Mudança de oleo na cx automàtica?

tenho um audi a6 4F 3.0 TDI de caixa automatica serà que tenho de mudar o oleo da cx ou não? na audi dizem que não faz falta tenho muitas duvidas a esse respeito tive a falar com um mecanico da mercedes e nesses carros fazem sempre a muda aos 90000 obrigado pela ajuda
 
tenho um audi a6 4F 3.0 TDI de caixa automatica serà que tenho de mudar o oleo da cx ou não? na audi dizem que não faz falta tenho muitas duvidas a esse respeito tive a falar com um mecanico da mercedes e nesses carros fazem sempre a muda aos 90000 obrigado pela ajuda

Em relação á tua duvida posso te contar uma historia. Há cerca de 2 semanas conheçi um senhor de 72 anos que repara qualquer cx automática de olhos fechados. Trabalhou 30 anos em inglaterra e voltou para portugal e palavra puxa palavra disse-lhe que não gosto de cx automáticas porque cada vez que avariam é uma pipa de massa e ele respondeu: ainda bem que a malta se esqueçe de mudar oleo e filtros assim trabalho não me falta!!! :p:p:p

Conclusão: uma cx automática bem cuidada sem esqueçer de mudar oleo de boa qualidade e filtros e uma revisão tala e qual como se fosse um motor faz muitos mil Kms, dito por quem repara cx automáticas há mais de 40 anos!!!
 
...

Conclusão: uma cx automática bem cuidada sem esqueçer de mudar oleo de boa qualidade e filtros e uma revisão tala e qual como se fosse um motor faz muitos mil Kms, dito por quem repara cx automáticas há mais de 40 anos!!!


Completamente de acordo, não fica propriamente barato, compras o material oem, óleo, junta e filtro.

Atenção que nem todas as oficinas estão equipadas para fazer esse serviço, porque o óleo tem que ser metido á pressão.
 
Interessante , numa caixa manual tb tem de ser substituido certo? por ex a minha é uma A4 B5 ...qual o oleo, quantidade e de quantos em quantos tem de ser substituido? como podemos ver se o oleo precisa de ser mudado se nao tivermos conhecimento da sua antiga muda? Obrigado
 
a cx desse carro é da marca ZF e é engraçado que na audi dizem que não precisa mudar mas se perguntares num representante da ZF dizem que se deve trocar por volta dos 80000km,o único senão é óleo para essa caixa só á na audi e na ZF e faz uma diferença de preço de cerca de 5€ na audi fica á volta de 45€ e na zf 40,e são precisos cerca de 6lts para a troca e mais 70€ para o filtro e ainda falta a mão de obra
 
e´zf e dizem que é uma granda marca:)
na audi dizem que esta caixa n tem manutençao,apenas verificar sistema hidraulico.

para mudar as valvulas( conjunto) dizem que ai sim mudariam o oleo q no caso desta caixa auto seriam 9 ltrs.

isso que referiram acima de o oleo ter que ser posto á pressao é um facto?

abraço
 
nunca é os 9lts porque isso é o que a caixa leva no total,mas tem uma peça chamada torque ou convertidor,que é o que faz o binário da cx e a ligção entre cx e motor que leva cerca de 2/3lts que nunca csgues tirar...
sim a ZF e considerada umas das melhores marcas a fazer cx automáticas do mundo...
não tem que ser á pressão,pode ser com uma bomba daquelas manuais que qualquer oficina tem...é quase como por valvolina numa cx manual,tem um bujão de lado e é por aí que se põe(não quer dizer que todos os audi sejam assim) tou me a referir ás ZF 5hp19 ou 6hp19/21 que é as que conheço mais ou menos...
 
nunca é os 9lts porque isso é o que a caixa leva no total,mas tem uma peça chamada torque ou convertidor,que é o que faz o binário da cx e a ligção entre cx e motor que leva cerca de 2/3lts que nunca csgues tirar...
sim a ZF e considerada umas das melhores marcas a fazer cx automáticas do mundo...
não tem que ser á pressão,pode ser com uma bomba daquelas manuais que qualquer oficina tem...é quase como por valvolina numa cx manual,tem um bujão de lado e é por aí que se põe(não quer dizer que todos os audi sejam assim) tou me a referir ás ZF 5hp19 ou 6hp19/21 que é as que conheço mais ou menos...

:confused:


:D
 
nunca é os 9lts porque isso é o que a caixa leva no total,mas tem uma peça chamada torque ou convertidor,que é o que faz o binário da cx e a ligção entre cx e motor que leva cerca de 2/3lts que nunca csgues tirar...
sim a ZF e considerada umas das melhores marcas a fazer cx automáticas do mundo...
não tem que ser á pressão,pode ser com uma bomba daquelas manuais que qualquer oficina tem...é quase como por valvolina numa cx manual,tem um bujão de lado e é por aí que se põe(não quer dizer que todos os audi sejam assim) tou me a referir ás ZF 5hp19 ou 6hp19/21 que é as que conheço mais ou menos...

Só para não entrar em grandes explicações, o bujão de entrada é o bujão de saida, ou seja só tem um no fundo do carter.
 
tens a certeza que não tem um de lado para uma chave 8 de umbraco?!!
atenção que eu posso tar enganado em relação á cx 5hp19
porque as do 3.0 tdi do a6(6hp19) sei de certeza que tem porque ainda no fim de semana tive a mudar a uma :p
 
Mudei a 2 semanas na audi o óleo da caixa automática e ficou tudo por 258.00€ as vezes quando se quer poupar acaba-se por gastar mais.Oleo ,filtro,deve ser de origem.Mudar óleo de 60 mil em 60 mil foi dito la, quem quer que a cx dure mais uns anitos sem problema.
 
Last edited:
sem dúvida mudar o óleo numa caixa automática é essencial pa durar uns bons anos...mas ainda mais importante do que o óleo é o filtro,porque normalmente por n serem mudados,começam a ficar um pouco tapados,e a bomba de óleo começa a ter dificuldades em alimentar a caixa com a pressão de óleo correcta...depois são coisas sucessivas falha a pressão a caixa pode patinar,não tem pressão principal e de lubrificação suficientes,começa a queimar os discos das embraiagens,depois enquanto o pessoal para o carro pa resolver o problema e não normalmete é preciso uma reconstrução total da caixa e ainda pior do conversor(torque) também...
 
o Ideal é trocar o óleo e o filtro de 60.000km para evitares grande parte dos problemas, dito já por muitos mecânicos que conheço.
 
Last edited:
Back
Top