Boas:
Então é assim: Motor AJM rpm 285/1900 norma de goses D3 ano de fabrico 1/99 a 12/99; ATJ rpm 310/1900 norma de gases EU3 ( mais restitivo), ano de fabrico 1/00 a 8/00. A minha questão foi posta porque o meu AJM (172.000) rebentou a caminho de Lisboa, de maneira que não teve reparação, meti no mesmo local um ATJ, não foi preciso alterar, modificar ou anular nada, mas reparei logo que se tratava de um motor mais vivo, desenvolvia muito melhor e o motivo está no binário que é superior. O motor custou 2200 € mais o restante ficou tudo em +-3000€.
O tubo de circulação do liquido refrigerante que está ligado ao motor, saltou perdeu toda o liquido e já sabem rebentou. Não ouvio o aviso sonoro devido ao barulho do carro,rádio, conserva etc, o lcd não se via nada, ainda não tinha ido a Palmela, não tenho por hábito olhar para a temperatura do óleo, azar meu. O indicar da temperatura da áqua não subiu, nem podia, se não havia áqua como podia subir. O motivo porque o tubo saltou, ou foi devido á trepidação, o que eu duvido ou então queimou a junta da cabeça criou pressão e daí o tubo ter saltado. Não sei. Fiquei com alguma experiência e sem alguns €€.
Se poder ser util, força.
Cumprimentos