CURIOSIDADES: sabias que... (ler 1° post)

Fica este tópico reservado a curiosidades sobre a marca e modelos.
Aqui podem postar truques, funcionalidades desconhecidas, etc...
Não comentem. Apenas escrevam começando por ''sabias que'' e coloquem a curiosidade
.











- - - - - - - - - -


Sabia que o motor 3.0 V6 BiTDI de 313 Cv, disponível nos modelos A6, A6 allroad e A7 Sportback, é sobrealimentado por dois turbos dispostos em série?
O mais potente 3.0 TDI debita 313 Cv e 650 Nm binário máximo. Com esta tecnologia associada ao motor 3.0 TDI V6, a Audi define novos padrões de prestações e de eficiência.

- - - - - - - - - -

Sabias que no A3 8p, sempre que circulam com luzes ligadas, assim como as de nevoeiro traseiros, sempre que travam, em vez de acenderem as 4 lâmpadas de stop, apenas ligam 1 de cada lado? Este sistema evita encandeamentos.
 
Last edited:
Sabias que na maioria dos 8p com o pacote confort, ao fazer marcha atrás com o ar condicionado em full auto, os condutos de entrada são fechados para que o sistema não aspire os gases da combustão para o interior????
Sabias também que com o pacote confort bem munido (geralmente equipado nas viaturas vendidas no plano de vendas nacionais alemãs) se o ar condicionado for a trabalhar para digamos 20º num dia de 40º, os vidros só descem ao 2º toque no botão?
Eu sabia umas poucas de curiosidades relativas ao pacote confort dos 8p, já que no meu era o único "extra" full full equipped que aquilo trazia...
Abr.
 
Já agora :p

Sabias que a tecnologia CRDI ou Common rail direct injection foi criada pela Fiat nos anos 90 e posteriormente cedida a bosch alemã, que a desenvolveu e patenteou !
 
Boas,

Em 2005, o A8 4.2 TDI era o carro de série com o motor a diesel mais potente do mercado, substituindo o anterior recordista o 4.0 TDI.

O motor 4.2 TDI tem apenas 520 mm de comprimento, e pesa apenas 255 kg, menos 15 kg que o 4.0 TDI
 
A Fiat criou muita tecnologia que depois patenteava barato, sobretudo no campo Agro-industrial. As outras marcas podiam comprar as patentes e continuar a partir daí. A partir de meados dos anos 90 começaram a abrir os olhos e hoje em dia não é fácil aceder a tecnologia deles. Também não têm grande coisa para revelar...
 
Tens razão...
Sabia que:
O grupo Vag não compra aço bruto ou outro metal a paises do 3º mundo, não por razões discriminatórias, mas simplesmente porque a qualidade não é suficiente...
O grupo Vag beneficiou do desinteresse da Bmw por motores gasolina turbo e da consequente patentação a baixo custo dessa tecnologia, tendo aproveitado e corrigido essa tecnologia para aplicar nos seus motores mais especiais e obtendo grande sucesso até aos dias de hoje?
 
Boas,

Em 1981 foi ao volante de um Audi Quattro que Michèle Mouton se tornou na primeira mulher a vencer uma prova do mundial de rallyes, o Rallye Sanremo
 
Last edited:
SABIAS QUE em caso de embate violento, os veículos do grupo vag estão programados para destrancar as portas e efectuar um corte de combustível?
 
Sabias que :

O logótipo de anéis interlaçados da Audi remonta a 1932 quando a Auto Union, a anterior empresa Audi, se fundiu com as fabricantes automóveis DKW, Horch e Wanderer. Cada um dos quatro anéis entrelaçados representa, portanto, cada uma dessas empresas, ligadas entre si como uma só.

O grupo Auto Union acabaria por se tornar na marca de carros Audi que hoje conhecemos em 1985, mas a empresa manteve os quatro anéis interlaçados como símbolo da marca.
 
Sabias que: Nos anos 80, quando o Audi Quattro S1 B(a besta do grupo B) foi desenvolvido, o turbo Borg-Warner de duplo caracol vinha com um defeito de fabrico que o fazia render mais 30% do que previsto, daí aquele silvar tão caracteristico que o Animal fazia. Ninguém quis corrigir o defeito, e é umas das primeiras patentes comprada pela Audi a empresas de fabrico de peças, independentes.

O mesmo Audi Quattro S1 foi banido das competições por um aspecto técnico na ordem dos 100 cc's de diferença, e por fazer em picos de pressão do dito turbo defeituoso de mais de 500cvs utéis...

Walter Rorhl disse em tempos que se a Audi arranjasse um maluco para o pilotar e se o ban fosse retirado, o resultado seria o mesmo, vitória atrás de vitória. O mesmo Walter rorhl que tinha medo de o conduzir e que ficava com dores lombares depois de cada prova, tamanho era o puxão que aquilo dava.

Em 1987, na famosa subida a pikes peak, o S1 que Walter Rorhl levou, supostamente, ia afinado para lá de tudo o que era tido como seguro, sensato, viavél, economico,nos tais mais de 500 cvs, tanto que o carro ficou sem combustivél 100 metros depois de passar a meta, quando manobrava para descer, teve que esperar pela gasosa para voltar para baixo...

Na primeira temporada que Michelle mouton correu no S1 acumulou mais de 119 minutos de bigode ao seu concorrente direto em toda a competição... E dizem que não era grande pilot"A"!!!

Muitas réplicas foram feitas pela própria Audi para sossegar fans, mas o S1 numero 1 e original está arrecadado num local que a Audi não revela...
 
Back
Top