Quem sabe o que é Valve for Intake Manifold Flap (N239)

Boas.
Surgiu-me um problema com o motor. Desliga em andamento.
É uma B6 de 2004 1.9 de 130cv.
Liguei o Vag e dá-me o seguinte erro.

Address 01: Engine Labels: 038-906-019-AVF.lbl
Part No: 038 906 019 LJ
Component: 1,9l R4 EDC G000SG 5934
Coding: 00002
Shop #: WSC 63251
WAUZZZ8E94A281777 AUZ6Z0D0124949
1 Fault Found
19561 - Valve for Intake Manifold Flap (N239): Open or Short to Ground
P3105 - 35-10 - - - Intermittent
Readiness: 0 0 0 0 1
-------------------------------------------------------------------------------

Alguém tem conhecimento da matéria?
Agradeço qualquer ajuda.
 
Last edited:
19561/P3105/012549

From Ross-Tech Wiki


Jump to: navigation, search
Contents

[hide]
19561/P3105/012549 - Valve for Intake Manifold Flap (N239): Open or Short to Ground

Possible Symptoms

  • Engines shakes at shutdown
Possible Causes

  • Wiring Open Circuit or Short to Ground
  • Valve for Intake Manifold Flap (N239) faulty
Possible Solutions

  • Check Wiring for Open Circuit or Short to Ground
  • Check Valve for Intake Manifold Flap (N239) > Output Test
http://wiki.ross-tech.com/wiki/index.php/Category:Fault_Codes


Espero que ajude, mas vais ter de fazer um este fisico com o Vag-Com
 
isso é uma valvula paquenina que tá por cima do colector de admissão, e que liga a uma peça que está na EGR. Essa peça é tipo uma borboleta, que corta o ar ao motor, e ajuda a desligar o carro...

Se desligares a ficha dessa valvula e o problema for dai, ele nao vai desligar mais em andamento, pode é tremer um pouco ao quereres desligar o carro, pois assim so irá cortar o gasoleo sem cortar o ar tambem...
Mas nesse caso já ficas a saber que o problema é dessa valvula...
 
Quero agradecer aos 2 pela vossa ajuda. Realmente já tinha encontrado a mesma matéria num tópico de 2007, mas não encontrei solução e como já tinha uns anos não quis desenterrar e abri novo tópico.
Eu fiz uns testes com a tal borboleta, mas fazia exactamente o mesmo. Então como estava na altura de trocar o óleo e as pastilhas e ver um pingo que começou a aparecer no chão levei à Audi.
Conclusão: O problema está resolvido e nem levou peça nenhuma. Segundo o que me foi explicado era um cabo qualquer que ia à linha de escape que partiu. (Devia fazer mau contacto e fechava a borboleta, não sei...)
Tanto que na factura a única coisa que consta além do óleo, filtro e pastilhas é uma braçadeira de 22centimos e um tubo 10,15€ com o código VWN 020 353 27.
Pronto, fica uma possível resolução do problema para quem aparecer o mesmo erro.

Pior é o tal pingo que aparecia (que nada tem a ver com o problema deste tópico). Só resolve substituindo a coluna de direcção (744€+Iva+M.O.). Por enquanto, e como disse o mecânico, é ir deixando pingar e ter atenção ao nível de óleo da direcção. Quando pingar muito... há que abrir a carteira.
 
Valve= valvula
Intake = entrada de ar
Manifold = Tubo
flap = Aba

Valve for intake manifold flap = Valvula da Aba do tubo de entrada de ar... Essa Aba é o tal disco (ou borboleta) que tapa o ar da admissão para ajudar o motor a ir a baixo...

Acho esquisito ser algo a ver com o escape mas pronto...
 
Sim, eu também achei estranho ter à ver com o escape, mas o facto é que já tinha desligado essa válvula para ela não actuar e manter-se aberta, até a bloqueei fisicamente para ela não actuar e fazia sempre o mesmo. E eles resolveram-me o problema sem por válvula nenhuma. Também acho estranho, mas não tenho razão para duvidar do que eles disseram.
Só não sei também que cabo era. Acho que o meu ainda não tem FAP.
 
Desculpem o dessenterranço, tenho um amigo meu que tem esse erro, só que é numa Ibiza 6k2 vp90, alguem sabe se é a mesma coisa que o PD aqui do tópico?

Obrigado!
 
O carro treme ao desligar o motor? Em relação à tua questão, se o erro é o mesmo então trata se da mesma solenoide...
 
Back
Top