Olha amigo.
A válvula Exhaust Gas Recirculation, serve apenas para uma coisa. Agradar aos senhores que aprovam leis contra os fumos libertados pelos carros. E resulta apenas num carro com poucos anos/quilómetros.
A EGR, faz com que os gases resultantes da combustão possam, em parte, reentrar no sistema de admissão de ar do motor, para que as emissões de gases nocivos (principalmente o enxofre) sejam mínimas. Não vai fazer com que o teu carro ande mais, nem deite mais ou menos fumo, porque se estiver entupida, assim como a admissão, faz ainda mais.
E afinal, se uma das formas de aumentar a potencia e melhorar a combustão do combustível é meter na admissão ar frio (por causa da maior quantidade de oxigénio) e limpinho, pra quê estar a meter ar quente e sujo?
Inicialmente, nos 1ºs Km funciona bem, depois o que acontece e se vires pelas imagens das válvulas EGR ao fim de muitos quilómetros ficam num estado miserável, imagina como fica no interior da admissão. Significa isto que ao fim de muitos quilómetros o carro começa a consumir mais, perder potência e o efeito da EGR deixa de ter sentido, para o ambiente, e passa a ter um sentido muito contrário ao pretendido.
É como Ricardo diz, se respirares mal vais te sentir bem? Ou se te meteres debaixo de um cobertor (na cama), deixas uma frinchinha para entrar ar, mas continuas a respirar o teu próprio ar que expiras (começa a ficar quente e começas a sufocar, por causa do CO2)! O mesmo se passa com um carro.
Por tanto...