1.9 TDi Começou a gastar agua

Assim de repente o meu 1,9 tdi BKE com 180000kms começou a gastar agua, cerca de um litro cada 150Kms.

A parte intrigante.

Quando destapo o vaso expansor, com o motor quente, o nivel sobe, mas depois volta a descer (motor frio).

Sugestões?
 
Temperatura sempre normal (90º), não sobreaqueceu. Mas gasta agua, pelo menos não aparece em lado nenhum.
isso deve ser fuga algures, por vezes são em zonas quentes do motor, o que faz evaporar, o que dificulta encontrar a origem da fuga, com o motor quente e desligado, começa a verificar as falanges e uniões, também pode ser a bomba de agua..
 
Não tens o radiador todo maduro? Com fugas tão pequenas que te vai evaporando a agua?

Pressão no circuito? Podes ter pressão e em andamento o tampão do reservatório alivia e manda-te a agua fora e tu nem das por ela.

Como disse o vick_79 verifica uniões, todos os sítios que contenham abraçadeira, sensor de temperatura e bomba de agua.

Outra coisa, esse motor ja gasta radiador de EGR? É que tambem pode ser por aí, e entretanto essa colaça já sofreu.

Leva isso a um mecânico que eles metem pressão no circuito como disse o Pratinhol para averiguares bem a situação para não tirares conclusões precipitadas.

Abraço
 
Depois de muitos testes, pelo menos da junta da cabeça é.

O mecanico diz que é uma passagem muito pequena mas está lá.

Vamos ver se não aparece mais nada.
 
Já levou a cabeça retificada e junta nova, mas continua com passagem.

Só pode ser bloco ou cabeça com fissura.

Aceitam-se opiniões!
Mudar: bloco, ou cabeça, ou motor recondicionado ( 0 km's) ?
 
amigo... eu mudava de mecânico... ate porque quando se tem um problema desses, a cabeça tem de ser fasejada... e o bloco também.... depois leva junta nova e tem de ficar vedado...

porque para ser uma fissura dessas.... que grande trato levou esse motor... e mais.. a cabeça quando vai fasejar, é submetida a teste de vácuo... para ver se existem fugas...


portanto, ou montagem do mecânico mal feita ou trabalho da retificadora mal feito..
 
Boas a minha aconteceu o mesmo aos 190.ooo e tinha ar no circuito a frio era a junta da cabeca e foi cabeca faciada e posta em teste e ate agora esta empecavel nunca mais perdeu uma gota de agua boa sorte.
 
Ai jasus rapaz!!
Tu não foste a um mecânico, foste a um substituidor de peças!
Qualquer bloco ou colaça que vá a um torneiro mecânico para rectificar é submetido a teste como é possível?
Manda isso para a FAMOTOR que eles tratam do assunto.
Boa sorte nisso. ;)

Abraço
 
Motor novamente aberto e mais testes a cabeça e verificações.

Descobriu-se umas pequenas estaladelas no bloco junto a um canal de agua, mas aquilo mal se vê.

A hipótese de motor reconstruido ou motor usado ganha força. Vamos ver.
 
Já está a ser montado um motor usado com 80000Kms.

A opção foi por ser mais rapido. No motor reconstruido alem de levar mais tempo a chegar ainda tinha que devolver o meu motor.

Vamos ver como é que corre.
 
Agora começou a gastar agua de novo e a subir o nível de óleo.

Não aqueceu, (os tubos de agua do motor e o radiador não estavam demasiado quentes) a ventoinha com o carro ao ralanti parava rapidamente).
Fumo branco a sair pelo escape.

Poderá ser arrefecedor da EGR? (para a agua desaparecer e aparecer no escape)

Mas o que fará o nível de óleo subir? (assumindo que não é a junta da cabeça - novamente)
 
Back
Top