A/C não funciona - Poleia ou compressor???

Olá a todos.

Conforme indica o titulo, o meu a/c deixou de funcionar. Como não encontrei na pesquisa do forum nenhuma info. em concreto sobre este assunto decidi deixar aqui este post.

Através de uma breve pesquisa percebi que o problema pode não só ser do compressor, como pode ser a poleia que faz o a/c começar a funcionar (era muito bom que fosse este o problema!).
As minhas questões são:

1. Esta informação que descrevi em cima é correcta?
2. É acessível / simples a forma de ver se o problema em causa existe devido ao compressor ou á poleia?

Agradeço a ajuda que possam dar sobre este assunto.
Obg.
Pedro
 
Primeiro pesquisas com o vagcom (se não tiveres, pede a um user que tenha da tua zona) e verificas quais os erros encontrados. Depois, passas numa casa de AC tipo MIDAS onde é economico e pedes para verificar a carga do gaz. Depois diz algo.
 
Primeiro pesquisas com o vagcom (se não tiveres, pede a um user que tenha da tua zona) e verificas quais os erros encontrados. Depois, passas numa casa de AC tipo MIDAS onde é economico e pedes para verificar a carga do gaz. Depois diz algo.

Ainda não liguei Vag, exactamente por não ter. Mas no caso da poleia, pelo que percebi é um componente mecânico, logo o Vag aqui não irá ajudar muito! certo!?

A carga do gas sim, já foi verificada e continuou sem funcionar.
 
Boas,isso não será devido ao frio? o meu a4 quando estão cerca de 2 graus ou inferior já não deixa ligar o ac, já experimentaste ligá-lo na altura mais quente do dia?
 
Boas,isso não será devido ao frio? o meu a4 quando estão cerca de 2 graus ou inferior já não deixa ligar o ac, já experimentaste ligá-lo na altura mais quente do dia?

E melhor veres isso pois nao é normal. o AC tanto faz frio como faz quente, eu uso o meu o ano todo sempre ligado muitas vezes temperatudas abaixo de 0 e o AC esta a trabalhar para manter sempre a temperatura ambiente defenida, agora por exemplo se estiver 35º na rua e o AC a 20 graus faz frio, se estiver 0 na rua e o AC a 20º faz calor, é normal, mas o compressor está a trabalhar isso te garanto
 
E melhor veres isso pois nao é normal. o AC tanto faz frio como faz quente, eu uso o meu o ano todo sempre ligado muitas vezes temperatudas abaixo de 0 e o AC esta a trabalhar para manter sempre a temperatura ambiente defenida, agora por exemplo se estiver 35º na rua e o AC a 20 graus faz frio, se estiver 0 na rua e o AC a 20º faz calor, é normal, mas o compressor está a trabalhar isso te garanto

Para quente o compressor não trabalha! Pois o compressor/gaz só serve para fazer frio! A sofage é que faz ar quente!
 
Para quente o compressor não trabalha! Pois o compressor/gaz só serve para fazer frio! A sofage é que faz ar quente!

Errado, para quente o compressor trabalha sim garanto-te até porque sofagem e AC no quente sao coisas diferentes e calor diferente, digo e reitero o AC tanto faz frio como faz calor, Sofagem é outra coisa, agora que o AC usa o Circuito de agua para aqueçer é verdade. no entanto a função do AC (Compressor) é manter o a temperatura correcta e retirar a humidade, nao sendo um calor humido e desagradavel como o da sofagem.
 
O @ires tem razão no que diz, o A/C ñ faz calor, só frio.
Se o climatrónic estiver ligado no automatico o A/C está sempre ligado. Se a temperatura registada no sensor da consola for superior a programada sai frio, se for inferior abre o circuito de água da soufagem e em conjunto cm o A/C sai ar quente desumidificado, o que de outro modo embaciava o para-brisas e restantes vidros.

PeterD, podes ter um pressostato do circuito de A/C avariado e ñ deixar atracar a embraiagem do compressor (no interior da polia).
Julgo que ligando o Vag-COM consegues detectar a avaria.
Pode tb haver uma interrupção na bobina da embraiagem ou estar interrompida a linha de alimentação a embraiagem do compressor.

Espero ter ajudado
Abraço
 
O @ires tem razão no que diz, o A/C ñ faz calor, só frio.
Se o climatrónic estiver ligado no automatico o A/C está sempre ligado. Se a temperatura registada no sensor da consola for superior a programada sai frio, se for inferior abre o circuito de água da soufagem e em conjunto cm o A/C sai ar quente desumidificado, o que de outro modo embaciava o para-brisas e restantes vidros.

PeterD, podes ter um pressostato do circuito de A/C avariado e ñ deixar atracar a embraiagem do compressor (no interior da polia).
Julgo que ligando o Vag-COM consegues detectar a avaria.
Pode tb haver uma interrupção na bobina da embraiagem ou estar interrompida a linha de alimentação a embraiagem do compressor.

Espero ter ajudado
Abraço

O que acho estranho, é ligando vag, como é que o programa detecta se o problema se trata do compressor ou polie ou embraiagem do compressor!?
Perdoem-me a ignorância, não tenho experiência com este tipo de software, mas neste caso em particular custa-me aceitar que o vag consiga detectar. Não vai simplesmente dizer, "olha pá o AC não te está a funcionar" !?
 
O @ires tem razão no que diz, o A/C ñ faz calor, só frio.
Se o climatrónic estiver ligado no automatico o A/C está sempre ligado. Se a temperatura registada no sensor da consola for superior a programada sai frio, se for inferior abre o circuito de água da soufagem e em conjunto cm o A/C sai ar quente desumidificado, o que de outro modo embaciava o para-brisas e restantes vidros.


PeterD, podes ter um pressostato do circuito de A/C avariado e ñ deixar atracar a embraiagem do compressor (no interior da polia).
Julgo que ligando o Vag-COM consegues detectar a avaria.
Pode tb haver uma interrupção na bobina da embraiagem ou estar interrompida a linha de alimentação a embraiagem do compressor.

Espero ter ajudado
Abraço

Ora bolas, estás a dar-me razão o a/c serve para frio e quente, de formas diferentes é certo, mas só o facto de secar o ar já esta a funcionar..... Logo é completamente diferente de uma simples sofagem.
 
O que acho estranho, é ligando vag, como é que o programa detecta se o problema se trata do compressor ou polie ou embraiagem do compressor!?
Perdoem-me a ignorância, não tenho experiência com este tipo de software, mas neste caso em particular custa-me aceitar que o vag consiga detectar. Não vai simplesmente dizer, "olha pá o AC não te está a funcionar" !?

Olha amigo, plo vistos não tens experiência neste software nem em mais nenhum!8)
Se já te disserem pra ligares, ou pedires pra ligar o vag, porque não experimentas?!
Basta haver um relé, ou um sensor qualquer marado para que acuse logo no Vag!
Abc, ;)

Ps: "olha pá o AC não te está a funcionar"... mas pode dizer:
( olha pá, o Ac não funciona porque a peça XPTO, está avariada!"
 
Last edited:
Olha amigo, plo vistos não tens experiência neste software nem em mais nenhum!8)
Se já te disserem pra ligares, ou pedires pra ligar o vag, porque não experimentas?!
Basta haver um relé, ou um sensor qualquer marado para que acuse logo no Vag!
Abc, ;)

Ps: "olha pá o AC não te está a funcionar"... mas pode dizer:
( olha pá, o Ac não funciona porque a peça XPTO, está avariada!"

Porreiro Pá

:p

Claro que o vag vai dizer mais do que simplesmente o AC nao funciona.....
 
Ora bolas, estás a dar-me razão o a/c serve para frio e quente, de formas diferentes é certo, mas só o facto de secar o ar já esta a funcionar..... Logo é completamente diferente de uma simples sofagem.
O A/C ñ faz calor, funciona em conjunto cm a soufagem. Se "eliminares" a soufagem o A/C ñ faz calor e vice versa. São dois sistemas independentes a funcionar em conjunto.

Ligando o Vag tens a possibilidade de saber se ñ há qualquer tipo de avaria no módulo de climatrónic, havendo ainda a possibilidade de fazeres um teste ao sistema de A/C.

Tens de começar por algum lado, uma vez que ja mandaste verificar a carga do circuito so te restam duas opções, ou aproveitas a nossa ajuda ou metes o teu argolas numa oficina.
 
Back
Top