Long Life, manter ou trocar para intervalos fixos?

Boas pessoal, tenho uma questão que me deixa num dilema. O meu carro (A3 8L 1.9TDI de 2001 110cv motor ASV) tem 295 mil. Como o comprei a pouco tempo ainda não lhe mudei o oleo, pretendo faze-lo em breve. No livro de revisoes tem serviços Long Life até aos 126 mil kms. O quadrante tem o Long Life activado. Só que eu não sei que oleo lhe têm metido nos ultimos anos, não tenho folhas de revisoes nem contacto do dono anterior. (O carro foi comprado num stand).
Ora bem, o AutoData manda usar oleo 10W40 505.00 ou no caso Long Life 0W30 506.01
Julgo que a norma 506.01 foi descontinuada e agora é tudo 507.00 (acho eu)

A minha preocupação é que o 0W30 ou mesmo um 5W30 sejam óleos muito finos, é bom, lubrificação pelo menos não deverá ser problema principalmente a frio, o carro é usado 75% das vezes para trajectos de 12kms. Mas preocupa-me que o carro consuma óleo devido a viscosidade ser baixa e os kms já serem alguns.
O carro puxa muito bem, está stock de electronica, muito estimado, e apesar dos kms não aparenta ter qualquer tipo de problema, nao pinga oleo, e ainda não consegui ter noção se consome oleo ou nao mas nao faz fumo nenhum!

Estava a pensar em dar-lhe de beber este:



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us
 
eu na minha opinião, devias primeiro saber que tipo de oleo esta a usar neste momento, e se te consome oleo, depois é uma questao de optares pelo long life ou não, eu so optaria pelo long life caso fizesse muitos kilometros anualmente, caso contrario axo que ñ compensa 8)
 
Eu devo fazer cerca de 15 mil por ano, no máximo! Mas o serviço LL é 30.000 ou 24 meses, era ela por ela!
Nao vou andar com aquele oleo a ver se consome, pois apesar de não saber que oleo é, mais importante é que não sei quando foi mudado a ultima vez! É que no quadrante já estava a dizer "service". Eu a brincar com o vag fiz reset aquilo e agora diz "service in 15.000"
Vou-lhe mudar o oleo e filtro e vejo como as coisas correm, mal não deve fazer! Se vir que consome, já sei que precisa segmentos de oleo ou turbo reparado, mas tambem se consumisse acho que fumava pelo escape, coisa que nao faz.
 
Eu devo fazer cerca de 15 mil por ano, no máximo! Mas o serviço LL é 30.000 ou 24 meses, era ela por ela!
Nao vou andar com aquele oleo a ver se consome, pois apesar de não saber que oleo é, mais importante é que não sei quando foi mudado a ultima vez! É que no quadrante já estava a dizer "service". Eu a brincar com o vag fiz reset aquilo e agora diz "service in 15.000"
Vou-lhe mudar o oleo e filtro e vejo como as coisas correm, mal não deve fazer! Se vir que consome, já sei que precisa segmentos de oleo ou turbo reparado, mas tambem se consumisse acho que fumava pelo escape, coisa que nao faz.
se não sabes quando foi mudado, fazes muito bem e muda-lo, agora long life ou não, tu decides ;)
 
É isso, só estou indeciso entre o Mobil 1 para LL ou o Castrol Edge 5W40 para serviço fixo de 15k kms. Mas as tantas vou meter o Castrol, se calhar com estes kms mais vale mudar de 15k em 15k do que andar até o carro pedir a muda. Se bem que esses oleos LL estao preparados para isso e nao duvido que a capacidade de lubrificaçao seja inferior após os 15k kms.... mas fico assim com a pulga atras da orelha de meter um 5W30......
 
É isso, só estou indeciso entre o Mobil 1 para LL ou o Castrol Edge 5W40 para serviço fixo de 15k kms. Mas as tantas vou meter o Castrol, se calhar com estes kms mais vale mudar de 15k em 15k do que andar até o carro pedir a muda. Se bem que esses oleos LL estao preparados para isso e nao duvido que a capacidade de lubrificaçao seja inferior após os 15k kms.... mas fico assim com a pulga atras da orelha de meter um 5W30......
eu optava pelo Castrol, dado aos kilometros da viatura tal como dizes ;)
 
Acredita que perde propriedade com o passar do tempo/km, tens o caso flagrante dos 2.5 tdi, que chegaram a sair com long life, tendo vindo a marca mais tarde atravez de circular interna recomendar a troca a cada 15 mil km, eu troco de 10 em 10 mil e ando descansado

Eu prefiro gastar mais algum dinheiro em oleos e filtros e andar descansado do que andar com o coraçao nas maos, tenho tambem uma berlingo de 2010 1.6 hdi, que comprei nova, a primeira muda ainda dei o beneficio da duvida e fiz 20 mil km, assim que veio da revisao parecia outra, até o trabalhar é completamente diferente, de ora em diante, 5w40 de 10 em 10

Long life e bonito no papel e talvez funcione para quem faz 5 ou 6 mil km por mes, caso contrario tras mais desvantagens que vantagens
 
Acredita que perde propriedade com o passar do tempo/km, tens o caso flagrante dos 2.5 tdi, que chegaram a sair com long life, tendo vindo a marca mais tarde atravez de circular interna recomendar a troca a cada 15 mil km, eu troco de 10 em 10 mil e ando descansado

Eu prefiro gastar mais algum dinheiro em oleos e filtros e andar descansado do que andar com o coraçao nas maos, tenho tambem uma berlingo de 2010 1.6 hdi, que comprei nova, a primeira muda ainda dei o beneficio da duvida e fiz 20 mil km, assim que veio da revisao parecia outra, até o trabalhar é completamente diferente, de ora em diante, 5w40 de 10 em 10

Long life e bonito no papel e talvez funcione para quem faz 5 ou 6 mil km por mes, caso contrario tras mais desvantagens que vantagens

Realmente, concordo com o que dizes! Vai ser mesmo o Castrol 5W40



Uploaded with ImageShack.us
 
Back
Top