A4 B6 - Carros "iguais", comportamento diferente

Boas.

Tenho dois A4 B6 do ano de 2001. A diferença é que um é a versão 5p (carrinha) e o outro 4p (carro).
Ambos têm a suspensão sport, os mesmos pneus (Continental ContactPremium 2 com poucos quilómetros), as mesmas jantes, mas comportamentos bastante distintos.

O carro tem 175.000Km e comporta-se muito bem em mudanças bruscas de direcção, sendo bastante sólido em todas as situações.
A carrinha tem 110.000Km e aos 103.000Km levou 4 amortecedores Bilstein B4 (próprios para a suspensão sport com espigão mais curto) nos 2 eixos, pois achei que o comportamento estava a deteriorar-se. Em mudanças de direcção bruscas (as chamadas guinadelas), parece que estava com um atrelado atrás e a traseira parecia deslizar antes da suspensão voltar ao normal. O eixo da frente também cedia bastante. Com a mudança de amortecedores, algo melhorou, mas a traseira continua a "deslizar" e parece bastante mole ao passar em lombas ou buracos, não dando solidez à viatura.

Colocando o carro e a carrinha traseira com traseira, mala aberta e pressionando para baixo no acesso, a suspensão da carrinha (com amortecedores novos) é muito mais mole e demora mais a estabilizar, enquanto que no carro é quase imediato.
Do chão à cava, a carrinha (que esteve parada muito tempo - talvez 2 ou 3 anos) está mais baixa 8mm do que o carro (mesma pressão de pneus).
A carrinha também faz um barulho forte na frente (rolamento ou resonância dos Dunlop SP9000 que estão somente na frente), mas que em nada deverão influir no comportamento.

De que poderá ser esta diferença? Serão as molas que "relaxaram"? Se forem, não deveria a suspensão estabilizar mais depressa (não bombar tanto ao fazer o teste de pressionar a traseira) pela resistência do amortecedor?
Estou sem ideia...
 
Last edited:
Re: Carros "iguais", comportamento diferente

...
Em mudanças de direcção bruscas (as chamadas guinadelas), parece que estava com um atrelado atrás e a traseira parecia deslizar antes da suspensão voltar ao normal. O eixo da frente também cedia bastante. Com a mudança de amortecedores, algo melhorou, mas a traseira continua a "deslizar" e parece bastante mole ao passar em lombas ou buracos, não dando solidez à viatura.
...


Curiosamente, a semana passada fui ao meu mecânico queixar-me da mesmíssima coisa na minha Ibiza! É exactamente isso, parece que "desliza" com se tivesse um atrelado, mas na realidade nada disso acontece... mesmo abusando para ver se desliza mesmo... tenho é aquela sensação, apenas isso.

Irá levar 2 amortecedores e segundo ele, resolve.
 
Re: Carros "iguais", comportamento diferente

Quero acreditar que o peso é similar, e que não é suficiente para esta diferença de comportamento.
De início, pensei que fossem os amortecedores. Troquei. Não fiquei satisfeito e troquei os Dunlop SP9000 que estavam atrás pelos Continental, que sempre tiveram um comportamento bastante bom.

Dá-me sempre a sensação (verdadeira, porque em curvas rápidas a carrinha adorna mais do que o carro) que a traseira demora muito tempo a recuperar o que adorna e que a suspensão não acompanha a da frente.
 
Re: Carros "iguais", comportamento diferente

A carrinha terá um peso e uma estrutura diferente do carro, principalmente atrás. Penso eu, ainda que não conheça muito os modelos, que serão essas as diferenças. As suspensões são iguais? Não me refiro aos amortecedores, mas sim ao tipo de suspensão/braços e afins...
 
Re: Carros "iguais", comportamento diferente

Acho que é tudo igual a nível de design de suspensão.

Quando a carrinha tinha 20.000Km, portava-se como o carro se comporta agora (e mesmo esse tem uns amortecedores com mais de 170.000Km). Com o tempo foi-se deteriorando. Portanto deveria comportar-se correctamente como já o fez.
O carro é mais sólido, como é obvio, mas tem a ver com a estrutura e com os ruídos parasitas, maiores na carrinha.
 
não deverá ser tanto a diferença de peso, mas talvez como esse está distribuido. podem pesar o mesmo, mas o facto de ser carrinha significa que tem mais peso na secção superior, logo, tem um centro de gravidade mais alto e pela lógica adorna mais. isto na minha opinião de ignorante.

Se é suspensão sport, não deveria ser mais mole que o carro. Que suspensões tem o carro?
 
O carro tem a mesma suspensão que a carrinha, ambos na versão Sport (rebaixada e com molas mais duras que a suspensão standard). O carro ainda tem os amortecedores de origem.
Mesmo com o carro parado e pressionando várias vezes a traseira para baixo, é notória a maior facilidade com que a carrinha "vai abaixo".
Não sei se serão as molas que oferecem menos resistência, ou se é a pressão do amortecedor do carro que ajuda a que pareça mais dura. Parece-me que em ambas as extremidades do eixo a suspensão é de facto bastante mais mole do que o carro.

O que também "ajuda" a subviragem, pois dá a sensação que os pneus dianteiros "enrolam" o flanco ao curvar, e o carro patina com maior facilidade (com chuva, patina a 80Km/h em recta sem acelerar completamente a fundo).
 
Já a analisaste a suspensão traseira da carrinha?
Numa intervenção de identificar "barulhos na traseira" da minha B5 detectou-se que uma mola estava partida na parte inferior cerca de 8 cm (quase uma volta).
Nas poucas vezes que "carrego" nas curvas raramente não tenho de fazer "contra-brecagem" (ESP ligado).
 
Acho que vou ter que analisar mesmo.
Só não queria estar a meter molas novas e depois ficar igual, como aconteceu com os amortecedores.
 
Quando troquei os amortecedores (e os anti-choque), foi-me dito que tudo estava OK.
A frente parece estar melhor, e comporta-se relativamente bem.
A traseira é que é muito "mole".

Ao trocar as molas, tenho receio que fiquem fortes para o amortecedor que tem, apesar de estar preparado para as molas de origem.
 
Talvez o que tenhas aí seja uma incompatibilidade entre as molas e os amortecedores, pelo menos incompatibilidade para aquilo que esperas ... Se tiveres um mecânico "amigo", podes sempre fazer uns testes ... trocas as molas entre os carros e vês se o comportamento se mantem. Se se mantiver, é problema dos amortecedores, se modificar, é das molas (isso considerando que as suspensões são iguais e se consegue fazer troca directa).

Se não te queres chatear muito, e não tens grandes impedimentos em termos de orçamento, compra um conjunto novo, ve as opiniões aqui no forum sobre isso, que ha muita gente com carrinha como a tua, e o topico das suspensões anda aí bem debatido.... Se quiseres ainda melhor, aposta em coils, mas prepara-te para uma conta com 4 digitos, lol

cumps
 
Back
Top