Conta km's AUDI...

Boas, hoje vinha a andar de carro a olhar para o velocimetro e começei a fazer umas contas.
Vinha devagarinho e reparei que até aos 100km/h o velocimetro mede de 5 em 5 km/h mas a partir dos 100km/h já passa a ter um intervalo de 10km/h por cada traço.

Haverá alguma explicação para que isto aconteça? Será que isto só vem assim em alguns quadrantes ou todos os audis que marquem mais de 220 acontece esta coisa estranha?

A mim surpreende-me porque fico na dúvida como é que o conta km's consegue notar a diferença para que nos dê uma leitura correcta após ou antes dos 100km/h.

Ou seja a minha dúvida é como é que o velocimetro me consegue fazer a diferença entre os 5km/h até aos 100 e fazer a mesma leitura num mesmo espaço para 10km/h?

Tipo como é que com um espaço que mede 0,5cm ele diferencia que num lado anda +5km/h e a partir dum certo ponto mede +10km/h.

heheheh coisa estranha esta eu sei mas poderá haver uma explicação como o leitor de combustivel que até meio depósito ele dá uma leitura até além de metade do depósito e a última metade do depósito parece que dura tipo um quarto da anterior LOL.

Desculpem a divagação mas achei bastante curioso este facto.

[[]]'s
 
o meu também mede assim
o limite é 260 e têm essa diferença.
não sei o que faz isso, mas não te preocupes que está tudo estudado
 
O velocimetro está calibrado, e sabe em que posição o ponteiro está no momento, a questão de mostrar mais kms no mesmo intervalo de espaço é apenas uma questão de programação do microcontrolador do velocimetro, em que no programa tem que a partir de 100km/h, cada 0.5cm corresponde a 10km, e até ai corresponde a 5km apenas...

No meu caso não noto essa diferença no depósito, deves ter isso mal calibrado, pois no meu em cada quarto consigo fazer sempre +- 200/220km, ou seja, quando tá a 3/4 fiz 200km, 1/2 fiz 400km e 1/4 fiz 600km, nesse estilo assim... tá me a dividir ai 15 litros por cada quarto de deposito, e bate bem certinho até...
 
vitor obrigado pela explicação pois só algo assim explica a diferença, quanto ao depósito os meus carros sempre fizeram mais km's na primeira metade do depósito do que na segunda, nunca entendi porque mas suponho que seja do genero a gravidade do ponteiro, pois até chegar a metade o ponteiro esta a vir de baixo para cima logo vem mais lento dps quando passa a metade a gravidade já o ajuda a a ir para baixo LOL.

mas em nenhum carro que já tive e andei consegui fazer os mesmos km's com a primeira metade do deposito e da segunda, a segunda metade faz-me sempre menos uns 60 80kms a menos, talvez por a reserva não entrar mesmo no fim do depósito mas mais ou menos a 1/4.

Eu com o deposito cheio até metade tou a fazer 300km's dps quando entra na reserva tou nos 570km's isto num deposito dum A4 B6 cheiro até cima que vale mais coisa menos coisa que 51 52l
 
nao te esqueças que quando entras na reserva tens mais uns 7 litros no deposito, e com esses 7 litros fazes os 30 ou 40km que tens em falta ai...

o meu quando entra na reserva diz sempre na autonomia 70 a 80km... O descer mais depressa pode ter a ver com o abanar do gasoleo dentro do deposito, que faz a agulha descer abaixo do normal, mas normalmente faz os mesmo km que de meio pra cima...
 
tigas so fazez 300km com um metade do deposito..??
isso deve tar com umas lindas medias deve..
deves ter o pé pouco pesado deves.. :confused:
 
LOL pois é mais coisa menos coisa, o máximo que consegui fazer com o bicho foram ai uns 645km's com o depósito e estes km's são contados d sinal a sinal, ou seja mal o sinal da reserva acende meto a zero e fica a contar ate encher o deposito dps quando volta a acender leio e apago logo, fazendo no maximo uns 7km's em reserva nem tanto.

O problema é que se trata de um A4 2.5TDI Quattro B6 180burros que bebem neste tempo de calor mais LOL.

Eu não tenho o pé pesado simplesmente o bicho quando tem de andar normalmente em 3ª para aí a uns 40 50km/h a subir o bicho manda-se para os 15l/100km por vezes quando lhe carrego o pedal para coisas simples nestas mudanças o bicho assusta-se e manda-se pos 25l/100km heheheh e são estes toques que me estragam mais a média.

Ele gasta mais a andar com uma mudança mais alta nas 2000rpm que andar com uma mais baixa nas 3000rpm...estranho mas o gajo n e burro nenhum.
 
ah..
podias ter dito logo qual era o motor..
assustaste-me..
pois pensava que era a 1.9tdi 130cv..

pois..
com esse motor acredito que faças essas medias..
mas tambem quando pisas..
ela vai..
ate arranca paralelo :D
 
Back
Top