A6 Avant 1.9Tdi - Assobio em aceleração até às 3000 rpm

Tenho uma A6 Avant 1.9Tdi 130cv de 2003 e nos últimos tempos em aceleração dá para ouvir um assobiar, ou bufar, conforme lhe queiram chamar, que pára por volta das 3000 rpm e aqui não confundir com o barulho de "sirene" da geometria variável do turbo, que eu seu bem o que é.
A principio pensei que fosse da válvula EGR, porque estava muito suja, com fugas, e dava-me a sensação que o tal assobiar era proveniente desta zona, por esse facto acabei por substituí-la por uma nova da marca, mas não resolveu o problema. Neste momento só me ocorre que este barulho terá de ter como explicação da sua existência, uma fuga, mas onde?
Senão conseguir ajuda aqui no forum só me restará levá-la a uma oficina da marca, porque já tentei dois mecânicos experientes e nenhum deu com o gato.
Cumps
 
Last edited:
Boas neljoe, se fosse esse o problema "Polie/Rolamento/Correia do alternador", já eu o teria resolvido com sucesso, o barulho vem da zona junto à válvula da EGR (abaixo desta), não é contínuo, somente quando piso o acelerador e por breves segundos, Tanto é que depois desaparece. Em estrada apenas se nota, se pucharmos a 1ª e 2ª mudanças, mas é como digo, torna-se incomodativo.
 
Boas neljoe, se fosse esse o problema "Polie/Rolamento/Correia do alternador", já eu o teria resolvido com sucesso, o barulho vem da zona junto à válvula da EGR (abaixo desta), não é contínuo, somente quando piso o acelerador e por breves segundos, Tanto é que depois desaparece. Em estrada apenas se nota, se pucharmos a 1ª e 2ª mudanças, mas é como digo, torna-se incomodativo.

Tens catalizador?
 
quando trocaste a EGR colocaste juntas de escape novas? digo isto pq tenho uma situação idêntica na minha, após a troca do turbo onde voltei a colocar as juntas antigas. Já dei com a fuga, numa das juntas, e para resolver vou colocar juntas novas, que era o que devia ter feito de inicio.
 
Boas Ismas, sim tenho catalizador.

- - - - - - - - - -

Boas mndf, com a troca da EGR troquei todas as juntas e orringues, que fazem parte desta válvula, se a memória não me falha tem uma junta mais dois orringues, depois são os tubos de encaixe. Tive de trocar também um tubo da água, que estava vulcanizado noutro de metal, para ter acesso à EGR.
O assobiar, ou bufar, vem mesmo daquela zona, debaixo da EGR, agora resta saber que junta, ou tubo, estará a fazer a passagem, vou analisar com mais atenção, sobretudo a questão do catalizador, até porque hoje, apercebi-me que a quente quase não se ouve, mas basta deixar o motor uns minutos ao ralenti, arrancar em 1 e 2 velocidades e lá está novamente ela a fazer o barulho sensivelmente entre as 2200 e 3000 rpm, depois deixa de fazer, se apertar com ela também não faz.
 
Boas.
Já viste todos os tubos em redor? De borracha e afins?
Só para dar conhecimento de outra situação, em que o carro estava fazia também um barulho estranho semelhante ao que indicas. Tinha estado parado 3 meses. Levou um intercooler novo e manteve essa zoada durante uns minutos. Depois de ter enchido, certamente, essa zoada passou.
 
Last edited:
Boas Pedroo, como praticamente só uso a carrinha ao fim-de-semana, e este tem sido complicado ainda não deitei mãos há obra, mas até ao fim do mês terei que ter respostas para este assobiar em aceleração e não é do turbo, isso tenho eu a certeza, porque detesto andar com os carros fora do normal funcionamento. Irei verificar os tubos e tentar perceber se existem fugas, a última avaria que tive deste género, mas aí provocava a perda de potência, foi num dos tubos de borracha, revestidos a tecido, do turbo, não foi fácil, mas consegui lá chegar. Desta vez estou a perder a esperança, em última circunstância terei de ir à oficina da marca.
 
o meu desde que tirei o catalisador também faz um barulho esquisito mais ou menos nessa rotação, mas e so a frio . .a quente não faz. mas também basta parar uns minutos e ja volta a fazer, e um barulho metálico tipo a grilar. . . e desconfio que seja o escape mal apertado(down pipe) e antes de tirar o catalisador não fazia nada disso. .

ja agora quando solucionares o problema menciona aqui ;)
 
rafael e BrunoB6, obrigado pelas dicas... a descrição que o BrunoB6 fez é muito boa, porque são mesmos esses os sintomas, com a diferença que a minha ainda tem o catalizador. Vou começar a desmontar este fim-de-semana para ver o que se passa, como já disse não tenho tido muito tempo, mas fiquem descansados que eu darei respostas, até ao final deste mês, princípio do mês de Junho.
 
sim a mim disseram.me logo que poderia ser o flexível. . ;) mas foi coisa que ainda nao me debrucei a verificar :D
 
bem pessoal ainda nao resolvi o problema mas ja sei o que é. o que me deixou mais aliviado

com o carro a frio, peguei num ferro comprido e andei a mexer no flexivel. . e ao mexer nele o barulho que fazia as 1500rpm deixava de fazer. . ou seja flexível nas lonas

espero que o problema do rssilva seja o mesmo

abraço e espero ter ajudado
 
Back
Top