Oficinas "corruptas"

Depois de ter um problema na Feu Vert da expo e me dar ao trabalho de fazer umas pesquisas encontrei aqui alguma informação que achei interessante relativamente a muitas de oficinas que andam por ai e decidi partilhar aqui no grupo.

Aqui fica.


Pois bem. A Deco arranjou uns carritos á maneira e fez as seguintes alterações: em veículos a diesel desapertou o tubo que liga o turbo ao intercooler (tubo desapertado), nos de gasolina eliminou a folga da vela do 1º cilindro, para alem disso colocou um fusível fundido para que o motor do limpa pára-brisas não funciona-se.



Ora vamos lá ver como é que muitas das oficinas resolveram o problema



Desde já vos digo que os valores de oficina para oficina vão de 19 euros (aceitável) a 880 euros (uma maravilha)



A FEU VERT no Sintra retail park pediu 880 euros para reparar o turbo porque este tinha de ser substituído (era so apertar uma braçadeira!!)



A GAMOBAR (PEUGEOT) exigiu o pagamento de 617 euros por uma válvula egr, que tinha de ser substituída( eu dizia onde te punha a válvula)



A PRECISION (em Benfica) pedia 650 euros, (deveria ser para o jantar de natal na marisqueira do bairro)



A PRECISION (no Cacém) pediu 191 euros, usou o fusível suplente do cliente que tinha no carro e não o substituiu e afirmou ter reparado a cablagem do limpa vidros traseiro. Este serviço não foi feito nem era necessário, mas esta operação serviu para elevar o tempo de mão de obra



A MIDAS (CENTRO COMERCIAL COLOMBO) apresentou uma factura de 250 euros, substituição da bobine da ignição que na verdade, não estava avariada



A MIDAS (na av cidade do Porto em LISBOA) apesar de ter colocado o tubo no sitio, como aquilo era uma coisa pequena, aproveitou para fazer uma revisão ao carro, com mudança de óleo e filtro, bem como o filtro de ar, para alem do carro ter mudado o óleo á 2 meses e com 1.000km "MAS ALGUEM MANDOU FAZER UMA REVISÃO AO CARRO COM MUDANÇA DE OLEO, FILTRO E COMPANHIA??????????????)



A AUTO JAMOR (Carnaxide) substituiu também a bobine da ignição, que não estava avariada, cobraram 95 euros pela peça.



A BOSCH CAR SERVICE (amadora) e a PRECISION (Cacem) indicaram ter reparado os cabos do sistema eléctrico, quando, na prática, apenas substituíram o fusível. Na PRECISION serviu para justificar as mais de 3 horas de mão-de-obra cobradas.



A ROADY (Valongo) apresenta na factura um tubo de borracha, mas o mesmo não foi substituído. Mais: a nosso pedido, devolveram-nos um tubo que não pertencia á viatura, o que revela um comportamento inadmissível.



É lamentável que estas e outras oficinas tenham revelado uma atitude desonesta para com o consumidor.





Aqui ficam 8 dicas á prova de abusos



1º peça um orçamento escrito



2º Informe-se sobre o procedimento: qualquer reparação ou substituição não previstas só podem ser feitas com o seu consentimento



3º Quando for buscar o carro: verifique na presença de um técnico se existe algum problema na viatura visível, em caso afirmativo, peça a sua correção imediata, ANTES DE PAGAR.



4º Pergunte o que foi reparado: peça uma factura descriminada, serve como prova para poder reclamar



5º Quando há peças substituídas: o reparador tem de devolver as velhas ao cliente, se este as quiser.



6º Se detectar cobranças de peças não substituídas ou trabalhos não realizados, apresente queixa na ASAE(não vale a pena porque funciona mal) ou no livro de reclamações( é a mesma mer..).



7º Caso o problema se mantenha após a reparação, envie uma carta registada com aviso de recepção e exija a correcta reparação.



8º Em caso de conflito poderá sempre recorrer aos Julgados da paz a sua decisão é tão valida como a de um juiz num tribunal
 
Last edited:
Back
Top