Mapeamento da centralina

Boas,

Adquiri a cerca de uma semana uma A4 B6 Avant importada e ate ao momento estou bastante satisfeito.

A carrinha é de 2002 e foi importada em 2003 da Alemanha, tendo até ao momento toda a assistência feita na Audi, contando nesta altura com 192000km. A minha questão é devido a minha falta de experiência com este motor/carro, ou seja, antes de adquirir esta carrinha estive a experimentar um carro nacional de 2003, também com cerca de 190000km, que tinha uma subida de regime mais rápida que a minha actual carrinha.

Apesar de ambos os carros estarem stock, e que poderá ser pelos mais diversos motivos que a resposta seja diferente, desde algum deficiência/problema mecânica, até mesmo o tipo de condução que os anteriores proprietários tinham com os carros, a minha questão é se o facto da carrinha ser inicialmente vendida na Alemanha se a programação que veio inicialmente é optimizada para esse pais que tem temperaturas bastante mais baixas que o nosso, logo o rendimento agora seja inferior.

O desenvolvimento do carro ou da carrinha com a mesma motorização é muito diferente, ao ponto de ser percetível no dia-a-dia?

Agradeço a ajuda,

Um abraço
 
As duas B6 que experimentaste tinham ambas caixa de 6 velocidades?
Se um deles tinha caixa de 5 a diferença pode estar aí.
A de 5v tem menos binário.
 
Sempre ouvi dizer que um carro importado vem mais bem preparado que um nacional devido às baixas temperaturas dos paises de onde habitualmente se importa (subretudo Alemanha).
Na minha opinião o que verificas pode-se dever a algum componente do teu actual carro que esteja mais desgastado (MAF com baixos valores; turbo com folga; compressor do turbo; valvula diversas; injectoes sujos, desafinados ou danificados; colectores e EGR sujos ou msm intupidos; fugas de ar pelo intercooler ou respectivas tubagens...).
Para solucionares isso mais rapidamente, nada como ligares o VAG-COM à tua máquina e fazeres scans ao teu motor.
Podes ter ai um problemas dificil de solucionar mas tb pode ser que seja algo de facil resolução.
Tem só em atenção que por vezes NÓS que gostamos de carros, velocidades e sobretudo que as nossas máquinas estejam impec, criamos ilusões na cabecinha de que "...o outro andava mais que este...""...acho que está a andar menos...", etc.
Não quero dizer com isso que não tenhas aí um problema ;)
Boa sorte
 
Boas,

Este situação como disse inicialmente pode ser por as mais diversas situações, mas para já vou tentar desmontar a EGR e o colector de admissão, para ver o estado deles. (No programa de manutenção da Audi eles incluem a limpeza da EGR?)

Quanto a efectuar uma analise com o vag-com poderá ser uma boa ideia de forma a verificar se existe algum erro, mas terá que ficar para mais tarde porque não tenho o vag-com.

Relativamente aos carros que menciono são ambos de 6V, pois tinha experimentado inicialmente uma carrinha de 5V e notei uma grande diferença para o de 6V.

Entretanto vou ver se consigo fazer uns km de autoestrada a puxar um pouco, poderá ser que ela goste :)

Um abraço
 
Sempre ouvi dizer que um carro importado vem mais bem preparado que um nacional devido às baixas temperaturas dos paises de onde habitualmente se importa (subretudo Alemanha).
Na minha opinião o que verificas pode-se dever a algum componente do teu actual carro que esteja mais desgastado (MAF com baixos valores; turbo com folga; compressor do turbo; valvula diversas; injectoes sujos, desafinados ou danificados; colectores e EGR sujos ou msm intupidos; fugas de ar pelo intercooler ou respectivas tubagens...).
Para solucionares isso mais rapidamente, nada como ligares o VAG-COM à tua máquina e fazeres scans ao teu motor.
Podes ter ai um problemas dificil de solucionar mas tb pode ser que seja algo de facil resolução.
Tem só em atenção que por vezes NÓS que gostamos de carros, velocidades e sobretudo que as nossas máquinas estejam impec, criamos ilusões na cabecinha de que "...o outro andava mais que este...""...acho que está a andar menos...", etc.
Não quero dizer com isso que não tenhas aí um problema ;)
Boa sorte

Acima de tudo... Tens uma boa Máquina! :D
 
Boas,

Este situação como disse inicialmente pode ser por as mais diversas situações, mas para já vou tentar desmontar a EGR e o colector de admissão, para ver o estado deles. (No programa de manutenção da Audi eles incluem a limpeza da EGR?)

Quanto a efectuar uma analise com o vag-com poderá ser uma boa ideia de forma a verificar se existe algum erro, mas terá que ficar para mais tarde porque não tenho o vag-com.

Relativamente aos carros que menciono são ambos de 6V, pois tinha experimentado inicialmente uma carrinha de 5V e notei uma grande diferença para o de 6V.

Entretanto vou ver se consigo fazer uns km de autoestrada a puxar um pouco, poderá ser que ela goste :)

Um abraço

Tambem moro na margem sul!... Se necessitares de 1 scan gratuito :D Manda pm a combinar!... ;)
 
Não estou a ver a EGR fechada a fazer o carro andar mais, a nossa mente é fantástica...

Quanto ao(s) carro que vem por exemplo da Alemanha, é só compararem os 2 mapas de veículos com o mesmo código de centralina e de países diferentes que vão ter a resposta, contudo em versões diferentes de centralina existindo já alguma correçao do mapa de injecção poderá dar alguma diferença, mas também nada do outro mundo.

Provavelmente deve estar com o mapa mexido, nada como ler e ver o que aí está.

Abraço.
 
Last edited:
Bem acho que vou aceitar a oferta do @ires e fazer um scan, tal como tentar limpar a egr e o colector de admissão.

Depois digo o resultado.

Um abraço
 
Bem acho que vou aceitar a oferta do @ires e fazer um scan, tal como tentar limpar a egr e o colector de admissão.

Depois digo o resultado.

Um abraço

É só acertar o dia e trazer moedas prás mines!... :D

No Sabado vou estar de volta do meu a tratar de alguns promenores!... Se quiseres aparecer, estás a vontade!...

Alguma coisa, manda PM!...
 
Back
Top