Audi A4 B8 CarPlay Retrofit e Bateria

Boas pessoal. Precisava mesmo da vossa ajuda, ando aqui com um problema na minha A4 Allroad B8 que não sei resolver.

Ha 1 ano e tal atrás comprei uma box retrofit para o meu MMI 3g low, aquilo foi plug and play e ficou a funcionar uma maravilha. Sempre que ligava o carro lá aparecia o logo daquilo e começava a funcionar.
Há cerca de 6 meses comecei a ter problemas com a bateria. Sempre a dar boost, achei que era a bateria que estava mal e troquei por uma nova. Tenho uma Varta nova e não me dura 3 dias. O mecânico confirmou que aquela peça consome 0,3amp de forma continuada e que me provoca o gasto da energia.

Aquilo ta ligado ao MMI. Pelas opções não chego lá de desligar a box quando retiro a chave.

A pergunta: há alguma maneira pelo Vagcom desligar forçado o MMI quando se retira a chave? De maneira a fazer tipo killswitch à box? Aquilo dá-me um jeitão dos diabos, um carro com CarPlay e todos os controlos a bombar like a charm é uma loucura.

Alguém no Porto que me pudesse ajudar nesta situação?

Grande abraço a todos!
 
Pelo que andei a ver poderá ser até de não ter sido codificada a nova bateria no vagcom. Alguém com skills para me conseguir ajudar?
 
Existe boxs para 3G basic, o problemas delas é que não funcionam a 100% no ecrã (resolução).

Do tempo que andei a investigar sobre isso, só as box tipo rsnav é que desligam ao fim de x tempo (e mesmo essa não desligava a 100%, havia um consumo residual em modo hibernado), pois pensava que o carro desligava o MMI ao fim de 15 ou 20 minutos. Por isso é bem provável que essas boxs dos chineses minem os carros (nunca me inspiraram confiança).
Por essas e por outras é que optei por fazer retrofit para o 3G+.

Em relação à bateria, existe tutoriais por aí a explicar como codificar para o carro. No youtube certamente encontrarás muita coisa.
 
Existe boxs para 3G basic, o problemas delas é que não funcionam a 100% no ecrã (resolução).

Do tempo que andei a investigar sobre isso, só as box tipo rsnav é que desligam ao fim de x tempo (e mesmo essa não desligava a 100%, havia um consumo residual em modo hibernado), pois pensava que o carro desligava o MMI ao fim de 15 ou 20 minutos. Por isso é bem provável que essas boxs dos chineses minem os carros (nunca me inspiraram confiança).
Por essas e por outras é que optei por fazer retrofit para o 3G+.

Em relação à bateria, existe tutoriais por aí a explicar como codificar para o carro. No youtube certamente encontrarás muita coisa.

Tal e qual. A resolução em baixo não é perfeita, fica um canto arredondado, mas as funcionalidades trabalham em pleno. O estranho é a bateria anterior ter durado tanto tempo sem qualquer problema… a solução que vou arranjando é manter a bateria num carregador com função de manutenção de carga durante a noite.

Logo vou tentar desbloquear o hidden green menu para mostrar a bateria e codificar a bateria com o VCDS (sabem qual o melhor tutorial?).

Postarei também um vídeo com o CarPlay a funcionar por wireless com todas as opções, é porreiro. Uma das coisas que também achei estranho é o cabo Lightning ter deixado de dar CarPlay com o iPhone 13 pro max, com o 11 e o 7 o CarPlay da apenas ligado - o que consumiria menos bateria pois não teria o Wi-Fi ligado.

Também perguntarei se a bateria que me colocaram da varta é a indicada - um dos tutoriais que vi logo nas primeiras cenas dizem que a bateria não era indicada (por ser líquida??).

Abraço.
 
activar e aceder ao menu verde tb é facil, mas para isso tens de primeiro activar a função no 5F, canal 6 (colocar valor 1).
depois com a combinação de teclas já consegues aceder ao menu verde.

mais uma vez, e tal como para a bateria, o que não faltam são tutoriais no youtube para fazer isso. Pesquisa por ti, para o teu caso em concreto pois as combinações variam de mmi para mmi....

nota - cuidado com as alterações que fazes, podes fazer asneira se não tiveres uma noção básica do que estás a fazer....
 
A bateria que foi colocada tem as mesmas características? Se sim a codificação não será a fonte do problema.
O indicador de bateria no MMI não é de fiar, as vezes pode dizer 100% e o carro já se ver à rasca para pegar (Aconteceu na minha A6)
Ainda por mais se o problema apareceu antes da troca da mesma.
Alimentação desse módulo vem directamente do MMI certo?
O teu módulo tem uns Dip switchs, estão bem configurados ?
O alternador foi verificado?
 
Alimentação desse módulo vem directamente do MMI certo? - no ideia, penso que sim, os cabos são comuns.

O teu módulo tem uns Dip switchs, estão bem configurados ? - estão como estão no fórum inglês que escrevi acima. Alguém descobriu que com aquela configuração funcionava no 3g low.

O alternador foi verificado? - também vi noutro local qualquer que podia ser um “ring” qualquer do alternador, mas a verdade é que a carrinha andando vai carregando. Vou comprar um carregador à norauto que também faz o check do alternador.
 
Dei um salto ao forum do rsnav e vejo por lá também imenso povo a queixar-se disso.
Recomendava-te falares com o teu vendedor para ver se ele tem sugestão.

Recomendo-te tb desligares essa caixa durante 1 dia pelo menos para confirmares que o problema vem da box.
Também vi malta a dizer que recomendam desconectar novamente a bateria durante uns minutos pois a caixa fica marada quando a bateria é trocada.
 
Mesmo limpando os erros no VCDS eles voltam a aparecer de novo. Há um erro qualquer, provavelmente da cablagem do MMI. Conhecem algum mecânico/eletricista que seja bom na zona do Porto que me possa ver o carro, que conheça bem estes audis?

https://ibb.co/PxrZT3C
PxrZT3C
 
Ficas com essa lista toda assim mesmo depois de limpar tudo?
Tenta andar uns dias com a box desligada, limpa os erros e volta a dar check.

não acredito que seja a cablagem, no início funcionou sem problema e agora começou a disparatar, acredito mais na box a passar se da cabeça tal como disse o blackibiza

Não perdes nada em ver o alternador
 
Sim, continua a dar erros. Sabes o meu receio, da última vez que tentei tirar a box fiquei com o MMI completamente preto, não ligava por nada… voltei a meter a box e aquilo voltou a dar… Nunca mais voltei a tentar. Amanhã tiro a box. Para já comprei este carregador adequado para este tipo de baterias e Start/stop e vou fazer manutenção à bateria. Na primeira tentativa de fazer um check ao alternador deu logo erro… quando sai da norauto há bocado fiz a experiência. A 20m do carro faço pesquisa de redes Wi-Fi e la está a rede da box. E o carro estava desligada há 30min.

https://www.norauto.pt/p/carregador-de-recuperacao-de-bateria-norauto-10a-12-24v-2222088.html?utm_medium=cpc&utm_source=google&utm_campaign=PT+-+Shopping+-+Google+-+Equipment+Comfort+(Smart)&utm_content=Groupe+d'annonces&utm_term=2222088&s_kwcid=AL!11721!3!411091001653!!!g!950596226119!&gclid=EAIaIQobChMI7c77iL3K9AIVDJBoCR3hTAkZEAQYAyABEgKwi_D_BwE&gclsrc=aw.ds

o QRcode da box remete-me para este ficheiro:
http://180.188.197.47/download1202/Ultron-Auto/User_Guide.pdf
 
Last edited:
quando sai da norauto há bocado fiz a experiência. A 20m do carro faço pesquisa de redes Wi-Fi e la está a rede da box. E o carro estava desligada há 30min.

30 minutos e ainda com sinal wifi? A box não está programada para ser desligada e está a drenar-te a bateria.
Não arranjas um manual disso em ingles? Fala com o teu vendedor... Eles costumam ter (ou ajudar).


Em relação aos erros, quem te montou a box? Foste tu?
É que todos aqueles erros não significa que os tenhas, significa que tens aí uns fios marados dos que liga o mmi ao climatronic (ou até mesmo à consola). Tu tens isso ligado correctamente? Não descravaste nenhum cabo do socket? Tens de colocar exactamente tudo como estava antes de teres colocado a box.
 
Back
Top