Será da bomba injectora? - [Resolvido]

Boas,

Tenho um audi 80 1.6 TD. Ultimamente custa-lhe mais a pegar em quente e quando pega larga muito fumo. Eu mesmo já andei a ver se descobria o problema, substitui o filtro do gasóleo, os tubos todos que ligam do filtro à bomba e limpei os tubos que veem do depósito de combustivel, para eliminar eventuais impurezas. A verdade é que depois disso, o problema matém-se e não sei o que fazer. Será da bomba que puxa o gasóleo do tanque para o filtro, que n esteja a funcionar bem em quente? Ou então a bomba injectora que já n esteja a funcionar a 100%, n sei. O carro tem agora 195 000 km e a bomba injectora "Bosch" foi reparada, se n me engano, aos 150 000 km ou por ai perto. Alguém me ajuda por favor.

PS: Os mecânicos convencionais são uns maçaricos. Na audi comem a pele e os ossos.
 
Last edited:
Re: Será da bomba injectora?

Boas,

Tenho um audi 80 1.6 TD. Ultimamente custa-lhe mais a pegar em quente e quando pega larga muito fumo. Eu mesmo já andei a ver se descobria o problema, substitui o filtro do gasóleo, os tubos todos que ligam do filtro à bomba e limpei os tubos que veem do depósito de combustivel, para eliminar eventuais impurezas. A verdade é que depois disso, o problema matém-se e não sei o que fazer. Será da bomba que puxa o gasóleo do tanque para o filtro, que n esteja a funcionar bem em quente? Ou então a bomba injectora que já n esteja a funcionar a 100%, n sei. O carro tem agora 195 000 km e a bomba injectora "Bosch" foi reparada, se n me engano, aos 150 000 km ou por ai perto. Alguém me ajuda por favor.

PS: Os mecânicos convencionais são uns maçaricos. Na audi comem a pele e os ossos.


Isso cheira-me a motor de arranque.. como dizes que custa a pegar a quente.
quanto ao fumo não faço ideia mas pode vir daí do esforço que faz o motor de arranque.
Contudo o primeiro problema de pegar é o motor de arranque muda as escovas e tal tens ai no forum a falar disso =)
cumpz,
 
Re: Será da bomba injectora?

Pois, mas se fosse do motor de arranque tb custava a pegar em frio, digo eu....o facto é que ele em frio pega bem. Ainda assim vou ver isso.

Obrigado pela dica...depois posto aqui se tiver algumas melhoras.

Abraço
 
Re: Será da bomba injectora?

De facto se fosse do motor de arranque sentir-se-ia o problema tanto a quente quanto a frio. Na minha humlide opinião, isso dá-me a sensação, que será de facto um "excesso" de gasóleo a ser injectado aquando do arranque do motor. E se quando o carro está frio não tem problema (sendo em certa medida até desejável) ... quando o carro já tem uma certa temperatura funciona como um "afogar".

Eu mandava verificar essa injecção ... só uma suposição
 
Re: Será da bomba injectora?

Boas,

Tenho um audi 80 1.6 TD. Ultimamente custa-lhe mais a pegar em quente e quando pega larga muito fumo. Eu mesmo já andei a ver se descobria o problema, substitui o filtro do gasóleo, os tubos todos que ligam do filtro à bomba e limpei os tubos que veem do depósito de combustivel, para eliminar eventuais impurezas. A verdade é que depois disso, o problema matém-se e não sei o que fazer. Será da bomba que puxa o gasóleo do tanque para o filtro, que n esteja a funcionar bem em quente? Ou então a bomba injectora que já n esteja a funcionar a 100%, n sei. O carro tem agora 195 000 km e a bomba injectora "Bosch" foi reparada, se n me engano, aos 150 000 km ou por ai perto. Alguém me ajuda por favor.

PS: Os mecânicos convencionais são uns maçaricos. Na audi comem a pele e os ossos.

Experimenta a arrefecer a bomba injectora ou a bomba de puxo por exemplo com agua mas so estes componentes,depois experimentas a dar ao arranque
 
Re: Será da bomba injectora?

Experimenta desligar a ficha da válvula de temperatura do motor,fica numa falange plástica na cabeça do motor e depois ve. O que é costume nesses motores é que quando o motor está quente deixa de ligar a resistencia não aquecendo as velas,se o motor estiver um pouco cansado esta falta é suficiente para custar a pegar se desligares a valvula de temperatura ele deixa de saber a temperatura e liga sempre a resistencia
 
Re: Será da bomba injectora?

Experimenta desligar a ficha da válvula de temperatura do motor,fica numa falange plástica na cabeça do motor e depois ve. O que é costume nesses motores é que quando o motor está quente deixa de ligar a resistencia não aquecendo as velas,se o motor estiver um pouco cansado esta falta é suficiente para custar a pegar se desligares a valvula de temperatura ele deixa de saber a temperatura e liga sempre a resistencia

Funciona exactamente assim, correcto. O problema parece estar ai, mas n sei se será só isso. Vejamos, desliguei a tal válvula de temperatura que se encontra na cabeça do motor e as resistências passam a ligar "sempre" e o carro assim pega logo, parece um relógio suiço. Ainda assim, substitui a tal válvula por uma nova e experimentei ligá-la novamente. Conclusão, puxei bem pelo carro até ficar bem quente e notei que das primeiras vezes e já com a válvula nova no sitio e ligada o carro até pegava melhor, mas depois voltou ao mesmo e voltei a desligar-lhe a válvula.

A minha pergunta é se não terá nenhum inconveniente essa válvula andar desligada, mas á partida o problema parece vir daí.

Cumprimentos,
Flavius
 
Re: Será da bomba injectora?

O unico inconveniente é teres de esperar mais um pouco para o por a trabalhar em quente,de resto não há problemas conheço bastantes motores desses que andam assim há anos
 
Re: Será da bomba injectora?

O unico inconveniente é teres de esperar mais um pouco para o por a trabalhar em quente,de resto não há problemas conheço bastantes motores desses que andam assim há anos

Porreiro, então vai andar assim mesmo. Também não me parece haver nenhum inconveniente nisso. A única cena é que pode reduzir o tempo de vida das velas, mas interessa é o carro pegar bem.

Obrigado Masc e aos restantes que se deram ao trabalho de colaborar neste problema.

Cumprimentos a todos.:)
 
Re: Será da bomba injectora?

Porreiro, então vai andar assim mesmo. Também não me parece haver nenhum inconveniente nisso. A única cena é que pode reduzir o tempo de vida das velas, mas interessa é o carro pegar bem.

Obrigado Masc e aos restantes que se deram ao trabalho de colaborar neste problema.

Cumprimentos a todos.:)
De nada,o que importa é ajudar.
Vais ver com a continuação e o hábito até te vais habituar á resistencia aquecer sempre,existem bastantes carros diesel que ligam sempre a resistencia estejam quentes ou frios e já vem assim de fabrica e nem por isso as velas queimam em pouco tempo.
De qualquer forma podes sempre experimentar com o motor já quente não esperar que a luz da resistencia se apague,ligas a ignição a luz acende esperas um pouco e dás ao arranque mesmo estando a luz ainda acesa se assim já pegar bem passas a não deixar apagar a luz quando o motor já está quente
 
Re: Será da bomba injectora?

boa noite --- será que me podem dizer quakl é essa ficha numa A6 de 99 ... tipo uma foto ou qq coisa...
e desta forma não se deixa de ter informação da temp. fo motor ?
Gracias
 
Last edited:
Back
Top