Audi TT mk1 - Sonda Lambda- Bobines-Velas

Viva,

Esta é a primeira vez que publico algo neste forum, por isso espero não estar a infrigir nenhuma regra :lol:.

Bem, adquiri recentemente um Audi TT de 2000 cabrio, 1.8T 180CV com 130mil km, e coloquei-o a GPL. Até aqui tudo bem.

Como o carro não estava a responder bem, apesar de andar bem, nao passa dos 180/190 Km\h, :mad:
decidi verificar se estava tudo bem, e disseram me que tinha um erro na sonda lambda, e que era necessario trocar a sonda referida, tal como as bobines e as velas (que estavam velhas segundo eles).

No entanto quando recebo o orçamento, vem um valor que considero exagerado, 925€ (c\iva).

E porque considero exagerado? Se realizar uma procura na web, vejo que os valores para as sondas lambda são entre os 58 e os 170€, paras as bobines de 20 a 50€ e para as velas de 5 a 30€.

A minha questão para vocês, uma vez que eu não sou nenhum expert na matéria, quais são as bobines e as velas (uma vez que pretendo ser eu a fazer a troca) mais adequadas para o carro, uma vez que este é para utilizar a GPL?

E se não for pedir muito, qual é a sonda lambda mais correcta?

Obrigado,
Delpi
 
Last edited:
Bobines, compras da BERU especificas para o teu motor, Velas compras NGK Iridium, ou então as GPL, estas ultimas são mais recomendáveis, sonda lambda compras também a de origem, que deve ser BOSCH, não te metas a comprar material deste de linha branca, não compensa ;)
 
Viva,

Esta é a primeira vez que publico algo neste forum, por isso espero não estar a infrigir nenhuma regra :lol:.

Bem, adquiri recentemente um Audi TT de 2000 cabrio, 1.8T 180CV com 130mil km, e coloquei-o a GPL. Até aqui tudo bem.

Como o carro não estava a responder bem, apesar de andar bem, nao passa dos 180/190 Km\h, :mad:
decidi verificar se estava tudo bem, e disseram me que tinha um erro na sonda lambda, e que era necessario trocar a sonda referida, tal como as bobines e as velas (que estavam velhas segundo eles).

No entanto quando recebo o orçamento, vem um valor que considero exagerado, 925€ (c\iva).

E porque considero exagerado? Se realizar uma procura na web, vejo que os valores para as sondas lambda são entre os 58 e os 170€, paras as bobines de 20 a 50€ e para as velas de 5 a 30€.

A minha questão para vocês, uma vez que eu não sou nenhum expert na matéria, quais são as bobines e as velas (uma vez que pretendo ser eu a fazer a troca) mais adequadas para o carro, uma vez que este é para utilizar a GPL?

E se não for pedir muito, qual é a sonda lambda mais correcta?

Obrigado,
Delpi

o carro nao responde bem a GPL e Gasolina? qual é o dito erro?

quanto ao material é mais ou menos como o vick_79 diz sendo que não recomendo BERU a ninguém. no teu caso o que queres e deves meter são das bobines do R8
 
o carro nao responde bem a GPL e Gasolina? qual é o dito erro?

quanto ao material é mais ou menos como o vick_79 diz sendo que não recomendo BERU a ninguém. no teu caso o que queres e deves meter são das bobines do R8
Eu quanto ás BERU não tenho razões de queixa, meti as 4 novas quando comprei o meu 1.8T e isso já foi há 8 anos, e até agora não tive razões de queixa, troquei por descargo de consciência, ainda tenho ali as 4 que retirei, e até essas estão em bom estado.. mas porque não recomendas as BERU? No meu caso não dá para instalar as do R8, não é plug and play, e não estou para andar com mods que nada de novo tragam, depois as restantes marcas que andam no mercado também não me expiram muita confiança, ate mesmo as da NGK que é uma marca que estimo muito, já ouvi falar muito mal delas, ou existe alguma marca especifica que recomendes para o meu caso?
 
Last edited:
Eu quanto ás BERU não tenho razões de queixa, meti as 4 novas quando comprei o meu 1.8T e isso já foi há 8 anos, e até agora não tive razões de queixa, troquei por descargo de consciência, ainda tenho ali as 4 que retirei, e até essas estão em bom estado.. mas porque não recomendas as BERU? No meu caso não dá para instalar as do R8, não é plug and play, e não estou para andar com mods que nada de novo tragam, depois as restantes marcas que andam no mercado também não me expiram muita confiança, ate mesmo as da NGK que é uma marca que estimo muito, já ouvi falar muito mal delas, ou existe alguma marca especifica que recomendes para o meu caso?

atenção, o teu tipo de bobine é diferente e seja de que marca for dura bem. eu não falo de beru no geral, mas bobines da beru para o motor dele.

quanto ao teu também podes meter bobines mais recentes, é uma conversao facil de fazer a até há kits para isso

https://store.034motorsport.com/coil-conversion-icm-delete-kit-early-1-8t-to-2-0t-fsi-coils.html
 
quando comprei o carro, há 5 anos, precisei de uma bobine e fui a uma casa de peças e comprei a que me deram, não sei se é beru ou outra marca, mas até agora não falhou, as velas recomendo as LPG da ngk especificas para gpl.
O carro por acaso não tem linha?
925€ ? Mesmo com mao de obra isso é um assalto á mão armada. Esse orçamento foi aonde na audi?
 
Last edited:
quando comprei o carro, há 5 anos, precisei de uma bobine e fui a uma casa de peças e comprei a que me deram, não sei se é beru ou outra marca, mas até agora não falhou, as velas recomendo as LPG da ngk especificas para gpl.
O carro por acaso não tem linha?
925€ ? Mesmo com mao de obra isso é um assalto á mão armada. Esse orçamento foi aonde na audi?

mesmo

(valores redondos)

40 custam as velas da NGK
250 as bobines do R8 na origem
120 a sonda na Bosch
 
Viva,
O carro responde, tem um pequeno Lag ou gap, entre as 2500 e as 3000 rpms, em que sente-se que ele "abafa" mas é um sintoma que acontece tanto a GPL como a gasolina (e so lhe ponho da 98octanas).

O erro, que dá, pelo que eu consegui apanhar pelo VAG é um erro na sonda lambda, mas não consegui apanhar mais informação nem me especificaram depois qual era o erro.

Apenas me disseram que tinha de substituir uma ou duas sondas lambdas.

Tal como as velas e as bobines, que ja estavam velhas.

De resto o carro, anda normal, não se nota muita diferença entre gpl e gasolina, a unica coisa que me fica a pesar é o facto de não conseguir passar dos 180/190 km\h. (Tanto a gas como gpl)

- - - - - - - - - -

quando comprei o carro, há 5 anos, precisei de uma bobine e fui a uma casa de peças e comprei a que me deram, não sei se é beru ou outra marca, mas até agora não falhou, as velas recomendo as LPG da ngk especificas para gpl.
O carro por acaso não tem linha?
925€ ? Mesmo com mao de obra isso é um assalto á mão armada. Esse orçamento foi aonde na audi?

Tambem achei o mesmo, foi na MasterGás em gaia, que foi onde fiz a conversão para GPL. É que, apesar de não perceber muito de mecanica, creio que qualquer "nabo" como eu, consegue fazer a mudança de velas e bobines, e procurando pela net, não são assim tao caras, para levar a esse preço (ainda que este contemple tambem as sondas lambda).

Não tem linha como assim? :eek:
 
Last edited:
Começa por trocar as velas e as bobines, e deixa a sonda para ultimo lugar, se precisares dos part numbers dos componentes, eu posso ajudar nisso, basta para isso dizer o código do teu motor..
 
Se tem linha, quero dizer com isto se nao alteram o sistema de escapo, se foi alterado podem ter tirado a sonda do escapo, agora nao sei se esse tem 2 sondas ou só uma.
 
Viva,
O carro responde, tem um pequeno Lag ou gap, entre as 2500 e as 3000 rpms, em que sente-se que ele "abafa" mas é um sintoma que acontece tanto a GPL como a gasolina (e so lhe ponho da 98octanas).

O erro, que dá, pelo que eu consegui apanhar pelo VAG é um erro na sonda lambda, mas não consegui apanhar mais informação nem me especificaram depois qual era o erro.

Apenas me disseram que tinha de substituir uma ou duas sondas lambdas.

Tal como as velas e as bobines, que ja estavam velhas.

De resto o carro, anda normal, não se nota muita diferença entre gpl e gasolina, a unica coisa que me fica a pesar é o facto de não conseguir passar dos 180/190 km\h. (Tanto a gas como gpl)

- - - - - - - - - -



Tambem achei o mesmo, foi na MasterGás em gaia, que foi onde fiz a conversão para GPL. É que, apesar de não perceber muito de mecanica, creio que qualquer "nabo" como eu, consegue fazer a mudança de velas e bobines, e procurando pela net, não são assim tao caras, para levar a esse preço (ainda que este contemple tambem as sondas lambda).

Não tem linha como assim? :eek:

pode ser n coisas e até coisas que não impliquem troca de peças. mas sem sequer saber o código do erro é difícil precisar o que quer que seja.

quanto è velocidade máxima devias obter 220+ seja a gpl ou gasolina (dependendo do estado do carro). o facto de não o conseguires indica que algo tem que ser corrigido
 
Começa por trocar as velas e as bobines, e deixa a sonda para ultimo lugar, se precisares dos part numbers dos componentes, eu posso ajudar nisso, basta para isso dizer o código do teu motor..

Viva,

Se nao for pedir muito, agradecia te mesmo muito, se me pudesses ajudar com essa informação :)

O codigo do meu é : APP,

Espero que seja este o codigo que te interesse:lol:
 
Viva,

Se nao for pedir muito, agradecia te mesmo muito, se me pudesses ajudar com essa informação :)

O codigo do meu é : APP,

Espero que seja este o codigo que te interesse:lol:

para as peças que precisas não é preciso entrar em especifidades de códigos de motor. as velas e bobines etão bem documentadas no fórum com os respectivos partnumbers.

mais relevante é esses códigos de erro. és de onde já agr?
 
pode ser n coisas e até coisas que não impliquem troca de peças. mas sem sequer saber o código do erro é difícil precisar o que quer que seja.

quanto è velocidade máxima devias obter 220+ seja a gpl ou gasolina (dependendo do estado do carro). o facto de não o conseguires indica que algo tem que ser corrigido


Pois, mas agora para te dizer qual é o erro ao certo, é complicado so mesmo ligando ao VAG, e so no fim de semana e que se calhar tenho acesso a isso.

Pois, eu tambem achava que sim, ele puxa bem ate aos 180km, alias seja em linha recta ou a subir ele vai sempre a puxar, mas depois dos 180, parece que tem um limitador :\

- - - - - - - - - -

para as peças que precisas não é preciso entrar em especifidades de códigos de motor. as velas e bobines etão bem documentadas no fórum com os respectivos partnumbers.

mais relevante é esses códigos de erro. és de onde já agr?

Hmm, admito que tenho que pesquisar melhor o forum!

Sou de Fafe, mas moro no Porto.
 
Back
Top