Ajuda com problema Audi A3 2.0 TDI (8P) 2003

Bom dia,

Preciso da vossa ajuda com o meu problema no carro. À cerca de 1 semana atrás acendeu-me uma luz no display com a seguinte indicação:
REGULAÇÃO ALCANCE FARÓIS AVARIADA

Liguei o carro ao VAG e surgiu mais erros de intermittent/malfunction 01314, no ABS, no CAN, Cent. Elect, Steering Assist, etc.

Levei o carro à AUDI de Portimão, que após 1h30 disseram-me que pelo diagnóstico teria que o deixar mais tempo. 4 dias depois, ligaram-me a informar que existia 75% de probabilidade de ser da ECU do Motor e que teria que comprá-la, mas sem garantia que ficasse resolvido o problema. Questionei se podia levar uma outra para testar, para não gastar 1200€ e ficar com o mesmo problema, no qual me negaram essa possibilidade, afirmando que não seria compativel. Portanto ou pagava e com sorte ficava resolvido, ou então seria 1200€ deitados ao lixo.

Alguém já teve esse problema ou parecido? Sabem dizer-me se é possível reprogramar a ECU fora da Audi?

Já alguém ouviu falar da ECUTESTING (ecutesting.com) e sabem se são fidedignos?

Agradeço a vossa ajuda
 
Impressionante....

Assim qualquer um é mecânico!!!!!!!! Trocar peças até açertar na avaria e o cliente paga sempre.. Tá bem....

Olha se fosse meu, a 1ª coisa que fazia era tira-lo dessa ofiçina... MAS ERA HOJE!!!!!!!!!!!!!!!

Em 2ª lugar, tudo o que se faz na Audi fazes cá " fora " e mais barato... Procura bem pois encontras alguem certamente que te possa ajudar nisso.
 
Boas, tenta ver com o mecanico os sensores de regulação dos farois que tem nas rodas. Normalmente existe um a frente e outro atras.Boa sorte na solução do problema.
 
Impressionante....

Assim qualquer um é mecânico!!!!!!!! Trocar peças até açertar na avaria e o cliente paga sempre.. Tá bem....

Olha se fosse meu, a 1ª coisa que fazia era tira-lo dessa ofiçina... MAS ERA HOJE!!!!!!!!!!!!!!!

Em 2ª lugar, tudo o que se faz na Audi fazes cá " fora " e mais barato... Procura bem pois encontras alguem certamente que te possa ajudar nisso.

Na Audi é mesmo assim O que a máquina menciona como avaria eles colocam Comigo foi luz do ABS acesa de quando em vez.A máquina diagnosticou um sensor da roda direita da frente. A luz continuou acender.Fui lá outro sensor mas o da roda esquerda.A luz voltou a acender Voltei a lá ir Cablagem toda nova a luz voltou a acender, aí passei-me por completo e disse-lhes visto que estava mais que provado, que o problema da luz acender não era destes componentes,pedi que me devolvessem o valor, que gastei ,Resposta pronta do recepcionista não fazemos devoluções,porque se a máquina diagnosticou os problemas referidos é porque estavam avariados,e com um ar de desprezo disse se pretender voltar deixar cá a viatura, voltamos a colocar na máquina para detectar o que está mais avariado,olhei para o individuo com uma vontade enorme de o ir mandar pastar caracóis, e revoltado com tanta ignorância,vim embora,a partir daquele momento deixei de ser um cliente tótó com 18 anos de antiguidade naquela casa Audi em Alcântara,que em tempos foi Carnova e agora é Melvar .NAO ACONSELHO
 
O carro trabalha assim-

-----ECU Motor
---Quadrante
Gateway---Controlador de Xenon
-----Central electrica
-------Radio, etc

A Gateway manda no carro td, é o que liga os modulo todos.

Logo não deve ser a centralina de motor, visto as linhas can ate serem independetes em ambos, ser a gateway ate podia ser mas não deve ser.

Podes ter um farol com o motor avariado como o sensor de um dos eixos.

Tens é de saber que erro cá no modulo de xenon.

Sim dá para codificar uma centralina fora da Audi com software correcto.
 
Impressionante....

Assim qualquer um é mecânico!!!!!!!! Trocar peças até açertar na avaria e o cliente paga sempre.. Tá bem....

Olha se fosse meu, a 1ª coisa que fazia era tira-lo dessa ofiçina... MAS ERA HOJE!!!!!!!!!!!!!!!

Em 2ª lugar, tudo o que se faz na Audi fazes cá " fora " e mais barato... Procura bem pois encontras alguem certamente que te possa ajudar nisso.


Fui tirar o carro da oficina como o Jimy disse, mas continuo no impasse, de confiar em um mecânico para me resolver o problema. Por acaso alguém conhece ou saiba quem conheça um expert na materia aqui pelo Algarve. Já tou por tudo...:(

Cumprimentos,
 
Não acredito que esse erro tenha a ver com a centralina do motor.. De qualquer maneira tenta encontrar alguem com vag para ver que erros tens, nomeadamente no modulo 55-xenon range.
Como disse o laualf, pode ser algum sensor de nivelamento marado, algum motor de regulação das opticas, ou até o proprio modulo de controlo. Desligaste alguma fichas das opticas ou a bateria? Por vezes basta mexer nisso para ficares com esse erro e ser necessário ligar o carro "à maquina" para configurar/calibrar..
 
O carro trabalha assim-

-----ECU Motor
---Quadrante
Gateway---Controlador de Xenon
-----Central electrica
-------Radio, etc

A Gateway manda no carro td, é o que liga os modulo todos.

Logo não deve ser a centralina de motor, visto as linhas can ate serem independetes em ambos, ser a gateway ate podia ser mas não deve ser.

Podes ter um farol com o motor avariado como o sensor de um dos eixos.

Tens é de saber que erro cá no modulo de xenon.

Sim dá para codificar uma centralina fora da Audi com software correcto.

De acordo com a fatura do pagamento, foram efetuados os seguintes procedimentos:

Remoção/instalação de Aparelho Comando motor para medir cablagens
Remoção/instalação resguardos superiores pedais para medir cablagens gateway
Remoção/instalação volante e contacto de ignição para medições
Remoção/instalação e desarmar caixa E dos reles e fusíveis para medições
Verificação de humidades ou maus contactos

Portanto, mais uma vez insistiram que havia 75%/80% probabilidade do problema estar no Aparelho de comando do motor, mas sem certezas que o problema iria ficar resolvido.

Posto isto, o que deve uma pessoa pensar e principalmente o que deve uma pessoa fazer com um problema destes?

Neste momento o carro anda, mas cada vez que preciso dar à chave, torna-se uma incógnita se vai ligar ou se aparece o erro dos faróis, e fico especado 3/5 minutos até conseguir que o carro ligue.

Alguma sugestão ou mesmo conselho de um bom mecânico que resolva este problema pelo Algarve?

Obrigado e Cumprimentos,
 
De acordo com a fatura do pagamento, foram efetuados os seguintes procedimentos:

Remoção/instalação de Aparelho Comando motor para medir cablagens
Remoção/instalação resguardos superiores pedais para medir cablagens gateway
Remoção/instalação volante e contacto de ignição para medições
Remoção/instalação e desarmar caixa E dos reles e fusíveis para medições
Verificação de humidades ou maus contactos

Portanto, mais uma vez insistiram que havia 75%/80% probabilidade do problema estar no Aparelho de comando do motor, mas sem certezas que o problema iria ficar resolvido.

Posto isto, o que deve uma pessoa pensar e principalmente o que deve uma pessoa fazer com um problema destes?

Neste momento o carro anda, mas cada vez que preciso dar à chave, torna-se uma incógnita se vai ligar ou se aparece o erro dos faróis, e fico especado 3/5 minutos até conseguir que o carro ligue.

Alguma sugestão ou mesmo conselho de um bom mecânico que resolva este problema pelo Algarve?

Obrigado e Cumprimentos,

Com estes "novos dados" o problema pode ser outro e aí até posso acreditar que seja mesmo a ecu, podias ter dito isto logo no inicio do tópico ;)
 
Não acredito que esse erro tenha a ver com a centralina do motor.. De qualquer maneira tenta encontrar alguem com vag para ver que erros tens, nomeadamente no modulo 55-xenon range.
Como disse o laualf, pode ser algum sensor de nivelamento marado, algum motor de regulação das opticas, ou até o proprio modulo de controlo. Desligaste alguma fichas das opticas ou a bateria? Por vezes basta mexer nisso para ficares com esse erro e ser necessário ligar o carro "à maquina" para configurar/calibrar..

Pessoalmente nunca mexi no que quer que seja no que concerne partes elétricas ou motor do carro. Tenho o VAG e fora os erros que aparecem dos vários tipos de equipamentos (ABS, Radio, Dir. Assist, CAN Gateway, Motor, etc) o status é sempre o mesmo:

00-Steering Angle Sensor -- Status: OK 0000
01-Engine -- Status: Malfunction 1010
03-ABS Brakes -- Status: Malfunction 0010
08-Auto HVAC -- Status: Malfunction 0010
09-Cent. Elect. -- Status: Malfunction 0010
15-Airbags -- Status: OK 0000
16-Steering wheel -- Status: OK 0000
17-Instruments -- Status: OK 0000
19-CAN Gateway -- Status: Malfunction 0010
25-Immobilizer -- Status: OK 0000
42-Door Elect, Driver -- Status: Malfunction 0010
44-Steering Assist -- Status: Malfunction 0010
46-Central Conv. -- Status: Sporadic communication error 1000
47-Sound System -- Status: OK 0000
52-Door Elect, Pass. -- Status: Malfunction 0010
55-Xenon Range -- Status: Malfunction 0010
56-Radio -- Status: OK 0000
76-Park Assist -- Status: OK 0000
7D-Aux. Heat -- Status: OK 0000

Address 01: Engine Labels: None
Part No SW: 03G 906 016 G HW: 028 101 136 4
Component: R4 2,0L EDC 0000SG 5705
Coding: 0000072
Shop #: WSC 06435

1 Fault Found:
18009 - Relay for Supply Voltage Terminal 30 (J317): Implausible Signal
P1601 - 000 - - - Intermittent
Freeze Frame:
RPM: 84 /min
Torque: -98.0 Nm
Speed: 0.0 km/h
Load: 0.0 %
Voltage: 9.65 V
Bin. Bits: 00000000
Bin. Bits: 0
(no units): 0.0

Readiness: 0 0 0 0 0

-------------------------------------------------------------------------------
Address 03: ABS Brakes Labels: 1K0-907-379-MK60-F.LBL
Part No: 1K0 907 379 K
Component: ESP FRONT MK60 0103
Coding: 0023174
Shop #: WSC 06435

2 Faults Found:
01314 - Engine Control Module
013 - Check DTC Memory - Intermittent
01314 - Engine Control Module
004 - No Signal/Communication - Intermittent

-------------------------------------------------------------------------------
Address 08: Auto HVAC Labels: 8P0-820-043.LBL
Part No SW: 8P0 820 043 D HW: 8P0 820 043 D
Component: KlimavollautomatH12 0150

1 Fault Found:
01330 - Central Control Module for Central Convenience (J393)
004 - No Signal/Communication - Intermittent
Freeze Frame:
Fault Status: 00100100
Fault Priority: 3
Fault Frequency: 1
Reset counter: 165
Mileage: 157116 km
Time Indication: 0
Date: 2012.11.07
Time: 00:02:03

Freeze Frame:


-------------------------------------------------------------------------------
Address 09: Cent. Elect. Labels: 8P0-907-279.LBL
Part No SW: 8P0 907 279 A HW: 8P0 907 279 A*
Component: Bordnetz-SG 1.0 H29 0501
Coding: 038A4F0082141000000000000000000000
Shop #: WSC 00000

Part No: 8P1 955 119
Component: Wischer WWS Audi350 0130
Coding: 16711696
Shop #: WSC 00000

2 Faults Found:
01314 - Engine Control Module
004 - No Signal/Communication - Intermittent
01330 - Central Control Module for Central Convenience (J393)
004 - No Signal/Communication - Intermittent

-------------------------------------------------------------------------------
Address 15: Airbags Labels: 8P0-959-655-84.LBL
Part No SW: 8P0 959 655 F HW: 8P0 959 655 F
Component: Airbag 8.4ED H01 0130
Coding: 0010602
Shop #: WSC 06435

No fault code found.

-------------------------------------------------------------------------------
Address 16: Steering wheel Labels: 1K0-953-549.LBL
Part No SW: 1K0 953 549 A HW: 1K0 953 549 A
Component: Lenksäulenmodul 012 0030
Coding: 0000012
Shop #: WSC 06435

No fault code found.

-------------------------------------------------------------------------------
Address 17: Instruments Labels: 8P0-920-xxx-17.LBL
Part No SW: 8P0 920 930 F HW: 8P0 920 930 F
Component: KOMBIINSTR. VDO H25 0110
Coding: 0004103
Shop #: WSC 00999

No fault code found.

-------------------------------------------------------------------------------
Address 19: CAN Gateway Labels: 1K0-907-530.LBL
Part No SW: 1K0 907 530 B HW: 1K0 907 951
Component: Gateway H08 0090
Coding: 7D0F0F42070100
Shop #: WSC 06435

2 Faults Found:
01314 - Engine Control Module
004 - No Signal/Communication - Intermittent
Freeze Frame:
Fault Status: 00100100
Fault Priority: 2
Fault Frequency: 11
Reset counter: 169
Mileage: 157053 km
Time Indication: 0
Date: 2012.11.06
Time: 10:46:18

01330 - Central Control Module for Central Convenience (J393)
004 - No Signal/Communication - Intermittent
Freeze Frame:
Fault Status: 00100100
Fault Priority: 2
Fault Frequency: 5
Reset counter: 165
Time Indication: 0
Date: 2012.11.07
Time: 00:02:03


-------------------------------------------------------------------------------
Address 25: Immobilizer Labels: 1K0-920-xxx-25.LBL
Part No SW: 8P0 920 930 F HW: 8P0 920 930 F
Component: KOMBIINSTR. VDO H25 0110

No fault code found.

-------------------------------------------------------------------------------
Address 42: Door Elect, Driver Labels: 8P0-959-801-MIN.LBL
Part No: 8P0 959 801 A
Component: Tuersteuerger. H10 0010
Coding: 0000016
Shop #: WSC 06435

1 Fault Found:
01330 - Central Control Module for Central Convenience (J393)
004 - No Signal/Communication - Intermittent

-------------------------------------------------------------------------------
Address 44: Steering Assist Labels: 1Kx-909-14x.LBL
Part No: 1K1 909 144 E
Component: EPS_ZFLS Kl.10 1202

3 Faults Found:
01314 - Engine Control Module
004 - No Signal/Communication - Intermittent
Freeze Frame:
Mileage: 7040 km
Temperature: 31.0°C
Voltage: 8.40 V
Voltage: 10.20 V

00668 - Supply Voltage Terminal 30
002 - Lower Limit Exceeded - Intermittent
Freeze Frame:
Mileage: 7040 km
Temperature: 31.0°C
Voltage: 8.50 V
Voltage: 10.40 V

02441 - Yellow Malfunction Lamp in Instrument Cluster
013 - Check DTC Memory - Intermittent
Freeze Frame:
Mileage: 7080 km
Temperature: 33.0°C
Voltage: 12.90 V
Voltage: 12.60 V


-------------------------------------------------------------------------------
Address 46: Central Conv. Labels: 8P0-959-433.LBL
Part No: 8P0 959 433
Component: KSG H02 0040
Coding: 108800186D288505484AC67000
Shop #: WSC 06435

Part No: 1K0 951 605 A
Component: LIN BACKUP HORN H01 1201

Part No: 1K0 907 719
Component: Neigungssensor 002 0002

Part No: 8P0 951 177
Component: Innenraumueberw.H03 0010

No fault code found.

-------------------------------------------------------------------------------
Address 47: Sound System Labels: 8Px-035-382.LBL
Part No SW: 8P3 035 382 HW: 8P3 035 382
Component: AB2 SUBWOOFERBOXH23 0100

No fault code found.

-------------------------------------------------------------------------------
Address 52: Door Elect, Pass. Labels: 8P0-959-802-MIN.LBL
Part No: 8P0 959 802 A
Component: Tuersteuerger. H10 0010
Coding: 0000016
Shop #: WSC 06435

1 Fault Found:
01330 - Central Control Module for Central Convenience (J393)
004 - No Signal/Communication - Intermittent

-------------------------------------------------------------------------------
Address 55: Xenon Range Labels: 8P0-907-357.LBL
Part No: 8P0 907 357 A
Component: Dynamische LWR H01 0010
Coding: 0000001
Shop #: WSC 06435

2 Faults Found:
01314 - Engine Control Module
008 - Implausible Signal - Intermittent
Freeze Frame:
Fault Status: 00101000
Fault Priority: 2
Fault Frequency: 0
Reset counter: 40
Mileage: 157048 km
Time Indication: 0
Date: 2012.11.06
Time: 10:46:17

01314 - Engine Control Module
004 - No Signal/Communication - Intermittent
Freeze Frame:
Fault Status: 00101000
Fault Priority: 2
Fault Frequency: 0
Reset counter: 40
Mileage: 157048 km
Time Indication: 0
Date: 2012.11.06
Time: 10:46:17


-------------------------------------------------------------------------------
Address 56: Radio Labels: None
Part No SW: 8P0 035 186 HW: 8P0 035 186
Component: concert II EU H53 0060
Coding: 0001003
Shop #: WSC 06435

No fault code found.

-------------------------------------------------------------------------------
Address 76: Park Assist Labels: 8P0-919-283.LBL
Part No SW: 8P0 919 283 HW: 8P0 919 283
Component: Parkhilfe 4-Kan H06 0020
Coding: 0000003
Shop #: WSC 06435

No fault code found.

-------------------------------------------------------------------------------
Address 7D: Aux. Heat Labels: 1K0-963-235.LBL
Part No SW: 1K0 963 235 C HW: 1K0 963 235 C
Component: PTC-Element 0404

No fault code found.

End --------------------------------------------------------------------------------------------------

Alguma ideia do que pode ser? HELPPP
 
Isso são daqueles erros, " pain in the ass" dar com o problema! Ou será mesmo a centralina com problemas ou então alguma relé que não esta a funcionar em codiçoes!
Já tive um problema semelhante (com erros iguais) e eram as relés que tem por baixo da centralina que levaram com agua das chuvas e apodreceram! Isto numa B7 !
Aqui vais ter que gastar € para resolveres essa questão! E se fosse no teu caso talvez optasse primeiro pela substituiçao das relés e só em ultimo caso passa-se para a centralina!
 
Isso são daqueles erros, " pain in the ass" dar com o problema! Ou será mesmo a centralina com problemas ou então alguma relé que não esta a funcionar em codiçoes!
Já tive um problema semelhante (com erros iguais) e eram as relés que tem por baixo da centralina que levaram com agua das chuvas e apodreceram! Isto numa B7 !
Aqui vais ter que gastar € para resolveres essa questão! E se fosse no teu caso talvez optasse primeiro pela substituiçao das relés e só em ultimo caso passa-se para a centralina!

P/J
A bateria estará boa? :S
:p
 
P/J
A bateria estará boa? :S
:p

A brincar que o digas! :D As vezes vai-se logo para a pior coisa... E vai na volta ...

O rapaz da B7, meteu a carrinha na audi, porque de vez em quando ela ia abaixo pois as relés disparavam e a comunicaçao era cortada logo a informaçao do immo tb deixava de ser comunicada e a carrinha ia abaixo... Lá meteram a centralina nova tambem, mas ele só pagou 400€ pela mesma + iva (1200€ por uma parece-me um bocado caro! :|) entretanto depois da centralina nova continuou igual... Só demos com o problema da relé qd se começou a desmontar a centralina e a verificar cablagens, e viu-se as relés com mau aspecto, com 30€ comprou-se as relés todas e problema resolvido! Mas cada caso é um caso !
 
Last edited:
1 Fault Found:
18009 - Relay for Supply Voltage Terminal 30 (J317): Implausible Signal
P1601 - 000 - - - Intermittent
Freeze Frame:
RPM: 84 /min
Torque: -98.0 Nm
Speed: 0.0 km/h
Load: 0.0 %
Voltage: 9.65 V


Começas por ver se a bateria está em modos e verificas os contactos e bornos todos.
Falta de chixa no arranque, tens de certeza.
 
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