para ele ouvir...quando o pusemos a trabalhar no outro dia de manhã...nem uma batida,

Mostrei lhe o vídeo, o mecânico disse-me que não era muito grave, que aguentava bem até mudar a distribuição (40 mil km)
 
Boas.
Não voltei a falar com ele sobre esse problema.
O problema mantém-se embora apareça com bem menos frequência,mas basta que fique numa descida , que assim que o motor arefece fica a fazer o barulho, chega a estar parado na garagem 3/4 semanas quando o meto a trabalhar, faz ali 1 2 segundos até carregar depois cala-se (o normal), outras vezes fica 1 semana encostado e quando se volta a por a trabalhar faz o barulho até o óleo aquecer os 15/20°.
Já fez 30 mil km's sem problema, se fosse um barulho constante era mais preocupante .
Qualquer dia tenho de lhe tirar o Carter ver como está o chupador da bomba de óleo, e aproveito e também troco o veio da bomba de óleo)
 
Ola boas tudo bem!?
Eu sofro desse mesmo problema que esta neste topico, chegou a alguma conclusão do que seria o problema!?
No meu caso eu ja mudeu as toches todas, já testei os injetores e estão bons, ja vi a bomba de óleo e o chupador mais o dito veio e esta novo tudo a funcionar nas devidas condições.
Após isso tudo o barrulho a frio mantem-se, umas vezes faz outras não faz, e quando faz o oleo aquecendo vai diminuindo até deixar de se ouvir por completo.
Se consiguiu solucionar esse problema agradecia que partilhase como. Obrigado
 
Como respondido por PM ao user.
Atualmente o carro tem 258 mil kms, comprado com 135 mil.

As tuches não foram mudadas, embora estivesse nos planos na altura da mudança da distribuição, não o fiz.

A unica coisa que fui fazendo ao longo dos anos foi mudar o oleo todos os anos, entre os 10 e 15 mil kms. Usar filtros e oleos de qualidade (Filtros Mahle, Purflux ou até mesmo originais nos ultimos kms), oleo da Castrol com a respetiva norma 507.00.

O problema ainda está presente, no entanto, é muito menos recorrente, sendo que as vezes passa semanas/meses sem o fazer.
 

Como respondido por PM ao user.
Atualmente o carro tem 258 mil kms, comprado com 135 mil.

As tuches não foram mudadas, embora estivesse nos planos na altura da mudança da distribuição, não o fiz.

A unica coisa que fui fazendo ao longo dos anos foi mudar o oleo todos os anos, entre os 10 e 15 mil kms. Usar filtros e oleos de qualidade (Filtros Mahle, Purflux ou até mesmo originais nos ultimos kms), oleo da Castrol com a respetiva norma 507.00.

O problema ainda está presente, no entanto, é muito menos recorrente, sendo que as vezes passa semanas/meses sem o fazer.
Eu agora a 1 semana fiz a revisão e user o motor clean da liqui molly e meti o óleo 4200 ll da liqui molly com a norma 507.00, e foi quando tbm baixei cárter para ver a bomba de óleo. Continua a fazer o mesmo barulho e lá está não tem uma sequência para acontecer, acontece quando lhe apetece, mais recorrente em manhãs frias, ou quando o carro fica ligeiramente inclinado parada durante algumas horas.

Vou andando e vou vendo a evolução desse sintoma. Obrigado amigo :)
 
Back
Top