1969 EFS 220M Casal 4V » O Restauro» Novidades pag 5

Re: 1969 EFS 220M Casal 4V » O Restauro» Novidades pag 1

Força nesse restauro. Eu sei bem o trabalho que isso dá, também já restaurei um Sachs V5.
Gastei umas boas massas sem contar com as horas de mão de obra que lá passei.
 
Re: 1969 EFS 220M Casal 4V » O Restauro» Novidades pag 1

Sim senhor grandes motas essas o meu avo tinha uma sachs de turbina e foi da laem troca por uma scooter que ate estava impecavel grande nabo
 
Re: 1969 EFS 220M Casal 4V » O Restauro» Novidades pag 1

Aí está ela sim senhor, faz as coisas da melhor maneira que no fim vai valer bem a pena.

É verdade que se gasta umas boas massas e depois nem se dá o devido uso, é daquelas coisas que ''vão para a prateleira'', mas vale a pena o dinheiro investido quando se gosta e dá valor a este tipo de coisas.

Uma pergunta, vais aproveitar os raios que vinham ou vais comprar novos? Se comprares novos tem cuidado com as curvaturas dos cubos, não sei se sabes mas são diferentes os cotovelos que encaixam no cubo.

Esses cubos vão ficar assim? :S

De resto desejo-te um óptimo restauro e faz as coisas com tempo, é daquelas coisas que mais vale perder 10 anos e ficar bem, do que fazer tudo num ano e depois arrependeres-te.

O mais difícil vai ser mesmo a cromagem........ difícil de pagar! :D

Espero que faças um óptimo restauro que a bicha merece, depois fazemos um pico na A29 :p
 
Re: 1969 EFS 220M Casal 4V » O Restauro» Novidades pag 1

Aí está ela sim senhor, faz as coisas da melhor maneira que no fim vai valer bem a pena.

É verdade que se gasta umas boas massas e depois nem se dá o devido uso, é daquelas coisas que ''vão para a prateleira'', mas vale a pena o dinheiro investido quando se gosta e dá valor a este tipo de coisas.

Uma pergunta, vais aproveitar os raios que vinham ou vais comprar novos? Se comprares novos tem cuidado com as curvaturas dos cubos, não sei se sabes mas são diferentes os cotovelos que encaixam no cubo.

Esses cubos vão ficar assim? :S

De resto desejo-te um óptimo restauro e faz as coisas com tempo, é daquelas coisas que mais vale perder 10 anos e ficar bem, do que fazer tudo num ano e depois arrependeres-te.

O mais difícil vai ser mesmo a cromagem........ difícil de pagar! :D

Espero que faças um óptimo restauro que a bicha merece, depois fazemos um pico na A29 :p


Realmente gasta-se umas massitas mas se fizermos bastantes coisas nós próprios e tivermos um ou outro amigo ou conhecido que nos faça uns favores reduzem se uns custos :p

Mas é mesmo pelo gosto de ter um clássico que signifique alguma coisa e restaurado peça por peça por nós próprios, porque é como dizes ... Depois usufrui-se pouco da maquina... Mas não faz mal. De verão dá para saborear umas voltas ao vento e com o bling todo a reluzir ;D

O trabalho dos cromados é a preparação para cromar. Tem de se limpar até ao metal e eliminar todas as picadelas de ferrugem senão em pouco tempo levanta tudo. Isso é que custa, porque quase só dá para lixar à mão por ser tudo tubular.

A cromagem vai ficar a cargo do tio de um amigo do meu irmão que tem uma fábrica de torneiras :p
Lá está o tráfico de influencias a funcionar :assobio:

Os cubos ainda ando a investigar se originalmente são assim baços ou mais polidos nesta motorizada. Mas ainda não sei.
Quanto aos raios eu tenho os de uma roda, mas vou meter todos novos. É uma coisa barata e não vale a pena perder tempo com aqueles. Isso da curvatura não sabia. Sei que existem diferentes diâmetros e comprimentos mas a curvatura pensei que fossem todos iguais.
Mas as rodas estou a pensar mandar raiar a um homem que tem uma oficina de relíquias destas, porque da ultima vez que troquei um cubo traseiro de uma pit bike que tive, perdi muitas horas e paciência a por aquilo a rolar bem centrado... No fim ficou bem, e ainda foi lavrar um bocado de mato antes de a vender, mas é mesmo muito trabalhoso para alguém sem experiência como eu.

Mas porque perguntas se vou deixar os cubos assim?

Estou ansioso por ir aos picos com os 5,2 cavalos do motor. :p:p:p:p
Acho que vou meter uns pedais auxiliares para as subidas ou então invento uma maneira de pôr a turbina a bufar para dentro da câmara :p


Abraço
 
Re: 1969 EFS 220M Casal 4V » O Restauro» Novidades pag 1

Quando perguntei se os cubos iam ficar assim, era pelo facto de estarem baços, devias mandar polir já que estás com a mão na massa...senão depois vais arrepender-te de certezinha. Andei também com esse dilema e desisti de os deixar assim....ja estão para polir à mais de 1 mes, ver se logo ja os apanho e depois mostro-te como ficaram ;)

Em relação aos raios tenta comprar originais (não é facil, nada mesmo)... se não conseguires depois avisa que passo na oficina onde arranjaram os meus a ver se te consigo ajudar.

Quanto aos cromados se não tiverem picadelas, passa palha de aço a ver se fica bom....se vires que mesmo assim não vao ao sitio mais vale juntares €€€€ e CROMAR de novo...é a minha modesta opinião se realmente queres um classico.

Logo se tiver um tempo tiro umas fotos dos raios para tentares perceber a diferença (pouca) mas que vai fazer toda a diferença para depois nao andares com as rodas enpenadas...também não sabia até ter ouvido alguém que sabe (not me :D)



EFS 220 Normal


efs220normal1969.jpg


__________________________________________________________________________________

EFS 220m Sport

efs220msport.jpg
 
Re: 1969 EFS 220M Casal 4V » O Restauro» Novidades pag 1

ahhhhh... e assim de repente tens o guarda-corrente incompleto, faltam-te 2 peças ;)
 
Re: 1969 EFS 220M Casal 4V » O Restauro» Novidades pag 1

Pois eu os cubos também gostava bem mais deles polidos....
Ainda não tinha visto fotos de motas novas a cores e realmente parecem polidos a brilhar, e vai ser isso que vou fazer.

Em relação aos raios, tenho os de origem de trás e vou falar com as pessoas que me arranjam peças para ver se arranjam iguais, senão vou te pedir o favor de falares com quem os arranjou a ti ;D

Eu sei que faltam peças no guarda corrente ;D
Mas alem da tampa de trás e do friso á volta falta chapa na parte de baixo, está em muito mau estado.

Ando á procura de um "novo" para lá. Só me falta isso para mandar tudo para a pintura.
A pintura é que não vai ser da exacta cor original. Vai ser um azul quase igual mas mais bonito ;D
É este azul... Acho que é praticamente igual ao azul da mota quando era nova, mas depois com anos perdeu o brilho. Com o verniz final da pintura deve ficar do género disto.
DSCF0229_177291746.jpg


E depois "Modelo de Luxo" vai ser pintado á mão com letras desenhadas por uma artista do pincel :assobio:

São as únicas coisas que não estou a pensar manter completamente original :confused:
Não sou daqueles mesmo mesmo mesmo puristas nos restauros....
 
Last edited:
Re: 1969 EFS 220M Casal 4V » O Restauro» Novidades pag 1

Acho que devias ser um purista no restauro, tenta manter ao máximo e arranjar tudo original, no fim vai-te saber muito bem teres conseguido manter um cangalho com tanto ano como ele realmente saiu de fábrica....com o tempo ganhas-lhe o gosto :p

A cor realmente não foge muito ao original e vai assentar muito bem com o branco do deposito.

São 72 raios, 36 de cada, da foto que aqui meto ( os dois da direita). Cuidado e se te vierem com a treta de que ''estes tb dão'' (o primeiro da esquerda) empurra para canto.

A diferença que te falei é o comprimento da cabeça do raio até a curva, é uma coisa mínima que no meio de tanto raio passa despercebido mas que faz a diferença ;)

p1100028b.jpg
 
Re: 1969 EFS 220M Casal 4V » O Restauro» Novidades pag 1

Muito bom amigo!! Continua 5 estrelas ate agora
 
Re: 1969 EFS 220M Casal 4V » O Restauro» Novidades pag 1

Muitos parabens pela paciencia e dedicação! ;)
Continuação de bom projecto e vai pondo fotos. Quero ver isso tudo montadinho como manda a lei!:twisted:
Abraço
 
Re: 1969 EFS 220M Casal 4V » O Restauro» Novidades pag 1

Acho que devias ser um purista no restauro, tenta manter ao máximo e arranjar tudo original, no fim vai-te saber muito bem teres conseguido manter um cangalho com tanto ano como ele realmente saiu de fábrica....com o tempo ganhas-lhe o gosto :p

A cor realmente não foge muito ao original e vai assentar muito bem com o branco do deposito.

São 72 raios, 36 de cada, da foto que aqui meto ( os dois da direita). Cuidado e se te vierem com a treta de que ''estes tb dão'' (o primeiro da esquerda) empurra para canto.

A diferença que te falei é o comprimento da cabeça do raio até a curva, é uma coisa mínima que no meio de tanto raio passa despercebido mas que faz a diferença ;)

p1100028b.jpg


Eh pah essa dos raios passava me compleeeeeeeeeeetamente ao lado :wow:

Deixa ver se percebi....
Os originais são os dois da direita e têm diferentes tamanhos da cabeça, e comprimento da cabeça á curva? Mas têm diâmetros iguais, e comprimento não è?
Mas quais são os da roda da frente e de trás?

Acho que provavelmente, vou seguir o teu conselho e manter o mais original possível, se bem que não sou daqueles puristas puros :p Mas realmente ouço o mesmo de todo o lado.
A única coisa mais difícil é pintar "Modelo de Luxo" nas tampas da caixa de ferramentas, mas isso mesmo depois de pronta é uma viagem a Águeda e meia duzia de telefonemas e desencanto um velhinho que pintava EFS's á muitos anos :p
Se calhar não é fácil mas é possivel.

Ando mesmo com muito gosto a restaurar a mota, e acho que cada peça restaurada que recebo de volta ou restauro eu cresce a vontade de ver o maquinão de volta á estrada.

Se calhar sou já expulso do forum :p:p:p

Mas fiquei muito mais "alegre" quando pus aquele motorzinho a trabalhar pela primeira vez ao fim de 20 e tal anos parado, do que quando comprei o meu A3 à 3 anos atrás. E queria muito comprar um A3.

E um GRANDE obrigado VIA3 pelas dicas, e a todo o pessoal pelos comentários :pray:
 
Re: 1969 EFS 220M Casal 4V » O Restauro» Novidades pag 1

Eh pah essa dos raios passava me compleeeeeeeeeeetamente ao lado :wow:

Deixa ver se percebi....
Os originais são os dois da direita e têm diferentes tamanhos da cabeça, e comprimento da cabeça á curva? Mas têm diâmetros iguais, e comprimento não è? (correcto)

Mas quais são os da roda da frente e de trás?

Cada roda leva 36 (18 de cada), daí os 72 totais


Acho que provavelmente, vou seguir o teu conselho e manter o mais original possível, se bem que não sou daqueles puristas puros :p Mas realmente ouço o mesmo de todo o lado.
A única coisa mais difícil é pintar "Modelo de Luxo" nas tampas da caixa de ferramentas, mas isso mesmo depois de pronta é uma viagem a Águeda e meia duzia de telefonemas e desencanto um velhinho que pintava EFS's á muitos anos :p
Se calhar não é fácil mas é possivel.

Ando mesmo com muito gosto a restaurar a mota, e acho que cada peça restaurada que recebo de volta ou restauro eu cresce a vontade de ver o maquinão de volta á estrada.

Comigo foi igual, a muito que queria fazer isto e um dia em conversa com o pc_winboard disse-lhe que ia desmanchar isto tudo mas, que para montar já não ia conseguir (está dificil é verdade :D) certo é que a seguir a esta tenho outra a minha espera, é realmente um ''gosto'' adquirido com a put@ de uma comedia que surgiu do nada

Se calhar sou já expulso do forum :p:p:p

Mas fiquei muito mais "alegre" quando pus aquele motorzinho a trabalhar pela primeira vez ao fim de 20 e tal anos parado, do que quando comprei o meu A3 à 3 anos atrás. E queria muito comprar um A3.

E um GRANDE obrigado VIA3 pelas dicas, e a todo o pessoal pelos comentários :pray:


Já agora, se reparares em tudo o que é peça tem gravado a designação EFS, cubos, manetes e até o proprio guiador entre muitas outras..
 
Re: 1969 EFS 220M Casal 4V » O Restauro» Novidades pag 1

Força com o restauro.

Em breve vou fazer o mesmo a uma EFS 220M Record vermelha de 1973.
 
Re: 1969 EFS 220M Casal 4V » O Restauro» Novidades pag 1

Parabens por esta iniciativa..., grande maquina á epoca...
 
Re: 1969 EFS 220M Casal 4V » O Restauro» Novidades pag 1

So vou comentar quando ver as fotos do restauro :D isto promete... boa sorte com a trabalheira, mas vai valer a pena ;)
 
Back
Top