I-MOTO TIGER SM 125CC! [DE VOLTA À ESTRADA/ DANOS FISICOS] Pág: 2

Re: Desta é k vai ser, I-MOTO TIGER SM 125CC! [A 1ª QUEDA]

As melhoras para ela... Agora levantar a cabeça e curar bem essas feridas...

E bota de novo na mota para perder o receio...
 
Re: Desta é k vai ser, I-MOTO TIGER SM 125CC! [A 1ª QUEDA]

Espero sinceramente que ela recupere depressa.
Parece-me que o acidente deveu-se mais a falta de experiencia do que ao tempo, mas espero que nao seja motivo para ela ficar
com medo e que lhe sirva como experiencia.
Contudo deverias verificar a qualidade dos pneus.
Algo que e terrivel, muita gente tem a mania de travar com o travao traseiro,
e um dos maiores erros que se pode cometer, a travagem numa mota deve ser aplicada com vigor no(s) travao(oes) dianteiro e o
traseiro serve para auxiliar a travagem. E reparei que acontece muito com os recem-encartados ou inexperientes.

As melhoras para a patroa, os danos materiais e o menos...
 
Re: Desta é k vai ser, I-MOTO TIGER SM 125CC! [A 1ª QUEDA]

Obrigado a todos pelo vosso apoio.
Agora as feridas só com o tempo, o mais preocupante é só mesmo o joelho. O resto é só cicatrizar e passa (foi só um arranhão no braço).

Quanto à falta de experiencia k falaram, ñ foi isso certamente, pk ela sempre gostou e andou de mota, desde os 12 anos.
Agora quanto aos pneus................. aí sim, devem ter toda a razão :(
Assim k recuperar a mota (que ñ deve ser nada do outro mundo) vai logo levar com dois pneus em condições.
Pk ela já se tinha queixado por duas vezes, k a mota lhe tinha fugido de traseira numa rotunda, e a mim tb me aconteceu uma vez.

Por isso certamente o piso molhado, a calçada e os pneus de merd@ (os de origem) foi o k originou a queda.

Aki está o local da queda:

p2505112140.jpg


p250511214001.jpg



Agora é aguardar que o tempo cure as feridas e arranjar a mota e............ siga pá estrada.
Mais uma vez obrigado a todos pelo apoio :)
 
Re: Desta é k vai ser, I-MOTO TIGER SM 125CC! [A 1ª QUEDA]

Algo que e terrivel, muita gente tem a mania de travar com o travao traseiro,
e um dos maiores erros que se pode cometer, a travagem numa mota deve ser aplicada com vigor no(s) travao(oes) dianteiro e o
traseiro serve para auxiliar a travagem. E reparei que acontece muito com os recem-encartados ou inexperientes.


Não sei até que ponto devo concordar contigo, ando em duas rodas numa cbr 125r que comprei em setembro, e posso te dizer que o travão de tras na minha opinião é utilizado em quase todas as travagens EM CONJUNTO com o da frente e doseados ambos correctamente, se numa travagem de emergencia travas a fundo com o da frente e se ha o azar de ser numa pequena curva la vai a frente da mota e adeus motinha, no caso do travao de tras, aconteceria o mesmo mas fugir de traseira, dai que ao serem utilizados em conjunto e doseados QB sao uma optima equipa!

Isto é a minha experiencia, normalmente utilizo sempre os 2 exepto quando é so para abrandar que uso o de tras pois nao gosto muito que a mota afucinhe a frente ( tem suspençao suave embora nova ) .

De resto, As melhoras para a maria do rapaz que isso é só uma má recordação que vai ficar, depois de arranjada a mota boas recordações irá trazer de certeza, e muito importante!!! Pneus sempre do melhor, não usar pneus da treta por ser mais baratos, por acaso na minha tive sorte pois os que deveriam vir, era uns assim durinhos, no entanto devido ao ano de fabrico deste modelo ( ultimas ) vieram com outra marca e goma molinha o que é mt bom mas gastam rapido. Agora pneus duros á chuva ai ai... !
 
Re: Desta é k vai ser, I-MOTO TIGER SM 125CC! [A 1ª QUEDA]

Não sei até que ponto devo concordar contigo, ando em duas rodas numa cbr 125r que comprei em setembro, e posso te dizer que o travão de tras na minha opinião é utilizado em quase todas as travagens EM CONJUNTO com o da frente e doseados ambos correctamente, se numa travagem de emergencia travas a fundo com o da frente e se ha o azar de ser numa pequena curva la vai a frente da mota e adeus motinha, no caso do travao de tras, aconteceria o mesmo mas fugir de traseira, dai que ao serem utilizados em conjunto e doseados QB sao uma optima equipa!

Isto é a minha experiencia, normalmente utilizo sempre os 2 exepto quando é so para abrandar que uso o de tras pois nao gosto muito que a mota afucinhe a frente ( tem suspençao suave embora nova ) .

De resto, As melhoras para a maria do rapaz que isso é só uma má recordação que vai ficar, depois de arranjada a mota boas recordações irá trazer de certeza, e muito importante!!! Pneus sempre do melhor, não usar pneus da treta por ser mais baratos, por acaso na minha tive sorte pois os que deveriam vir, era uns assim durinhos, no entanto devido ao ano de fabrico deste modelo ( ultimas ) vieram com outra marca e goma molinha o que é mt bom mas gastam rapido. Agora pneus duros á chuva ai ai... !

Eu tb já ando à uns tempos de mota, tenho uma Honda Hornet 600 de 2009, e tb travo sempre com os dois, mas quase sempre "carrego" mais no da frente.
Neste caso, ela tb ñ sabe bem o k aconteceu, o k é certo é k a mota escorregou........... e lá foi.

Quanto aos pneus, na minha mota trago uns Bridgestone BT012, são mt macios e vão num instante, mas o k é certo é k agarram mt bem, e até agora a mota nunca me fugiu, e por norma gasto o pneu todo (se é k me faço entender, uso o pneu até mesmo às bordinhas de lado :D :D ), e quando estes se gastarem vão para lá outros iguais.

Os pneus k andam na mota dela são rijos e ñ valem nada (são os de origem), por isso mt brevemente vai ter 2 pneus em condições!!!!
 
Last edited:
Re: Desta é k vai ser, I-MOTO TIGER SM 125CC! [A 1ª QUEDA]

Não sei até que ponto devo concordar contigo, ando em duas rodas numa cbr 125r que comprei em setembro, e posso te dizer que o travão de tras na minha opinião é utilizado em quase todas as travagens EM CONJUNTO com o da frente e doseados ambos correctamente, se numa travagem de emergencia travas a fundo com o da frente e se ha o azar de ser numa pequena curva la vai a frente da mota e adeus motinha, no caso do travao de tras, aconteceria o mesmo mas fugir de traseira, dai que ao serem utilizados em conjunto e doseados QB sao uma optima equipa!

Isto é a minha experiencia, normalmente utilizo sempre os 2 exepto quando é so para abrandar que uso o de tras pois nao gosto muito que a mota afucinhe a frente ( tem suspençao suave embora nova ) .

De resto, As melhoras para a maria do rapaz que isso é só uma má recordação que vai ficar, depois de arranjada a mota boas recordações irá trazer de certeza, e muito importante!!! Pneus sempre do melhor, não usar pneus da treta por ser mais baratos, por acaso na minha tive sorte pois os que deveriam vir, era uns assim durinhos, no entanto devido ao ano de fabrico deste modelo ( ultimas ) vieram com outra marca e goma molinha o que é mt bom mas gastam rapido. Agora pneus duros á chuva ai ai... !

Ja ando de mota a muitos anos (cerca de 20)e ando numa Monster 900, e posso garantir-te que as travagens de mota devem ser aplicadas como descrevi, e obvio que se tem de usar ambos, mas o da frente e sempre o mais usado, isso de berrar nas curvas com o travao frontal
e para macaricos, claro que se detectares areia e afins de de ter cuidado, e abrandar, se aplicas o travao traseiro com muita forca numa
curva, aposto a minha vida que vais certamente ao tapete, pois perder a traseira de uma mota e quase impossivel recupera-la, enquanto
se a dianteira te pregar uma partida e mais facil dominar, se bem que e aconselhavel a usar amortecedor de direccao.
Ainda vos dou uma licao gratis de mota... acima dos 60km/h fora das localidades como e obvio, se querem curvar a direita devem puxar o guiador ligeiramente no sentido inverso, (para a esquerda), e vice versa, pode parecer estranho mas e veridico, e o efeito alavanca, pois ao puxarem ligeiramente o guiador por ex. para o lado esquerdo, vai provocar com que a mota se incline para a direita, com ajuda do corpo
co a inclinacao vai provocar uma tendencia natural para a mota descrever a curva a direita com naturalidade, claro que so se aplica em estrada aberta e nao em zonas de cruzamentos :D , pode parecer asustador ao principio mas experimentem e vao ver que tenho 500% de razao, alias e assim queconduzo, e assim que a maioria dos motards experientes conduzem e e assim que os pilotos profissionais conduzem..

;)
 
Last edited:
Re: Desta é k vai ser, I-MOTO TIGER SM 125CC! [A 1ª QUEDA]

A mota já rola de novo na estrada, foi só desempenar o volante, selector das mudanças, o descanso e o pousa pés traseiro.

Agora o mais preocupante são as maselas fisicas, neste caso joelho :(
Hoje foi à Clipóvoa, e o ortopedista disse k provavelmente foi o "Menisco" que foi afectado, ou então (mas menos provavel) os ligamentos :(
Amanhã vai fazer uma Ressonancia Magnética.

O problema é que a recuperação pode ser longa, e mt provavelmente em Setembro começa o curso da Guarda-Prisional.

:( :( :(
 
Espero que nao seja nada, e que a chatisse e que o menisco quando da problemas so se costuma resolver com cirurgia... mas esperemos que
seja so dorido, pode ser que nao passe de uma inflamacao...

Quanto a mota, uma vez que o pedal das mudancas sofreu um impacto, fica atento se nao vai perder oleo da caixa pelo retentor do veio
do selector de mudancas ;) e trata de trocar esses pneus o mais urgente possivel... ( e aqui entre nos :D mete um amortecedor de direccao, so pelo caso... )

Boa Sorte na recuperacao da Maria
 
Re: Desta é k vai ser, I-MOTO TIGER SM 125CC! [A 1ª QUEDA]

Não sei até que ponto devo concordar contigo, ando em duas rodas numa cbr 125r que comprei em setembro, e posso te dizer que o travão de tras na minha opinião é utilizado em quase todas as travagens EM CONJUNTO com o da frente e doseados ambos correctamente, se numa travagem de emergencia travas a fundo com o da frente e se ha o azar de ser numa pequena curva la vai a frente da mota e adeus motinha, no caso do travao de tras, aconteceria o mesmo mas fugir de traseira, dai que ao serem utilizados em conjunto e doseados QB sao uma optima equipa!

Isto é a minha experiencia, normalmente utilizo sempre os 2 exepto quando é so para abrandar que uso o de tras pois nao gosto muito que a mota afucinhe a frente ( tem suspençao suave embora nova ) .

De resto, As melhoras para a maria do rapaz que isso é só uma má recordação que vai ficar, depois de arranjada a mota boas recordações irá trazer de certeza, e muito importante!!! Pneus sempre do melhor, não usar pneus da treta por ser mais baratos, por acaso na minha tive sorte pois os que deveriam vir, era uns assim durinhos, no entanto devido ao ano de fabrico deste modelo ( ultimas ) vieram com outra marca e goma molinha o que é mt bom mas gastam rapido. Agora pneus duros á chuva ai ai... !


A minha CBR600RR deve nasceu e provavelmente vai morrer sem trocar pastilhas traseiras pois o travão traseiro quase nem é utilizado ;)
 
Re: Desta é k vai ser, I-MOTO TIGER SM 125CC! [A 1ª QUEDA]

A minha CBR600RR deve nasceu e provavelmente vai morrer sem trocar pastilhas traseiras pois o travão traseiro quase nem é utilizado ;)

Mais um Motard experiente ;)

Nao pensem que estas palavras servem para nos pormos acima de quem quer que seja, nada disso, serve apenas para incentivar a usarem
a mota sem se aleijarem ou maguarem alguem...
Pois as experiencias de uns, sejam boas ou mas servem para ensinar os menos experientes e assim consecutivamente, pois quando comecei
a andar de mota tabem sofria das mesmas lacunas e andar de mota nao e o mesmo que andar de bicicleta... e tambem fui ensinado pelos
mais experientes, infelizmente nem todas as escolas ensinam estas cenas basicas de tecnica de andar de mota...

Echoes, usas aquela tecnica que falei de virar para o sentido inverso a curva que vais descrever??
 
Re: Desta é k vai ser, I-MOTO TIGER SM 125CC! [A 1ª QUEDA]

Mais um Motard experiente ;)

Nao pensem que estas palavras servem para nos pormos acima de quem quer que seja, nada disso, serve apenas para incentivar a usarem
a mota sem se aleijarem ou maguarem alguem...
Pois as experiencias de uns, sejam boas ou mas servem para ensinar os menos experientes e assim consecutivamente, pois quando comecei
a andar de mota tabem sofria das mesmas lacunas e andar de mota nao e o mesmo que andar de bicicleta... e tambem fui ensinado pelos
mais experientes, infelizmente nem todas as escolas ensinam estas cenas basicas de tecnica de andar de mota...

Echoes, usas aquela tecnica que falei de virar para o sentido inverso a curva que vais descrever??

Logicamente que para alguns é dificil perceber como se trava só com o da frente, quando digo isso a algumas pessoas que só andam de scooter ou zundap chamam.me burro mas é veridico

já agora a maior parte dos pilotos de MotoGp nao travam com o de trás, ou travam muito pouco ;)

Quanto à tecnica da curva, eu nao nasci ensinado e aprendi isso numa revista (Motociclismo) e quanto estava a ler aquilo achava a maior barbaridade do mundo, mas o que e certo é que fui experimentar e funciona na perfeição

ou seja, se queremos virar para a direita temos de emppurrar o punho da esquerda para a frente e a mota faz o resto ;)
 
Por acaso aprendi essa tecnica no Motoclube virtual... "fiquei chocado" quando vi que funcionava na perfeicao, pois ao primeiro olhar parecia
ir contra as regras da fisica ou do bom senso comum, como eu estava enganado :p :p :p
A primeira vez que tentei estava hesitante, pois parecia algo paradoxal as tecnicas de conducao convencionais...


E bom aparecer mais alguem a explicar o que eu disse ;)
 
Back
Top