Passat B5 (3B/3BG) Passat 3B 1.9 TDI 110cv

Bem, após algum tempo a analisar as fotos que fui tirando ao quadrante e os talões de combustível, cheguei a uma conclusão, ou melhor, a várias, mas nem todas satisfatórias...
Falta-me estimar algumas distâncias para calcular a média na ida, mas posso sempre fazer a média entre o atestanço no País Basco e o atestanço no dia antes de vir embora (correspondente aos últimos cerca de 450km da viagem para lá e ainda muitas voltinhas por lá), assim como a média entre esse depósito e o seguinte (já em Vidago). A média desse segundo depósito, que corresponde a uns kms feitos no dia antes de vir e à viagem de volta quase toda, num total de 1060km, é de 5,69L/100km.
Ora, sem CC, com a mala carregada q.b. e algum trânsito de "gramar pastilha" perto de uma ou outra portagem, acho que nem está muito má a média, apesar de que confesso que estava esperançoso numa média melhor um pouco por ter vindo mais ou menos a cumprir os limites de velocidade.

Ainda ando a tentar ter tempo para as fotos, assim como a fazer uma pequena selecção. Já reduzi a 70 as candidatas a publicação. :mrgreen: Mas directamente relacionadas com a viagem e o carro são uma parte destas. ;)
 
Umas compras antes da viagem.
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Vaso e tampão no sítio.
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O porquê de eu andar com a lâmpada do médio esquerdo fora do seu lugar.
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Tinha esta anilha partida. Foi feita uma nova em chapa.

Também foram para o sítio estas tampas que tinha comprado há meses numa sucata.
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Do resto (aquela revisão feita uma semana antes da partida) não tenho fotos pois deixei o carro e fui buscá-lo pronto.

Vou deixar algumas fotos da viagem e tentar ser selectivo e poupado nos comentários. O:)
 
Vou colocar uma selecção da pré-selecção de fotos, na sequência com que foram tiradas. Assim dá para ter uma ideia da viagem, apesar de que realmente se trata de um resumo com alguns destaques.

Viagem Ponte de Lima -> Toulouse
Primeira foto que tenho do quadrante, mas nem sei onde foi tirada... Serve apenas como referência para as seguintes fotos do quadrante.
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O tomtom a cargo da co-piloto. O:)
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Em Território espanhol, o GPS do MFD ainda ia dando sinais de vida.
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Condições "inconscientes" da utilização do climatronic...
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A viagem para lá foi feita com 3 adultos (um atrás no lugar central...) e as 2 miúdas, e o carro com a carga que se pode ver.
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O mais estranho era sempre que usava oi retrovisor tinha lá uma cabeça mesmo no meio. ](*,)

Paragem para almoço (não me perguntem onde). :snack
Já sem redbull no "refrescador" do porta-luvas, mas ainda com uma frente apresentável.
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Pode-se ver melhor aqui o efeito "rebaixante" da carga.
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Imagino como deveria ficar comnosco lá dentro. Isto explica em parte o comportamento dos amortecedores.

Túneis ao atravessar os Pirinéus.
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Gostava de ter uma foto do tecto em rocha nua de alguns dos túneis.
As fotos do quadrante na ida são pouco relevantes por não ter levado o contador parcial a zero...
Mas esta está no mei das fotos dos túneis, portanto ainda pelos Pirinéus.
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Está ao lado desta.
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Quando tierei esta foto foi no local onde estava um mini-bus português totalmente vandalizado e "despido" do que era possível despir (não tirei fotos, mas era azul e creio que Mercedes, mas faltavam-lhe todas as partes desmontáveis da frente...).
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Esta paragem foi por indisposição deas miúdas, uma por ter sono e estar transpirada nas costas e outra porque viu um desenho animado com "muitos monstros maus" no leitor de dvd. #-o

Aqui uma última paragem para merendar, onde estava o pessoal de outro 3B a fazer o mesmo.
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Depois foi sempre a andar até chegar e nem houve mais fotos. De salientar que o último trecho de AE tem mais de 300km. :shock:

Chegados ao destino.
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Cá está uma foto tirada à chegada, mas como o contador parcial não foi a zero, o melhor que posso fazer é retirar 1130km e estimar assim o valor que lá devia estar inicialmente.
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A ventosa do tomtom sofreu um "acidente ao ser tirada do para-brisas pela maria...
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Já tenho em casa uma que comprei usada, com unfifnito mais uso que esta tinha...

E aqui o teleatlas ibérico de nada servia mesmo.
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Durante a estadia

Já que a piscina estava neste estado:
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E o clima não convidava e demolhar o corpo na suplente.
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Puz-me a fazer experiências com uma coisa que vi na garagem. 8)
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Já viram estas mini-colas, ideais para as cubas libres? O:)
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Entretanto uma visita de um familiar com um carro que analisei comprar-lhe há uns anos, mas sendo de matrícula andorrana, só a legalização ficava por volta de 12 mil euros. ](*,)
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Este belo exemplar contava na altura com estes kms reais e assistido na marca.
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Trata-se de um dos últimos VP110, de 99. Versão trendline, salvo o erro. Tem bancos iguais aos que apliquei e aquelas aplicações metálicas nos puxadores e consola.
Está agora por terras lusas também.

As estações de rádio por lá memorizadas.
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Depois espero lemrar-me porque tirei esta foto ao quadrante...
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O novo suporte do tomtom...
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African Safari (estava melhor em 2009).
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Cortinas temporariamente off.
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Estes é que precisavam de umas cortinas. :devil:
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E aqui só falta a nota de dólar para recirar a capa do álbum "Never Mind" dos Nirvana.
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Bem, no dia seguinte fomos a um parque temático com o nome de Walibi.
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Alojei a foto com mais definição também para os curiosos espreitarem no photobucket. ;)
Aqui apanharam-me facilmente.
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Já aqui não. =;
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Havia lá uma montanha russa bem menor fechada por motivos de segurança (tinha ocorrido um acidente há tempos...).

Penso que estas fotos foram tiradas antes e depois de ir ao parque. Aliás, a segunda foi no dia seguinte, quando fui atestar o carro a uns 3,5km de onde me encontrava. Este já foi o combustível que nos trouxe até Vidago.
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Mas não tenho a certeza... Devia ter descarregado para o portátil e documentado na altura.

Segue-se a viagem de regresso. =P~
 
Viagem Toulouse -> Ponte de Lima

Agora com um GPS marca "emprestaíquedepoisdevolvo". O:)
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É que o tomtom orientou-me por lá (quase) perfeitamente até ao dia entes de eu regressar.
Depois queimou-se o cartão quando ia fazer compras para a viagem ao final do dia anterior à partida... #-o

Já na primeira paragem para merendar.
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Não tenho a certeza de a foto do quadrante corresponder, mas posso tirar a dúvida com a original no meu portátil.

Carga muito semelhante. Deixei um adulto, mas trouxe umas compritas e ofertas.
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Para grande susto, a 15km da portagem de Andaya, eis que deparamos com trânsito parado. :o
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Mas afinal depois abriu e apenas a 2 km voltamos a apanhar fila.
Aqui já com a portagem à vista.
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Reparem de quem é a Megane à esquerda. 8)

Creio que esta foi a altura da paragem para almoço.
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Onde havia um posto de combustível à pinha.
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A A4 em frente era portuguesa.

Não tenho fotos da paragem no meio dos Pirinéus para limpeza necessária depois de uma miúda se ter sentido mal logo após umas 3 curvas fechadas...

Ora bem, depois conduzi um período de tempo maior e só voltei a tirar fotos já em ou perto de Portugal.

A altura em que me apitou a reserva.
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Quando atestei em Vidago, após um ligeiro stress por o trecho de estrada onde ia não aparecer no GPS e não saber onde teria um posto de abastecimento. #-o
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Finalmente já à porta da garagem.
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E fica uma dica sobre a aplicação futura dos leds que estavam montados na frente do carro. 8)
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Já estão ligados e funcionais, falta apenas apurar a localização e forma de fixação.

A viagem para cá demorou o mesmo tempo, ou seja, muito à volta das 11h. Isto com 2 paragens mais curtas para merendas, uma mais longa para almoço e ainda uma por uma miúda se ter sentido mal.

Como disse antes, vim muito atento aos liites de velocidade.

Apercebi-me que, de longe, os emigrantes suíços são os que mais broa dão por aí fora, ignorando limites de velocidade, radares fixos, etc...
Também são os que mais se vê enconstados de capot aberto...

Já nas subidas a caminho de Chaves vi um BMW à caça dos aceleras e o meu carro fez-me um safe após uma lacada mesmo à entrada de um túnel (que logo corrigi, desligando e ligando o motor assim que fosse seguro). Suponho que deva ter sido devido a um desvio de pressão pois foi esse o erro queacusou quando me fez o mesmo há uns 2 anos atrás.

Curiosamente, cheguei mais cansado nesta viagem de regresso do que na da ida. Talvez as temperaturas a ultrapassar os 35ºC que por cá encontrei tivessem contribuído. :D

Depois analiso o texto e fotos para ver se tem incoerências entre fotos e cronologia da viagem.

Fica o relato. Espero que gostem. ;)
 
Não há novidades de maior. Os leds frontais foram despromovidos a iluminação interior da mala e finalmente deitei mão à obra para aplicar os fixadores originais dos tapetes.

Aqui fica o procedimento que fiz.

Peço desde já desculpa pela qualidade das fotos, mas apesar da ideia do DIY estar há muito em mente, o trabalho em si foi decidido no momento e usei o que tinha á mão, ou seja, um telemóvel antigo com câmera VGA... #-o
Mas dá para entender.

Material:
- Kit de fixadores de tapetes original (coloco part-number brevemente) - 3D0 898 501 B41 (acho que é isto pois tem também um LS Nr.).

Ferramenta:
- algo para marcar o furo (eu usei uma tesoura convencional, mas uma sovela seria o mais indicado).
- Uma faca com lâmina larga.

Kit de fixadores:
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Marcação dos furos.
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É simples através de tacto localizar os pontos de fixação na alcatifa.
Convém colocar os tapetes na posição correcta antes de marcar o furo e fazer um furo de cada vez, de forma a ser possível fazer ajustes caso algum fique mais descentrado ao alargar o buraco para os ilhós/fixadores.

Alargamento do furo.
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Uma dica: Não usem facas de lâmina serrilhada pois o furo fica mais irregular. 8)
A meio do trabalho troquei para uma faca afiada sem serrilha.

Estas duas peças conctituem um fixador.
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Fica a que não tem inscrições virada para cima e a outra para baixo (logicamente).

Furo já com diâmetro suficiente.
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Não parece, mas convém que fique justo (ver foto seguinte).

Colocação da metade com o encajie mais largo (xterno) no furo.
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Como podem ver, foi simples "atacar" os bordos do furo á volta do ilhó usando as costas da lâmina de uma faca (com a peça e o tapete sobre uma superfície plana e dura).

Colocação da outra metade do fixador.
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Basta encaixar e fazer pressão distribuída a toda a volta o melhor possível.

Aspecto final. Parte superior (visível no lugar).
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Parte inferior.
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Dá a impressão de ter uma peça por dentro, mas não, a peça inferior é que entra dentro da superior. Aquela espécie de anilha que se vê ao centro faz parte da própria metade inferior.

Resultado final.
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Colocados no local.
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E pronto, ou melhor, quase. Posteriormente colocarei então o part-number e o preço do kit de fixadores para ficar um DIY mais completo. Seme lembrar tiro umas fotos ainda aos pontos de fixação, que no meu carro são 2 de cada lado, apenas nos tapetes da frente.

Mais uma vez, desculpem a qualidade das fotos... :oops:

Espero que seja útil. ;)
 
Bem, o que ficou de fora não tem grande interesse.

Peço desculpa pois o copy/paste traz smileis de outros fóruns que neste podem não ser iguais. Com tempo revejo os posts e rectifico, se possível.

Espero que gostem deste meu esforço. Eu estou bastante satisfeito e não penso acabar por aqui este projecto.
Simplesmente, devagar se vai ao long€. 8)

Comentem á vontade. ;)
 
Jantes é naquela. Só tenho no DUA a medida que tem, uma com pneus mais largos e a 205/55-16.
Já estive com umas 16 do A4 B5 negociadas pendentes de outro interessado que levou uma a nunca mais devolveu... Acabei por desistir.

Mas jantes com pneus de baixo perfil e rebaixo são coisas que coloco em segundo plano pois preciso do carro versátil por motivos profissionais. Assim como está já vai raspando com o peito no chão de vez em quando, se o rebaixo, piora, e depois se metesse as jantes que queria (as 17 do 3BG highline) lá ia ter que andar com cuidado acrescido em pisos degradados. Isto sem ter em conta consumos, preço dos pneus e o averbamento ao DUA.
 
Como prometido, aqui fica uma série de fotos do resultado final, com alguns pormenores á mistura. Em algumas fotos aparecem umas manchas amarelas devidas ao flash, mas nada que perturbe o importante de mostrar.

Espero que gostem. E que tenham paciência...

Moedas encontradas O:)
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Blaupunkt green power (a captar mal rádio :? )
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Banco condutor
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Apoio braço e consola central reabilitados
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Pormenores de tampa do suporte de copos "manufacturada"
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Porta do porta-luvas com puxador reabilitado 100% funcional
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Tentei tirar foto ao trabalho de reabilitação, mas a foto não apanhou os encaixes partidos e reabilitados. Depois tento de novo e posto se conseguir apanhar o que interessa.

Porta do condutor
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Tecto
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Banco passageiro frente
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Banco de trás com 3 ancostos de cabeça, fechadura de acesso á mala e isofix

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Extra responsável pela marca que se vê na foto anterior :D
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Tablier
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Maçaneta do selector das velocidades por aplicar (por enquanto) por incompatibilidade ou falta de material.
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Borracha das portas (pormenor)
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Alcatifa por baixo do tapete do condutor (antes tinha um buraco). Foto não faz jus ao aspecto ao vivo
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Por baixo dos bancos
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Mais umas. Dão para ver o aspecto final do tecto, borrachas das portas e carenagens dos pilares do tecto.
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Ainda vou recuperar e reabilitar um apoio de braço mais recente (e o mais comum) e mais tarde decido se troco ou se mantenho o que está ou mesmo se compro um novo.

Assim á primeira vista, só destoam as grelhas de ventilação centrais do tablier incompletas.

Depois de ver o trabalho feito, disponham para qualquer dúvida.

NOTA: O apoio de braço veio a ficar o original por ter mais espaço de arrumação e um sistema de fecho mais elementar e menos susceptível de avariar. Os ventiladores centrais foram entretanto substituídos e pode-se ver o procedimento mais adiante.

-Para mim uma grande máquina.
Eu tenho uma parecida, e queria fazer alguns mods na frente. Mas ao que parece tenho de alterar quase toda a frente e as portas
jr.marques007@gmail.com
 
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