Audi A1 1.6 TDI Sport

Ora venho aqui apresentar o DB do pequeno grande Audi.
É uma boa viatura mas a minha, em particular, causou algumas dores de cabeça, muito provavelmente por ser do MY original - 2011.

Assim sendo segue a configuração:

A1 1.6TDI Sport
Jantes de 16' 215/45
Branco Amalfi (não se paga, óptimo)
Estofos desportivos parcialmente em pele
Encosto de braço central
Suspensão desportiva
Farois bixenon com daylights Led e farois traseiros Led
Radio Concert Audi MMI
Pacote Connectividade (GPS+Bluetooth+segunda ranhura SD+Audi music interface)
Volante Multi Funções em couro audi exclusive
Computador de bordo completo com programa de eficiência
Cruise Control
Farois de nevoeiro
Alarme com protecção anti reboque
Sistema Carjacking da Inosat
Ar condicionado Automático
Pacote de luzes ambiente Led (obrigatório sob a pena de não ver um chavo)
Sensores de luz/chuva
Para-brisas atérmico e com faixa cinzenta de protecção solar
Sensores de parque traseiros, montados cá na oficina (custavam metade do que vir de fábrica e o material usado é exactamente o mesmo).

Mas como o pessoal quer é fotos aqui fica a primeira :D

img00009201103241624.jpg
 
O bicho conta com 42k e 2 anos e meio de idade.
Fica uma análise geral ao carrito após estes 2 anos de convivência diária.


Preço/Qualidade


A qualidade está claramente acima de todos os seus concorrentes directos em todos os sentidos. O problema é acertar nos extras correctos :D
A qualidade dos materiais, a pintura, o bater das portas, os vidros, os tecidos, os botões, os extras, os pormenores, etc fazem dele o melhor que há neste segmento e também no de cima. 2 anos depois ainda não se nota desgaste em nenhuma das componentes mencionadas.
O preço é claramente elevado, não vale o que pagamos por ele. Actualmente sei que baixou um pouco o seu valor pois outras ofertas do segmento C entraram a matar no mesmo price range, nomeadamente: o Golf, o novo A3 e o 116 ED.


Conforto


É um carro muito confortável do ponto de vista da ergonomia. Os comandos estão muito bem adaptados e os bancos são excelentes a nível de apoio. Não são todos os carros que consigo conduzir sem dores numa perna (uma lesão de vários anos a praticar desporto), e o A1 na sua combinação de posição dos pedais+posição do banco permite-me uma posição correcta e "pain free". A caixa é objectiva e as mudanças entram sem esforço. Os comandos do volante são muito pesados (qual Polo qual quê), pelo que o sexo feminino poderá não apreciar em cidade. Já em estrada este tacto mais pesado torna-se uma mais valia.
A embraiagem não é pesada, mas também não é do mais leve que se faz no mercado como nos veículos a gasolina. O pedal do travão, penso que por ser a versão sport, é pouco progressivo. A travagem não compromete. Cheio ou vazio quando é para travar é sem medos e não apresenta nenhum comportamento imprevisível. Pormenor interessante que descobri recentemente é que ele acende os 4 piscas automaticamente numa travagem de emergencia. Mas tem de ser com E capital, pois foi dos 100 aos 0. Em nenhuma outra situação esta pintelhice se sucedeu.


A pintura branca associada aos vidros atérmicos permite uma temperatura sempre controlada tanto de verão como de inverno. Não aquece nem arrefece tanto como outros carros que já possui.
O ar condicionado é muito forte mesmo, tanto para o frio como para o quente. É algo que aprecio, especialmente depois de já ter possuído um Renault onde o AC no verão tinha quase o mesmo efeito que uma ventoinha.


Tive de alterar a suspensão pois ao fazer diariamente a cidade de Lisboa era impossível tolerar aquela suspensão completamente desportiva, o que associada aos pneus de baixo perfil tornavam cada buraco/lomba numa autêntica batalha campal. Ficou mais tolerante às pequenas imperfeições mas continua um pouco rijo. Mais uma vez, e de forma semelhante aos comandos do volante, este facto traduz-se na dinâmica e assim passamos para o ponto seguinte.




Dinâmica


Aqui o A1 brilha. Supostamente tem a mesma base que o Ibiza. Mas depois de ter tido um e agora ter este garanto que não têm nada a ver. No Ibiza era difícil perceber o limite e sentiam-se as torções de chassi. Poderá ser da versão 5P versus 3P mas não é desculpa. O A1 parece um bloco super sólido. Tem um pisar que parece de um carro muito maior, tipo um Golf ou um A4. Os limites estão bem definidos e ele responde prontamente a toda a carga que lhe ponhamos em cima. Tem um curvar brilhante e elevada estabilidade a velocidades mais emocionadas. A traseira não é facilmente descolada. Exige realmente trabalho para a provocar.


Espaço


Há quem ache que seja pouco. Mas para mim e para a Maria chega perfeitamente. Não sou muito alto, mas mesmo os gajos altos (tipo o Nyxx) cabem lá à vontade. O espaço à frente é bastante desafogado. Nunca viajei atrás mas quem já lá foi não se queixou em 3000 km's. Serve perfeitamente para uma viagem de 2 casais durante 1 semana (claro que vai tudo muito bem racionado ;)).


Estética


2 anos depois continuo a achar este carro LINDO. É certo que não investi nos extras exteriores mas é um carro que provoca o fenómeno de head turning. Pessoalmente, sempre que chego ou saio do carro fico a admirá-lo como no primeiro dia. Para isso muito contribui a combinação de faróis de xenon+leds.
Mais bonito e agressivo que este apenas encontro o A3. De resto, e na minha opinião, não há mais nenhum com este nível de design.


Motor


Não sendo um rocket chega perfeitamente para o dia-a-dia e para o carro cheio. É agil apesar de um pouco amorfo na baixa rotação. Faz consumos realmente baixos se nos mantivermos abaixo dos 100 km/h, por volta dos 4l. A partir dai é sempre a subir.
Não tem a alma do 1.9TDI de 105 cavalos, mas quando é preciso esticar ele é bastante solicito. Tem força qb para fazer ultrapassagens seguras.
O cruise control neste carro influencia muito o consumo, pelo que a diferença entre ir a 120 / 140 acaba por ser pouco significativa.


E assim ficam umas impressões resumidas sobre o bicho.


Problemas/Resoluções


No entanto a mim calhou-me uma unidade "limão" (ou beta como diz o Nyxx) pelo que esta viatura me deu bastantes dores de cabeça até agora.
Vou deixar uma lista e as respectivas resoluções:


-Ruídos parasitas nos pilares A: Resolvido com a desmontagem e aplicação de "massa" nas colunas para que não vibrassem dentro do pilar;


-Ruídos parasitas vindos da mala: Cabos dos sensores arrumados à balda na "área técnica". Desmontou-se tudo e prenderam-se os cabos e ficou fino;


-Ruídos da tampa do apoio de braços: Resolvido com a substituição da tampa com forro de tecido pela tampa forrada em pele (paguei do meu bolso, não estava para me chatear);


-Chiar do volante a fazer manobras: Desmontou-se e a anilha do airbag teve de ser substituída. Ficou porreiro depois;


-O MMI de origem vinha com um problema no bluetooth que não conseguia manter a conexão activa com um telefone (estava sempre a cair): Foi substituído por outra unidade de comando e ficou arranjado;


-Mais tarde detectei distorção no som e o MMI foi substituído por outro. O problema manteve-se e a fábrica optou por uma versão de SW martelada. Deu barraca e ainda ficou pior. Pelo caminho deu um estalo nas colunas e o tweeter direito ficou a 95%. Levou o terceiro MMI com SW normal e substituiram a coluna errada (o woofer da porta ao invés do tweeter). Não fiquei satisfeito pelo que escalei isto para a casa mãe. Entretanto o A1 levou o quarto MMI, desta vez de outra versão diferente da sua data de fabrico. O problema do som ficou resolvido, ficou excelente nesse aspecto. No entanto perdi uma função, a de comando das luzes interiores ambientes, elas funcionam mas estão a meio gás. Não as posso desligar/aumentar/reduzir o brilho. Como o MMI não é da minha série e aquilo é tudo codificado em bits e bytes ainda não conseguiram descobrir qual o bite a codificar para activar o respectivo menu (mas está a ser tratado) mas o maior problema ficou resolvido.


-Recall da tampa de combustível que não fechava como deve ser;


-Recall dos autocolantes na mala junto aos faróis interiores porque a tinta começava a ficar desgastada;


-Problema com o start stop em que o sistema desligava o motor mas não o reiniciava (tinha de se ir à chave): Resolvido com a acção de chamada de reprogramação da ECU;


-Problema com os travões em que o pedal ficava rijo e o carro travava com "demasiada" força: A oficina detectou uma bomba de vácuo defeituosa e a mesma foi substituída. Já em casa eu revi o circuito todo e encontrei uma braçadeira que também estava a estrangular ligeiramente os tubos, saiu fora :D e reparei que os novos não a trazem;


-Ópticas de Xenon marcadas por dentro: Resolvido com ópticas novas;


-O líquido de refrigeração estava sempre abaixo do nível: O sistema foi todo rectificado;


-Cabo de escoamento de excesso de combustível "caiu" e andava à vontade a passear pela parte inferior do carro: na oficina lá o puseram de novo no sítio;


-Afamado chiar do banco do pendura: Resolvido com a carta que foi para a Alemanhã. Tiraram o banco fora e foi verificado que a espuma estava vidrada na zona de contacto com os apoios. Foi aplicado um spray e ficou normal.


-chave de ponta e mola deixou de abrir convenientemente (o Nyxx também passou pelo mesmo): Resolvido com uma chave nova.

Por resolver está:
-A coluna que está a 95% (encomendei uma pois estava farto de confusão), ficou por 20€;
-A reprogramação do MMI para ter o menu das luzes;




Não tem sido uma vida fácil para o pequeno grande Audi. Gosto imenso do carro mas se fosse hoje e tivesse os mesmos descontos, vinha o 116ED.
Amanhã deixo umas captações do bicho para colorir o tópico. Vai estar é sujo ;)


DSC00847.JPG
 
Boas amigo, bem vindo ;)
Tens ai um belo A1, muito bem equipado e com um motor porreiro. E em branco então... Parabéns ;)
Agora que venham mais fotos para o pessoal ver :D
Abraço!
 
Boas amigo, bem vindo ;)
Tens ai um belo A1, muito bem equipado e com um motor porreiro. E em branco então... Parabéns ;)
Agora que venham mais fotos para o pessoal ver :D
Abraço!

Obrigado.
Vou deixar mais umas agora.

- - - - - - - - - -

20130322_233601.jpg


20130322_233723.jpg


20130322_233758.jpg


20130322_233804.jpg


20130322_233834.jpg


- - - - - - - - - -

E mais algumas


DSC_0444.JPG


DSC_0481.JPG


DSC00796.JPG


DSC00854.JPG


DSC00816.JPG


DSC00841.JPG
 
Belo pequenino que aí tens, parabéns pela aquisição ;)
É pena os problemas que tiveste com ele, porque tanto quanto sei estes carros até sairam fiaveis e sem grandes problemas, mas lá está, há sempre "uma ovelha negra".
Boa sorte com o que vem para a frente e não penses em trocar por um 116ed que digo-te que vais sofrer uma desilusão grande!
 
Belo pequenino que aí tens, parabéns pela aquisição ;)
É pena os problemas que tiveste com ele, porque tanto quanto sei estes carros até sairam fiaveis e sem grandes problemas, mas lá está, há sempre "uma ovelha negra".
Boa sorte com o que vem para a frente e não penses em trocar por um 116ed que digo-te que vais sofrer uma desilusão grande!

Para já quero ver se continuo a resolver estes pequenos dissabores. Mas por mera curiosidade porque dizes isso do série 1?


Entretanto ficam mais uns registos da máquina

DSC00849.JPG


DSC00850.JPG


DSC00901.JPG
 
Tenho um empregado do meu pai que andava com ideias de ir comprar um e quando experimentou no caso o A3 SB 1.6 tdi diz que é muito superior ao 116ED, além de estéticamente muito mais bonito.
E já se vai ouvindo algumas anomalias em relação ao sistema biturbo entre outras coisas ;)
 
Mas o 116d só tem um turbo... por acaso já andei com os dois e achei-os equivalentes a nível geral. A nivel de agradabilidade prefero o motor BMW, é mais elástico e mais disponível. Muito embora os dois com Cx auto fiquem muito bons e ganhem outra alma.
 
Mas o 116d só tem um turbo... por acaso já andei com os dois e achei-os equivalentes a nível geral. A nivel de agradabilidade prefero o motor BMW, é mais elástico e mais disponível. Muito embora os dois com Cx auto fiquem muito bons e ganhem outra alma.
O modelo antigo tinha um turbo, mas o novo modelo 116ED é biturbo 1.6. E o motor 1.6 tdi apesar de ter menos 10 cv's é muito mais elástico, comparando claro ambos com caixa de 6 velocidades e não de 5. E mesmo na altura eu fui com ele fazer o teste drive aos dois e em termos de insonorização o audi é outra coisa, o motor é muito mais silencioso.
 
Não partilho da mesma opinião até porque à excepção do novo A3 penso que o único 1.6tdi com cx de 6 era o passat pelo que seria comparar alhos com bugalhos. E verifica lá bem porque o bloco 1.6 da bmw possui apenas 1 turbo ;)
 
Agora o golf, o leon, o a3 por aí fora já saem todos de caixa de 6 ;)
Tens razão eu estava a fazer confusão com a história do turbo mas a partir de agora todos os 1.6 saem de caixa de 6 logo não é confundir alhos com bugalhos, porque o A1 é da categoria do Mini e não do BMW 116ED
 
Agora o golf, o leon, o a3 por aí fora já saem todos de caixa de 6 ;)
Tens razão eu estava a fazer confusão com a história do turbo mas a partir de agora todos os 1.6 saem de caixa de 6 logo não é confundir alhos com bugalhos, porque o A1 é da categoria do Mini e não do BMW 116ED

Do Leon não posso falar, mas o Golf VII ainda vem com caixa de 5v e o motor desenvolve menos que o do série 1, assim como o do meu A1. Em adição, A1 não é da categoria do mini apesar de serem muitas vezes postos como concorrentes. O A1 é um segmento B enquanto que o Mini é segmento A ;) Quando falei de alhos com bugalhos foi no sentido que até agora os únicos 1.6TDI com cx de 6v foram o Passat, que é muito maior e pesado que o série 1 pelo que ai não faz mesmo sentido comparar. Do novo A3 ainda só andei com o 2.0TDI pelo que nem vou falar. :D
 
Ora então boas noites, trago boas notícias. Finalmente metî o VCDS a funcionar direito (formatar o PC em 32 bits, passar o bug do "no interface" da beta 12.10, pesquisar por codificações, etc). Fiquei um ás daquilo [:D]

Consegui portanto implementar algumas modificações:

-Faróis de nevoeiro com funcionalidade de corning. À semelhança de outros vags, isto permite acender o farol de nevoeiro correspondente à mudança de direcção do volante/piscas;
-Acendimento auto dos 4 piscas em caso de travagem de emergência (supostamente já esteve activado);
-Activação do green secret menu do MMI, onde dá acesso a alguma informação porreira do backstage do MMI;
-Activação do Hill Hold (a sério Audi??? 95€ por uma checkbox???);
-Activei o mirror dip do espelho direito para manobras de marcha-atrás;
-Brinquei um bocado com os parâmetros da direcção, não a consegui pôr tão leve como um Polo (apenas consegui meter mais pesado do que já estava) então deixei ficar;
-Activação do staging (ver vídeo):



[:p][:p][:p]


A faltar ainda fica adaptar a 100% os módulos electrónicos no rádio (preciso de comparar o código com outros A1's).
 
Last edited by a moderator:
Back
Top