bilstein b4 (normal) ou bilstein b4 sport?! compra feita mas nao montada

boas pesoal, ainda nao fiz uma apresentaçao pois estou á espera que o meu velhote chegue do estrangeiro com maquina fotografica dele pois eu n tenho.

mas como estou com uma duvida em maos e dpois de ler tantos topicos sobre amortecedores/molas acho que se percebia pouco mais confuso fiquei,ora aqui vai,sao 3 duvidas em uma:

1a - tenho um a3 8l sport 17 de 2002 e tenho que trocar os amortecedores da frente,pois um encontra-se empenado, depois de muito ler por ca e de falar com colegas que ja usam bilstein(e recomendaram b4) optei por comprar os b4 ontem(01/02/2012).
mas venho-me a aperceber dos b4 sport aqui no forum,o homem da casa de peças mesmo eu tendo referido ser um sport mando-me b4 normais. nao irei ficar com a frente mais levantada que os supostos sport OEM la montados?
2a - como o carro vem com jante 17 de origem acho-o um bocado alto, optando por molas (marca á parte), eu com os amortecedores oem ou bilstein b4 poderia comprar só molas para baixar um bocadito nem que fossem 2 ou 3 cm?
3a - as molas do s-line serao mais curtas que as do sport? fazendo aquele aspeto mais baixinho ou sao parvoices minhas?
Gostava de saber principalmente se os bilstein b4 (normais) sao os mesmos indicados para a minha viatura sendo ela um sport e a bilstein fabricar b4 sport!
desde de ja muito obrigado a todos
cumprimentos
RRibeiro
 
1º tendo tu suspensão sport, devias meter os sport... sendo as molas sport mais baixa 2-3cm q as confort, os amortecedores sendo diferentes serão diferentes na altura da posição normal em relação às molas, e talvez mais rijos para não chegarem ao fim do curso dos mesmos em qualquer buraco...
por outro lado podes meter os normais, e não vai ficar mais alto... o q manda na altura é principalmente as molas... mas visto estas serem mais curtas, os amortecedores normais (confort) estarão sob mais pressão do q se tivesses as molas confort... e isso pode levar ao assassinato prematuro dos amortecedores... :p

na minha opinião, eu trocava os amortecedores pelos sport...

2º se meteres molas de rebaixamento acontece o mesmo q descrevi acima: esses amortecedores morrem em pouco tempo...

3º não sei responder se as mola s-line são mais baixas q sport, mas q já é durinho q chegue isso é...
 
Last edited:
Boas e desde de ja obrigado pelo parcer, mas tanto o mecanico e o homem da casa de peças dizem ser os b4 normais mesmo para suspensao sport, porque disem ambos a diferença ser só nas molas do confort/sline/sport (2o parece cá no forum confort alto,sline medio e sport baixo dos 3), que os amortecedore OEM sao puramente bilstein b4, e que a questao dos bilstein sport ser mais apropriado para molas rebaixamento tipo eibach mas com algum conforto em relaçao a salvo erro os b6 ou b7(mais rijos), que a unica diferença dos b4 para b4 sport é o tamanho salvo erro do espigão que penso ja ca ter lido tambem mas ja nao encontro o topico,no caso b4 espigao mais curto para mola mais baixa, alguem confirma esta maneira de ver a situaçao? eu to muito na duvida porque o principal era manter o carro como está simplesmente as molas era secundario, e queria ter a certeza se b4 é mesmo o equivalente po meu argolas antes de os montar.
cumprimentos
RRibeiro
 
Last edited:
Boas,

O que conheço são os B8, estes sim têm o espigão mais curto que os B4 (esses B4 sport n conheço)
No meu caso tinha molas normais e amortecedores normais, depois de algumas trocas inclusive coils D2, agora estou com molas sport (mais baixas que as q tinha) e B8. Qd vendi os D2 fiquei sem amortecedores e o meu mecânico deu-me estes que já eram usados, e gostei apesar de eles já estarem um pouco gastos, mandei agora carregar!

Na minha opinião podes montar uns B8 o carro fica logo mais baixo, irá comprimir um pouco mais a mola o que possivelmente vai tornar o carro um pouco mais rijo mas n me parece que vá ficar desconfortável e assim um dia qd quiseres trocar as molas por umas baixas já tens os amortecedores...
 
boas nuno_costa pois essa era uma opçao que tinha já de lado devido a falta de t€€€€mpo apesar de ficar ja com amortecedores novos claro, mas b8 pareceme que ja fica baixo deamis, eu os b4 sport so ouvi ca pelao forum!! ma o mecanico e o vendedor n desmentiram e deram a mesma resposta em locais e dias diferentes,2o percebi b4 e b4 sport é tudo igual menus o espigao, os b8 ja sao mais pequenos,pensooo euuu de queee atençao, b8 mesmo fora de questao pois de origem ja tenho uma tabua.nao queria uma chapa de inox314mm lol. o pesoal para "colar" ao chao(o que tambem nao quero) utiliza sao b7 salvo erro mais molas,embora haja ja muitos tambem com b8.tens uma muito boa oferta sem duvida(so eu n arranjo mecanicos com estas ofertas :D) teres b8 mas para o que eu quero nao vale a pena investir tanto,mas muito obrigado a mesma pela opiniao!
cumprimentos
RRibeiro
 
Last edited:
, os amortecedores sendo diferentes serão diferentes na altura da posição normal em relação às molas, e talvez mais rijos para não chegarem ao fim do curso dos mesmos em qualquer buraco...
QUOTE]

se o espigão é mais curto no b4 para a versão sport, do q para a versão confort, isso faz toda a diferença... e foi exactamente o q quis dizer acima... o espigão da versão sport é mais curto porq as molas sport são mais curtas...
os b4 normais são de espigão maior, por isso mais altos, e ao mete-los com as molas sport, em vez de comprimirem x, vão comprimir x + a diferença das molas sport, x + 3cm... ao ficarem mais comprimidos q o normal vão estar sobre mais pressão, e vão durar menos tempo...

quanto é q deste pelos 4 amortecedores b4 "normais", se não é indiscrição?
 
boas xavi, intendo o teu ponto de vista é o mesmo que o meu so n achei totalmente descabido o que me disseram tanto o mecanico como o vendedor dai estar a tentar tirar as duvidas todas msmo, ai esta outra questao,nao sao 4 sao só 2 frontais, 53,53€ mais iva cada um,total de 158€ o par de amortecedores mais correia de alternador do a4 b5 da minha sogra(cerca de 28€), salvo erros de contas e memoria pois tenho a fatura no a4 no mecanico a montar a correia,o preço de 53,53€ sem iva cada amortecedor tenho a certeza pois ja tinha pedido orçamentos,o valor final total da fatura foi 158€ e tal!
o serem 2 tambem me deixa um bocado apreensivo pq para 4 ja fica puxado e se quizer um dia por molas tenho smpre que ter 4 amortecedores de peferencia pelo menos os b4 sport talvez? embora certamente acabe por nao mexer nas molas...
cumprimentos
 
tens dois tipo de b4 sport espigão curto e standard e podes por esses que não faz mal nenhum e fica mais confortável que os standard ...:)


abraço
 
boas dias,
pois acho que tens a mesma maneira de pensar que o mecanico e o vendedor, pois andei a procura ca no forum do topico que ja tinha visto e encontrei isto :

"Atenção que os B4 tem 2 versões, mais e menos rija com o mesmo tamanho de espigão."

o que me dizem disto? basicamente disseram-me que com b4 ficava como tava mesmo sendo mola sport (OEM) e que com b4 sport ia perder o ja pouco conformo que tenho, mas como alertado mais acima pelo colega xavi a questao de molas sport sendo mais curtas s me vao realmente desgastar mais cedo os amortecedores
cumprimentos
 
boas nuno_costa pois essa era uma opçao que tinha já de lado devido a falta de t€€€€mpo apesar de ficar ja com amortecedores novos claro, mas b8 pareceme que ja fica baixo deamis, eu os b4 sport so ouvi ca pelao forum!! ma o mecanico e o vendedor n desmentiram e deram a mesma resposta em locais e dias diferentes,2o percebi b4 e b4 sport é tudo igual menus o espigao, os b8 ja sao mais pequenos,pensooo euuu de queee atençao, b8 mesmo fora de questao pois de origem ja tenho uma tabua.nao queria uma chapa de inox314mm lol. o pesoal para "colar" ao chao(o que tambem nao quero) utiliza sao b7 salvo erro mais molas,embora haja ja muitos tambem com b8.tens uma muito boa oferta sem duvida(so eu n arranjo mecanicos com estas ofertas ) teres b8 mas para o que eu quero nao vale a pena investir tanto,mas muito obrigado a mesma pela opiniao!
cumprimentos
RRibeiro

em relaçao a este post ja me contradisse em relaçao ao ultimo,pois a unika diferença que me apresentaram dos b4 pos b4 sport é a diferença de dureza nao de espigao snao como é obvio n deveriam ser os 2 b4 :S
 
eu cada vez ja to é mais confuso, e me contradigo mais ja nem sei que pensar agora depois de ver outr vez as msg,vo aguardar ate montar os b4 ja adquiridos e medir a distancia da cava da roda ao chao com os oem e depois com os b4 e ver se fica mais alto se ficar depois falo com o homem da casa das peças,brigadao pela disponiblidade companheiros
 
para ja nao baixo mas um dia gostava mas n muito baixo,mas refereste essas molas em que amorteceores? neste momento tenho tudo OEM e ja comprados um par para frente b4 "normais"....
 
Back
Top