1.9TDI 115cv ATJ (VW Passat)

Boas!
tenho um familiar com uma Passat 3B com um motor 1.9TDI 115Cv ATJ.
Há cerca de 2 anos/2 anos e meio o carro começou a aquecer, ganhava pressão e mandava a agua fora (dispara a válvula de pressão da tampa).
No inicio trocaram a tampa, ficou igual.
Avançaram com a abertura do motor, ai confirmou-se a junta queimada, arranjou-se tudo como manda a lei (Nunca oficina com certificado de qualidade aqui da zona(Em portugal), não um sapateiro da esquina), a cabeça e bloco foram rectificados (e testados supostamente), estava tudo bom, montou-se tudo com um kit de distribuição (Não cheguei a entender se no meio disto tudo levou uma bomba de agua se não, levou distribuição nova isso é certo)
Passado de pouco tempo, outra vez a mesma historia, la tiveram de levantar um bocado o tom de voz, mas la accionaram a garantia, e la arranjaram a coisa novamente.
Agora a cerca de 1 mes/ 2 meses, voltou a acontecer o mesmo, as vezes aquece e manda a agua toda fora, as vezes faz 200 km sem se queixar.
Foi a VW, na VW fizeram o teste de pressão, e confirmaram que há fuga pela junta da cabeça, e que a tampa não era a apropriada para aquele deposito (tampa vendida pela oficina que fez as reparações todas)

Alguém sabe se isto tudo pode dever-se a não terem trocado a bomba de agua? Será que o motor ATJ sofre do mesmo que o AJM das A4? (Juntas da concorrência da bronca)
A garantia, sendo que o carro ja foi arranjado uma vez na garantia, a garantia é valida a partir do dia da 1° reparação, ou são mais 2 anos a partir da 2° reparação?
Será que pode ser alguma fissura na cabeça?
E alguém sabe quais os motores compatíveis com o ATJ?

Cumps!
 
Boas!
tenho um familiar com uma Passat 3B com um motor 1.9TDI 115Cv ATJ.
Há cerca de 2 anos/2 anos e meio o carro começou a aquecer, ganhava pressão e mandava a agua fora (dispara a válvula de pressão da tampa).
No inicio trocaram a tampa, ficou igual.
Avançaram com a abertura do motor, ai confirmou-se a junta queimada, arranjou-se tudo como manda a lei (Nunca oficina com certificado de qualidade aqui da zona(Em portugal), não um sapateiro da esquina), a cabeça e bloco foram rectificados (e testados supostamente), estava tudo bom, montou-se tudo com um kit de distribuição (Não cheguei a entender se no meio disto tudo levou uma bomba de agua se não, levou distribuição nova isso é certo)
Passado de pouco tempo, outra vez a mesma historia, la tiveram de levantar um bocado o tom de voz, mas la accionaram a garantia, e la arranjaram a coisa novamente.
Agora a cerca de 1 mes/ 2 meses, voltou a acontecer o mesmo, as vezes aquece e manda a agua toda fora, as vezes faz 200 km sem se queixar.
Foi a VW, na VW fizeram o teste de pressão, e confirmaram que há fuga pela junta da cabeça, e que a tampa não era a apropriada para aquele deposito (tampa vendida pela oficina que fez as reparações todas)

Alguém sabe se isto tudo pode dever-se a não terem trocado a bomba de agua? Será que o motor ATJ sofre do mesmo que o AJM das A4? (Juntas da concorrência da bronca)
A garantia, sendo que o carro ja foi arranjado uma vez na garantia, a garantia é valida a partir do dia da 1° reparação, ou são mais 2 anos a partir da 2° reparação?
Será que pode ser alguma fissura na cabeça?
E alguém sabe quais os motores compatíveis com o ATJ?

Cumps!

Estou com problema do genero na minha A4 AJM, e como disse e bem, juntas e pernos da concorrencia da buraco.
A junta é muito diferente, tem canais obstruidos da agua, nada haver com a original, os pernos sao de uma liga diferente da original e quando estao sobre altas temperaturas dilatam e fazem com que a junta ceda.

Mas, antes de tudo isto, so por acaso alguem testou termosetato a ver se estava a abrir? Alguem tirou o radiador e foi a uma casa de reparaçao de radiadores para o abrir e ver se estava tapado pr dentro para fazer com que o carro aqueça e ganhe pressao?

Abraço
 
O termostato já foi trocado na 1ª ou 2ª abertura do motor, e pelos vistos a bomba de agua também foi testada e também está boa.
Se fosse o radiador entupido penso que ela não aguentasse tanto sem queimar a junta, e sem falar que o carro nunca levou água, não há motivo para o radiador ter entupido, mas vou lhe dizer para verificar, não custa nada.
Eu li o teu caso, e quando ele me explicou a coisa veio me logo o teu caso a cabeça, resta saber se a junta/pernos foram os originais
 
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O termostato já foi trocado na 1ª ou 2ª abertura do motor, e pelos vistos a bomba de agua também foi testada e também está boa.
Se fosse o radiador entupido penso que ela não aguentasse tanto sem queimar a junta, e sem falar que o carro nunca levou água, não há motivo para o radiador ter entupido, mas vou lhe dizer para verificar, não custa nada.
Eu li o teu caso, é quando ele me explicou a coisa vejo me logo o teu caso a cabeça, resta saber se a junta/pernos foram os originais
Não sei como é o vosso relacionamento com o mecânico, mas no meu caso, as intervenções que não sou eu a fazer, sou eu mesmo que compro o material, e opto sempre por material de origem, ou caso em alguma intervenção seja detetado mais algo a ser substituído, peço também para meterem material de origem..
 
Não sei como é o vosso relacionamento com o mecânico, mas no meu caso, as intervenções que não sou eu a fazer, sou eu mesmo que compro o material, e opto sempre por material de origem, ou caso em alguma intervenção seja detetado mais algo a ser substituído, peço também para meterem material de origem..
Ali eles entregaram o carro e eles é que compraram tudo, é uma oficina com certificado de qualidade, nunca ouvimos queixas de la, mas acredito que não tenham metido peças originais, pois quando os gajos da VW disseram que a tampa do vaso não era original nem a adequada para aquele deposito, é que ficamos a pensar se o resto de material era ou não original
 
Não sei como é o vosso relacionamento com o mecânico, mas no meu caso, as intervenções que não sou eu a fazer, sou eu mesmo que compro o material, e opto sempre por material de origem, ou caso em alguma intervenção seja detetado mais algo a ser substituído, peço também para meterem material de origem..

Eu por acaso ja comecei a fazer assim, um pessoa aprende com os erros.
Para aprender a levantar tem que se cair neh.
Mas agora como tambem ja trabalho na area meto-me a fazer as coisas, so nao mexo na distribuiçao e embraiagem, de resto sou eu que faço tudo na B5 e na Corsa da maria.

Agora com a situaçao de ter de levar outra junta, embora eu confie absolutamente na pessoa sou eu que vou comprar o material aos poucos na origem, assim a pancada nao é toda de uma vez, agora nao ta a fazer falta por isso tem tempo.

Abraço

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O termostato já foi trocado na 1ª ou 2ª abertura do motor, e pelos vistos a bomba de agua também foi testada e também está boa.
Se fosse o radiador entupido penso que ela não aguentasse tanto sem queimar a junta, e sem falar que o carro nunca levou água, não há motivo para o radiador ter entupido, mas vou lhe dizer para verificar, não custa nada.
Eu li o teu caso, e quando ele me explicou a coisa veio me logo o teu caso a cabeça, resta saber se a junta/pernos foram os originais

Pelo termoestato tambem nao era por aí que ia queimar, VW é no bloco não é na cabeça do motor...e o circuito faz automaticamente termocirculação, embora nao pareça mas faz muita diferença.
Podem nao acreditar mas ja me chegou um Golf 3 a oficina com termoestato empancado, ventoinha ligava so a primeira velocidade e a bomba de agua morta e o carro zero de aquecer, vinha de lisboa na auto pista nada. Mete-se tudo novo e la vai o homem outra vez. VW e basta!

Verifica isso porque como expliquei no meu caso, o meu colega meteu 3 vezes junta e pernos de marcas diferentes e deu tudo buraco...ele arrancava de casa, entrava na A4 em Sao martinho de Campo, saía em valongo e vinha e morria a junta, e nada de puxar. Até que foi a VW aqui em Penafiel e o gajo disse que enquanto nao mete-se tudo original que ia abrir o motor sempre que mete-se outro tipo de material, e assim foi, tudo original e um motor que era para ir para a sucata anda aí a fazer alto releiro com repro e tudo já e zero de problemas.

Abraço
 
Eu por acaso ja comecei a fazer assim, um pessoa aprende com os erros.
Para aprender a levantar tem que se cair neh.
Mas agora como tambem ja trabalho na area meto-me a fazer as coisas, so nao mexo na distribuiçao e embraiagem, de resto sou eu que faço tudo na B5 e na Corsa da maria.

Agora com a situaçao de ter de levar outra junta, embora eu confie absolutamente na pessoa sou eu que vou comprar o material aos poucos na origem, assim a pancada nao é toda de uma vez, agora nao ta a fazer falta por isso tem tempo.

Abraço

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Pelo termoestato tambem nao era por aí que ia queimar, VW é no bloco não é na cabeça do motor...e o circuito faz automaticamente termocirculação, embora nao pareça mas faz muita diferença.
Podem nao acreditar mas ja me chegou um Golf 3 a oficina com termoestato empancado, ventoinha ligava so a primeira velocidade e a bomba de agua morta e o carro zero de aquecer, vinha de lisboa na auto pista nada. Mete-se tudo novo e la vai o homem outra vez. VW e basta!

Verifica isso porque como expliquei no meu caso, o meu colega meteu 3 vezes junta e pernos de marcas diferentes e deu tudo buraco...ele arrancava de casa, entrava na A4 em Sao martinho de Campo, saía em valongo e vinha e morria a junta, e nada de puxar. Até que foi a VW aqui em Penafiel e o gajo disse que enquanto nao mete-se tudo original que ia abrir o motor sempre que mete-se outro tipo de material, e assim foi, tudo original e um motor que era para ir para a sucata anda aí a fazer alto releiro com repro e tudo já e zero de problemas.

Abraço
Vamos a ver, ja se foi falar com a oficina em questão, pelos vistos ainda está na garantia do 2° arranjo, ainda estão a ver se volta a ser arranjada-la ou se pedem o dinheiro e a vão mandar arranjar a VW.
 
A oficina que fez a reparação assumiu a responsabilidade, devolveu o dinheiro todo, agora segue para a VW para arranjar novamente :)
 
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