neljoe
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a norma 506.01 foi substituida pela 507.00, provavelmente o carro tem FAP
Ele tem um B5_PD115
a norma 506.01 foi substituida pela 507.00, provavelmente o carro tem FAP
Ele tem um B5_PD115
E alguem me sabe dizer qual é óleo adequado para travoes e para direcção??
(b5) o motor é 1.9 tdi 90cv de 96
Exactamente, mas se leres o topico todo (e ja digo para leres apenas o topico todo e nao os restantes mil topicos sobre o oleo) vais entender o que digo, mas é facil:
não sei se para evitar talvez estas duvidas, ou se para facilitar ate a vida aos fabricantes a marcas e neste caso concreto a audi/vw, impuseram normas especificas para os oleos poderem ser utilizados com a "bençao" da marca, ora a audi tem 3 normas
505.00 - Motores + antigos (tipo tdi de 90cv e 110) FAz serviço de 15 em 15 mil kms
505.01 - Motores injector bomba (tipo 1.4 tdi e 1.9 de 115 e 130cv) Faz serviço de 15 em 15 mil kms
507.00 - Motores injector bomba e common rail, com FAP e long life (tipo 1. tdi de 130cv, 2.0 tdi 140cv e 2.0 tdi com 170cv) Faz serviço de 30 em 30 mil kms
Se o que procuras e o oleo mais aconselhado para o teu carro basta procurares por estas 3 normas, esquece a viscosidade e na minha opiniao ate mesmo a marca, porque a partir do momento em que a norma e cumprida, tens a garantia que é o oleo que o teu carro deve usar, sendo que é o indicado por quem percebe, ou seja a audi/vw e nao pelo ze da esquina que ate é mecanico e que se calhar tem interesse em vender outro oleo qualquer, que lhe de mais lucro.
AGora se estas na disposiçao de "inventar" e porque achas que tens um carro de competiçao e precisas de um oleo especifico para as altas prestaçoes que atinges, entao ai sim vai pelo conselho de quem te da assistencia ao carro, ou tenta encontrar um fabricante que te garanta um maior rendimento.
Mas um conselho por exemplo no caso dos injector bomba ou carros com FAP a marca nem sequer aconselha, proibe a utilizaçao de outros oleos que nao sejam os que possuam a norma indicada.
Dai eu dizer que nao entendo tanta confusao na escolha com viscosidades e assim, com as marcas ainda e naquela, porque por exemplo a castrol vende apenas 4 litros enquanto a grande maioria vende 5 litros, que como ja disseram e sempre bom, optares pelos 5 litros, porque te sobra sempre algum para o caso de precisares de acrescentar.
Ja agora pelo preço que das eu preferia meter um long life e fazer serviço de 30 em 30 mil