Desmontar Bateria A3 8L

Olá!

Desejava verificar o nivel da minha bateria (é sem manutenção mas todas necessitam de ser atestadas de x em quando) e coloca-la a carregar.
O problema está na desmontagem\montagem da mesma.
Num dos pólos é só desapertar. Mas no pólo positivo (acho eu) tem acoplado uma caixa de fusíveis. Como desmontar a bateria então? Já verifiquei nos DIY mas não encontrei nada.

Desde já obrigada!
 
Olá
Tem atenção ás baterias sem manutenção pois algumas não dão mesmo para retificar o nivel de eletrólito,se tiver as tampinhas por cima dá mas a grande maioria delas já vem com uma tampa que é soldada ao corpo da bateria no momento da sua fabricação tornano-se inviavel a abertura da mesma.
Em relação ao carregar a bateria se tiveres um carregador e local onde o carro possa "dormir"(garagem) não seria necessário desmontar a bateria,bastava apenas desligar o polo negativo e ligar o carregador á bateria com ela montada no carro mas em situações normais e se o alternador do carro estiver bom o próprio carro a trabalhar carrega a bateria com tanta ou mais eficácia que alguns carregadores.
De qualquer forma a caixa de fusiveis que está no polo positivo tem uma ligação ao polo da bateria através de uma porca,depois de desligar o polo negativo(tem de ser sempre o primeiro a ser desligado e o ultimo a ser ligado)tira-se a tal porca depois essa caixa de fusiveis está fixa numa chapa que por sua vez tem umas "unhas" que vão agarrar no bordo lateral da bateria,soltam-se essas unhas para dar alguma folga ao conjunto,existem também umas tampas de plástico(que até pode já nem ter) a tapar os cabos dessa caixa que se tem de tirar,depois é desligar o borne que está no polo positivo(= ao que se fez no polo negativo),a bateria está também fixa ao carro pelo fundo dela través de um suporte de chapa que tem um parafuso de cabeça de 13mm,para o tirar será preciso uma chave de caixa 13 um acrescento comprido e um roquete,depois disso é arredar o que desligou para dar algum espaço e ir puxando a bateria para cima que ela vem e trás o "casaco"de esponja que tem a envolve-la
 
Boa explicação MASC, acho k deste as dicas todas.
Se então precisares mesmo de tirar a bateria, a maior dificuldade vai ser a tal caixa de fusíveis k está acoplada, a determinada altura vais pensar se n será melhor tb sacar fora a cx do filtro ... mas n, n é preciso, com um pouco de jeito, akilo sai tudo.
Abc
 
Não sei se o teu A3 é igual, mas no meu, essa caixa de fusíveis da bateria está presa por uma fita metálica rija, em U que passa por cima da bateria e prende com uns dentes numas "beiras" da parte de cima da bateria.
Se for assim, é só fazer um bocado de força nessa barra para baixo e com uma chave de fenda desencravar o dente no lado mais fácil que é ba frente.

Depois é desapertar os cabos dos bornos e sái fora.
Foi só isso quando substitui a minha .
 
Back
Top