Olá
Tem atenção ás baterias sem manutenção pois algumas não dão mesmo para retificar o nivel de eletrólito,se tiver as tampinhas por cima dá mas a grande maioria delas já vem com uma tampa que é soldada ao corpo da bateria no momento da sua fabricação tornano-se inviavel a abertura da mesma.
Em relação ao carregar a bateria se tiveres um carregador e local onde o carro possa "dormir"(garagem) não seria necessário desmontar a bateria,bastava apenas desligar o polo negativo e ligar o carregador á bateria com ela montada no carro mas em situações normais e se o alternador do carro estiver bom o próprio carro a trabalhar carrega a bateria com tanta ou mais eficácia que alguns carregadores.
De qualquer forma a caixa de fusiveis que está no polo positivo tem uma ligação ao polo da bateria através de uma porca,depois de desligar o polo negativo(tem de ser sempre o primeiro a ser desligado e o ultimo a ser ligado)tira-se a tal porca depois essa caixa de fusiveis está fixa numa chapa que por sua vez tem umas "unhas" que vão agarrar no bordo lateral da bateria,soltam-se essas unhas para dar alguma folga ao conjunto,existem também umas tampas de plástico(que até pode já nem ter) a tapar os cabos dessa caixa que se tem de tirar,depois é desligar o borne que está no polo positivo(= ao que se fez no polo negativo),a bateria está também fixa ao carro pelo fundo dela través de um suporte de chapa que tem um parafuso de cabeça de 13mm,para o tirar será preciso uma chave de caixa 13 um acrescento comprido e um roquete,depois disso é arredar o que desligou para dar algum espaço e ir puxando a bateria para cima que ela vem e trás o "casaco"de esponja que tem a envolve-la