Reparação de fechos audi

Como muitos já sabem, é há vieram cá resolver comigo problemas de fechos KO das portas, problema crónico, venho dar aqui uma dica para os DIY.
O problema mais comum são os motores elétricos com resistência interna alta, ou com falha no funcionamento ou falta de força. Quem tem capacidade de reparar os motores, repara. Quem não tem, passa a ter outra opção que é comprar motores novos e substituir.
Aqui fica um link da fábrica que os fornece para as montadoras da polonia:
€ 10,51 | Motor 9t para volkswagen magotan superb, vw audi a6 a4 q5 b8 porsche cayenne central, motor de trava para porta, 12 dc, micro motor de escova de carbono
https://a.aliexpress.com/_mMwwha8
Neste caso será na audi para modelos como o 8p, 8v, b8, b9, q3, q5, etc... Os motores da versão C e D.
image;s=644x461
 
Bem,
calhou a mim, uma vez mais, o problema crónico na força destes pequenos motores.

Desta vez, abrindo-o, e limpando-o com spray WD40 (limpa contactos), resolveu-me o problema.
WD40-SPECIALIST-LIMPIA-CONTACTOS.png.webp

Mas se voltar a falhar, provavelmente vou mesmo optar com comprar esses motores que indicas @madlima29 .


Fica aqui uma foto do fecho aberto, para quem quiser se aventurar.
O processo é relativamente simples e até bastante rápido (diria que são precisos uns 15 minutos para desfardar a porta e desmontar o fecho):
fecho.jpg

O que andou a dar problemas foi o motor maior (o A do teu link). >>> CUIDADO - dependendo do fecho, podem usar o A e B.
Por acaso isto não se arranja por cá, em lojas nacionais? Tipo "castro electronica", "mauser" ou "aquario"? Deve ficar mais em conta que os 160€ que pedem numa oficina da Audi (fecho completo).
 
Last edited:
Atenção que deves passar lixa de água no rotor dos motores. Devem ser abertos.
Limpar sem abrir com spray resolve por pouco tempo.
 
boas tenho um leon 1p de 2008 em que ja reparei as 4 fechaduras sao iguais a essas,limpei a massa velha coloquei massa nova ja la vao uns anos nunca mais falharam,a quem diga que e os motores ,é assim as minhas estao a funcionar ja reparei mais algumas que estao a trabalhar nunca mexi em motores
tirem as conclusoes que quiserem
 
boas tenho um leon 1p de 2008 em que ja reparei as 4 fechaduras sao iguais a essas,limpei a massa velha coloquei massa nova ja la vao uns anos nunca mais falharam,a quem diga que e os motores ,é assim as minhas estao a funcionar ja reparei mais algumas que estao a trabalhar nunca mexi em motores
tirem as conclusoes que quiserem
São os motores quase sempre.
Conclusões, o próprio vagcom assim o diz, como também o multímetro quando medido a resistência interna de cada um deles. Basta limpar e ficam quase sempre novos. Nada inventado por esta altura do campeonato.
Isto não significa que não hajam casos diferentes e outros problemas que não os motores. Tudo depende de como é tratado o carro, se dorme na rua ou garagem, se vives no norte ou no sul.
Reparar um carro é uma coisa. Reparar dezenas e dezenas outra coisa.
 
@ricardo#18 Yep, é mesmo o que o @madlima29 diz.
Este último que reparei é a segunda intervenção que faço nele. A primeiro vez, em 2020 +/- também só o limpei, retirando a massa velha e lubrificando.

Desta vez, era mesmo o motor.
Até fiz o velho teste da pilha de 12v (não usei multímetro). Antes de limpar o motor, ele não funcionava com a pilha. Depois de limpar o motor, voltou a funcionar a todo o gás. Até podia ter feito um video, mas dado que já existem tantos no youtube, seria mais um...

Um exemplo entre muitos:

Se te voltar a falhar, já sabes o que fazer. :D
 
Back
Top