Vibracao volante entre 100Km/h e 120Km/h

Boas.

Tenho um Problema no meu A3 2.0 TDI 140CV de 2010 com vibracao do volante , mas antes de la irmos, deixem me contar a historia dele. Quando o comprei nao detectei nenhum problema, ate que um dia (passado 1 ano talvez) verifiquei que o motor fazia um barulho estranho.
Ja tinha reparado que ja nao estava igual mas nao sabia que fazer, ate que comecei analisar e... nao tinha defeito registado na centralina, puxava mal,a embraiagem ja nao estava tensa ao encostar o pe no pedal, e fazia um ruido metalico tipo um bater... um martelar...
Apos muito tempo, descobri que o gasoleo que metia na repsol era de ma qualidade,pagando sempe o mais caro... mudei para a BP e levei mais a serio as regeneracoes.
Tive que substituir o sensor temperatura à entrada do filtro de particulas que penso estar relacionado. Melhorou efectivamente , mas ainda tenho um problema de vibracao que passo a explicar
- ao ralenti acelero em ponto morto, e entre as 1800Rpm e as 2200Rpm nota se uma vibracao anormal.
-em andamento nota se uma vibracao no volante entre os 100 e 120KM/h que coincide com essa rotacao ao ralenti.
-nao tem defeito na centralina
-este sintoma é aleatorio, ou seja, o carro nao esta 100% mas uns dias puxa melhor que outros e uns dias essa vibracao nota se mais que outros . Basta de manha o tempo estar mais fresco e humido e puxa muito bem e o pedal da embraiagem fica justinha (que nao consigo associar isto a nada), com o tempo quente puxa mal ....
Nao percebo muito de carros mas penso que tenho algum sensor no motor a fazer leituras erradas e provoca isto.
Podem ajudar me ou dar dicas para tentar diagnosticar o erro?
 
Last edited:
Boas colega,
Uma questão importante, com o estão os filtros de combustível e ar do motor? Visto que o combustível era de má qualidade, o filtro de combustível pode estar degradado e provocar esses sintomas.
Ajuda, igualmente, se fornece-se mais informações do carro, ano e motor!
 
Os filtros sao novos. Substitui o do gasoleo tambem e ainda faltavam uns 20000Km .
Peco desculpa.. tens razao. Audi a3 2.0 TDI 140CV de 2010
 
Last edited:
Robb, quando substitui o sensor de temperatura do filtro de particulas apareceu erro no painel. O sintoma visto com o vagcom era uma oscilacao entre a temperatura momentanea e um valor alto que nao consigo precisar .... mas tipo, variava entre 50°C e uns 1000°C( as vezes registava 600° e estava tudo bem) e por vezes nao acendia a luz apesar de degradado.
Daí eu acreditar que exista outro sensor a ler mal,alem de quando esta tempo humido ele puxa muito bem
 
O meu carro é sempre abastecido na repsol e por acaso meto sempre o mais caro e nunca tive problemas, mas...

A vibração pode ser transmissões, pneus partidos, jantes empenadas alguma coisa solta.

Sendo de Aveiro em que repsol abastecias?
 
Abastecia na Repsol junto ao mercado de santiago.
Acredita, ali nunca mais.... tinha um ibiza FR antes do Audi e o sintoma ja no seat era parecido... barulhos e desempenho do motor. So mais tarde associei. Agora que meto na BP junto ao pingo doce, nao tem nada a ver e meto o gasoleo simples.... sim pode ser isso mas nao sei porque,nao acho que seja dai. No entanto ate descobrir a causa todas as hipoteses sao plausiveis claro.
Tiago o teu carro tem ESP? Noto que quando desligo o ESP e o ligo novamente, depois o carro ja nao e o mesmo... no seat era igual. Notas alguma diferenca caso ja tenhas feito isso?
 
Last edited:
Por acaso nunca abasteci nessas bombas de Santiago, meto sempre na repsol junto à Jom ou na que vai para Azurva, nunca tive problemas.

Eu sou perito em volantes a tremer uma das vezes troquei as transmissões, outra eram os pneus, e agora sei que tenho 2 jantes empenadas, as famosas estradas de Aveiro......

Em relação ao ESP sim tenho, e das vezes que o desliguei acho que notei a carrinha mais "solta" com mais vontade de andar, ou é tudo ilusão.

Á uns tempos a trás um user daqui tambem andava com as vibrações no volante eram as jantes descalibradas.
 
Colega,
Experimente a fazer um diagnóstico mais profundo. Verifique os valores dos injetores, da massa de ar e das sondas de oxigênio do filtro de partículas.
Quanto à vibração em AE, experimente a ir numa mudança diferente a essa velocidade, assim tira as dúvidas se é do motor ou de outra coisa! ;)
 
Robb... a ideia de fazer um diagnostico mais profundo,analisando os valores é a minha principal ideia ... vou tentar mas nao e facil
 
Tiago,
Nunca coloquei nessas bombas.
Agora e para ja so meto na BP.
Para ja estou satisfeito...
So se encontram aldraboes..... se conseguisse provar que o gasoleo nao tinha qualidade ou era adulterado, tratava deles...
 
Last edited:
Back
Top